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Marketing Turístico: o que é, como funciona e as vantagens

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Marketing Turístico: o que é, como funciona e as vantagens
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O Brasil é um país multicultural, ou seja, uma só nação que abarca diversas culturas diferentes, variando entre regiões e Estados.


Além disso, por aqui, levamos o título de país tropical em razão da localização privilegiada no globo. E, entre as ricas belezas naturais, os imperiosos monumentos históricos e a excelência gastronômica, contamos, também, com a receptividade e o acolhimento do povo brasileiro.


Frente a esse cenário, o resultado não poderia ser outro: o Brasil tem forte potencial turístico!

Tanto é que de acordo com uma pesquisa feita pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), de 2021 para 2022, o turismo nacional cresceu 41,9%; um dado relevante, que passa algumas mensagens e dentre elas, a necessidade de investir cada vez mais em marketing digital voltado para a atividade turística.


Para te ajudar a compreender e aplicar o Marketing Turístico, neste artigo, vamos abordar o conceito, a função, as vantagens e dar direcionamentos sobre como colocá-lo em prática a fim de fomentar o turismo na sua empresa e, consequentemente, aumentar a sua margem de lucros para o seu negócio. Confira!


O que é Marketing Turístico?


O marketing possui diversas ramificações de acordo com as demandas de cada área e uma delas é o turismo. Assim, por Marketing Turístico, entende-se o conjunto de estratégias pensadas para conhecer os desejos dos turistas e, a partir disso, oferecer as melhores soluções para atraí-los.


Cada turista possui um perfil, dessa forma, detém anseios específicos. Cabe às empresas de turismo compreender de forma panorâmica essas necessidades e saber explorar isso da maneira mais acertada possível, a fim de executar ações de divulgação que se conectem com as suas pretensões e os levem a querer viajar.


A grande questão é que estamos falando de pessoas e projetar as suas necessidades nem sempre é tarefa fácil. Não podemos esquecer também dos fatores externos que afetam a atividade de lazer e entretenimento, como clima, economia e outros tantos. Daí, a relevância de se ter um planejamento de ação estratégica para cumprir com as funções que veremos a seguir.


homem trabalhando com um computador pesquisar voos


Qual a função do Marketing no turismo?

A principal atribuição do marketing aplicado ao turismo é despertar interesse de viajar nas pessoas e, dessa forma, propiciar que os indivíduos comprem um pacote de viagem, reservem estadias, contratem serviços de tour, entre outros.

Aqui, vale destacar uma informação de extrema valia, não apenas as agências de viagem devem praticar o marketing turístico! Na verdade, todo modelo de negócios que tem no turismo, a sua fonte de movimentação econômica, precisam incluir as táticas de divulgação do turismo.


casal com passaportes e passagens nas mãos na agencia de turismo


Confira também: 7 itens obrigatórios que todo negócio deve ter nessa era digital.


Quais são as vantagens do Marketing Turístico?

Os principais benefícios do marketing empregado na performance do turismo são:


itens turísticos passaporte e passagem mine globo câmera fotográfica e um mine avião


  • Criar visibilidade para as empresas, sejam elas agencias, pousadas, hotéis, restaurantes, companhias que coordenam pontos e atrações turísticas, lojas que vendem produtos para turismo, etc.;

  • Gerar destaque para o seu negócio diante da concorrência, considerando a infinidade de instituições que o segmento possui nas regiões turísticas do país;

  • Influenciar diretamente os desejos e o comportamento dos consumidores;

  • Alcançar mais pessoas e, de modo consequente, amplia a margem de potenciais clientes;

  • Ampliar as conversões e as vendas e aumenta os lucros.


Como fazer marketing turístico?


Das praias do Nordeste, aos encantos naturais da Amazônia, à biodiversidade do Pantanal até ao aconchego do Sul... sabe aquela vontade que você tem de fazer as malas imediatamente ao acessar um conteúdo sobre essas experiências de viagem? É esse o ponto que precisa ser devidamente explorado!


Mais do que comprar as passagens e se deslocar para descansar, se divertir e aproveitar a viagem, os turistas buscam por uma verdadeira experiência de vida e você deve convencê-los, de forma natural, ao mesmo passo que estrategicamente, de que aquilo que você tem a ofertar, fornece as condições necessárias a essa vivência.


Para saber mais sobre o poder das experiências para o Marketing Turístico, acesse o nosso conteúdo a respeito do tema!

mulher marcando pontos turístico pra ver no mapa


Para tanto, listamos algumas ações essenciais. Confira abaixo:


1. Conheça o público que a sua atividade atrai

Existem vários perfis de turistas e diversas necessidades de viagem. Por isso, você deve compreender em quais tipos o seu negócio se enquadra. Talvez, você tenha um hotel 5 estrelas e o seu público-alvo não seja composto por pessoas cujo propósito da viagem é se aventurar.

Se o seu caso é ampliar as reservas de um restaurante, oferecer experiências gastronômicas que combinam com os turistas adeptos ao turismo gastronômico é uma excelente ação.

Por isso, trace as características dos seus consumidores a fim de compreender as suas necessidades e, assim, elaborar um planejamento que vá de encontro com esses anseios.


2. Utilize as redes sociais

Atualmente, essa é a medida mais eficaz de atrair clientes. Assim, mantenha um perfil ativo em cada rede social para além de variar os canais, ser possível levar conteúdos de valor para a maior quantidade de pessoas.

O Instagram é, sem dúvidas, a plataforma digital que nenhuma empresa pode viver sem e recorrer às ferramentas que o aplicativo propicia é essencial.

Nesse sentido, produza conteúdo em vídeo e em foto para alimentar o feed e os stories; salve informações pertinentes de maneira clara e objetivo nos destaques; otimize as vias de comunicação; sempre capriche nas fotos, deixando-as o mais atrativa possível; fale sobre os atrativos da sua região; seja criativo na hora de produzir promoções, propagandas e dinâmicas; e aborde o seu negócio de modo complementar e não ostensivo.


3. Explore Storytelling e Copywriting para criar as ações

Para gerar efetividade nas estratégias mencionadas, é importante saber se comunicar adequadamente e promover conexão com a sua persona. Além disso, a criação de ações para divulgação do seu negócio, requer uma transmissão assertiva.

Contar com as técnicas de Storytelling e Copywriting permitirá conversar por meio de histórias e gerar gatilhos positivos no seu público. A partir daí, haverá maior retenção da atenção do usuário a sua fala, seja ela verbal ou escrita.

Bem, agora você entendeu do que se trata o Marketing Turístico, conheceu as suas principais vantagens e o seu modo de execução, que tal colocar os ensinamentos em prática e alavancar o seu negócio? Continue acompanhando os conteúdos da Comunidade Sebrae e até a próxima!

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Bianca Becker De Lima
Sou Estrategista Digital, Produtora de conteúdo e Coordenadora da Comunidade Sebrae. Formada em Administração de Empresas, pós graduada em Marketing pela PUC/PR, tenho especializações em Marketing Digital. Apaixonada pelo vídeomarketing, também ensino pessoas a gravarem vídeos e atuarem no Instagram. Trabalho no Sebrae/PR há 10 anos :)favorite_outline Seguir Perfil
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