Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightAmbientes de Inovaçãokeyboard_arrow_rightArtigos

Mas afinal, o que é mesmo essa tal de inovação disruptiva?

avatar DIOGO MACENHAN
Diogo Macenhanfavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Mas afinal, o que é mesmo essa tal de inovação disruptiva?
Criado em 14 JUL. 2020
text_decreaseformat_color_texttext_increase

A inovação disruptiva tornou-se uma palavra da moda, tenho certeza que em algum momento você já escutou. Mas será que a grande maioria das pessoas que falam ou escrevem sobre o tema, de fato o conhecem?

Falar sobre inovação disruptiva é falar sobre a quebra de paradigmas, é abandonar processos obsoletos e até mesmo um modelo de negócios que pode estar defasado perante o mercado.

A inovação disruptiva não agrega valor. Ela cria valor!

Para ficar mais claro: Alguns anos atrás na cidade de Dresden na Alemanha, uma senhora quebrou paradigmas quando ela uniu um filtro de papel filtrante com um recipiente de lata com um furo na parte inferior, isso aconteceu para que o café fosse feito de maneira mais rápida e sem o excesso de pó de quando o café era coado em coadores de pano feitos de linho. 

Qual o nome dessa senhora que teve essa ideia?

Se você respondeu Mellita, acertou!

Amalie Auguste Mellita Bentz foi a inventora dos filtro de café Mellita patenteados em 1908. Filtros que são conhecidos e usados por todos nós até hoje. A inovação disruptiva é isso: conectar 'coisas' que não se conectariam nunca, se não houvesse alguém com o processo criativo extremamente aguçado e, um olhar extremamente atento, para praticar algo fundamental para a inovação, a observação!

Outros exemplos de disrupção: Netflix, Spotify, Nubank entre tantos outros.

 

Quando as PMEs se tornam disruptivas?

Quando elas lançam uma tecnologia considerada barata, acessível e eficiente (base da inovação disruptiva), mirando margens de lucros menores, que gera uma revolução, colocando em 'xeque' o líder ou os líderes de mercado. 

Esse tipo de inovação fornece mais informação e poder de escolha aos consumidores. Otimiza vários processos diminuindo o valor de produtos e serviços, se tornando acessíveis para milhares de pessoas.

 

E aí, como colocar a inovação disruptiva em pratica na sua empresa?

avatar DIOGO MACENHAN
Diogo Macenhan
Administrador, ps-graduado em Gesto de Pessoas com Coaching, consultor de negcios, especialista em MEG - Modelo de Excelncia em Gesto, planejamento estratgico, inovao e metodologias geis. Palestrante e professor apaixonado.favorite_outline Seguir Perfil
capa Ambientes de Inovação
Ambientes de Inovação
people 1366 participantes
Os ambientes promotores de inovação são ativos de transformação dos ecossistemas. Por isso, criamos aqui um espaço para compartilhar conhecimento e experiências que podem ajudar os empreendedores e heads de inovação. Conecte-se agora e faça parte desta comunidade você também!
fixo
Em alta
O que é Inteligência Artificial?
25 nov. 2023O que é Inteligência Artificial?
Economia Circular: Importância e Desafios
05 dez. 2023Economia Circular: Importância e Desafios
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?