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Marketing tradicional vs Marketing Digital: entenda os conceitos principais

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Marketing tradicional vs Marketing Digital: entenda os conceitos principais
Criado em 09 FEV. 2021
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É normal que muitos empreendedores pensem em termos como 'Marketing tradicional vs marketing digital', mais ou menos como se ambos fossem incompatíveis e só fosse possível escolher um deles para atuar ou usar no dia a dia. É claro que, em termos de orçamento, nem todos os negócios têm uma verba grande o suficiente para fazer qualquer ação publicitária (lembrando que 99% de todas as empresas são de pequeno ou micro porte).

No entanto, a disputa entre esses dois tipos de marketing é relativamente ultrapassada. Isso porque o Marketing Digital já é, em muitos sentidos, a opção 'Tradicional' dos nossos tempos. Isso porque insistir em métodos pouco eficazes de marketing apenas porque eles 'eram feitos no passado' não faz muito sentido. É necessário direcionar seus esforços justamente para aquilo que hoje é o mais eficiente.

Para poder entender isso, precisamos compreender alguns conceitos básicos sobre Marketing tradicional vs Marketing Digital. Quer saber mais? Então siga a leitura do artigo abaixo!

Marketing tradicional vs Marketing digital: atração vs interrupção

A disputa entre Marketing Tradicional e Digital, na verdade, é uma batalha de conceitos. Mais especificamente entre os conceitos de interrupção e atração, que são aqueles que guiam essas duas estratégias.

Para explicar, o marketing tradicional é focado na ideia de interromper a atenção do público-alvo com uma mensagem publicitária. Por exemplo, quando vemos uma propaganda no horário comercial de um programa de TV. Essa propaganda literalmente interrompe o programa para aproveitar a nossa atenção.

O marketing digital, no entanto, usa a atração como principal ferramenta. A ideia é que o usuário seja atraído até o seu conteúdo ou mensagem de boa vontade, o que faz com que ele seja mais receptivo ao que sua empresa vai falar. Por exemplo, quem trabalha com marketing digital para contabilidade de pequenos negócios pode produzir conteúdo para atrair empreendedores e educá-los sobre os benefícios do seu produto, fechando mais clientes.

Isso significa que é impossível usar a atração no Marketing Tradicional ou a interrupção no Digital? Claro que não! O guia de pneus da Michelin é um ótimo exemplo de marketing de atração no Tradicional, enquanto os anúncios no Facebook e Instagram são exemplos de interrupção no Digital.

No entanto, um ponto importante é compreender que esse conceito central é o que define principalmente os dois tipos de marketing e como eles funcionam. Portanto, saber essas diferenças ajuda a entender qual é a melhor forma de trabalhar com ambos

O Marketing 'tradicional' morreu ou apenas mudou de função?

Um ponto importante a ter em mente é que o marketing digital está engolindo o tradicional. É questão de tempo até o uso de marketing tradicional (comerciais de TV, outdoors e afins) serem apenas complementos de ações digitais e não campanhas próprias.

O que vimos atualmente é uma divisão no meio do que o Marketing Tradicional era e uma mudança de função para ele. De um lado, a sua função de conversão foi transferida para os anúncios de Google, Facebook e outras redes sociais. Do outro, seu formato ficou restrito a ações de branding, algo que não era muito usado antes.

Por isso, é seguro afirmar que o Marketing Tradicional ainda não morreu, mas definitivamente não tem mais a mesma função de antes. Hoje, ele é uma estratégia mais de comunicação e construção de imagem da empresa, mesmo de tornar o negócio mais conhecido. No entanto, a função de fechar negócio está mais direcionada para o Marketing Digital por causa de uma novidade específica.

A novidade do Marketing Digital que muda completamente o jogo

Antigamente, a quantidade de dados para quantificar o resultado de uma ação de marketing eram bem reduzidos. Por exemplo, imagine um comercial de TV no meio do programa mais visto do país. É fato que milhões de pessoas verão aquilo mas quantas exatamente? Quantas viram e quantas saíram da sala na hora da propaganda e não viram? Quantas mudaram de canal bem na hora?

Além disso, quantas das pessoas que viram o comercial e se tornaram clientes fizeram isso por causa do comercial? Quantas esqueceram de ir ver mais depois? Ou quais versões do comercial são mais eficientes em trazer clientes para a sua empresa?

Esse controle de resultados era impossível no Marketing Tradicional. Dava para saber alguns dados específicos (audiência no horário) e ver quantas pessoas compraram depois e tentar especular qual foi a relação entre os dois fatos.

O Marketing Digital melhora isso ao trazer uma montanha de dados sobre absolutamente todas as ações de marketing. Você sabe desde quantas pessoas foram impactadas até, em alguns casos, onde elas estiveram com o mouse quando viram o conteúdo. Dá para saber quantas clicaram, ignoraram, qual versão é mais eficiente e muito mais.

Com todos esses dados detalhados, a estratégia de marketing fica muito mais eficiente e traz muito mais resultados para as empresas.

Agora que você já viu essa análise, já pode entender melhor as comparações entre Marketing Tradicional vs Marketing Digital. Além de ser mais barato e trazer melhores resultados, o Digital ainda faz isso de maneira consistente e contabilizada, o que permite uma otimização de resultados e aumentar ainda mais seus ganhos. Portanto, o foco em digital deve ser o principal para sua empresa.

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