Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightMarketing Digitalkeyboard_arrow_rightArtigos

Marketing para restaurantes: saiba o que realmente funciona

avatar LUCAS WIDMAR PELISARI
Lucas Widmar Pelisarifavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt3
Marketing para restaurantes: saiba o que realmente funciona
3 pessoas curtiram esse artigo
Criado em 18 JAN. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Trabalhar com o marketing para restaurantes não é fácil. É importante ter algumas estratégias focadas para conseguir fazer com que o seu estabelecimento venda mais e consiga um faturamento mais estável.

Afinal de contas, é fato que alguns tipos de negócios conseguem um bom faturamento em períodos sazonais, mas é vital ter uma estratégia publicitária para conseguir um fluxo mais estável.

Isso é especialmente verdadeiro agora que a pandemia do novo coronavírus afetou muito os estabelecimentos alimentícios pelo Brasil. Além da alta taxa de falência e do desemprego no setor, muitos negócios tiveram a sua atuação reduzida ou limitada para poder se adequar às regras sanitárias e combater o novo coronavírus, especialmente entre seus clientes e funcionários.

No entanto, as coisas estão mudando aos poucos e chegou a hora de entender como o marketing para restaurantes pode ajudar a sua empresa a vender mais e de forma mais estável. Siga a leitura para entender o que realmente funciona na área!

Marketing para restaurantes: 5 estratégias que trazem resultados de verdade

1. Tenha um cardápio atraente e bem definido

Definir o seu nicho é muito importante para que os clientes saibam o que encontrar em seu restaurante. Seja comida italiana, hamburgueria, ou típica asiática, trabalhe o marketing para comunicar qual é a especialidade da casa. Você pode fazer isso, por exemplo, divulgando o cardápio em seu site ou nas redes sociais.

Fazer promoções dos pratos mais pedidos, também serve para chamar a atenção de novos clientes e mostrar a eles qual o tipo de restaurante em que se encontram.

2. Trabalhe com delivery

A pandemia acelerou um processo que já estava em andamento: a preferência do público por aplicativos de delivery, como o Rappi. O sistema de entregas também se mostrou muito benéfico para os restaurantes, que agora conseguem lidar com um número maior de pedidos do que anteriormente, quando dependia da quantidade de vagas do estabelecimento.

Hoje em dia, trabalhar com delivery é um diferencial que chama a atenção das pessoas, e pode ser decisivo para lidar com a concorrência. A melhor parte é que não é necessário criar grandes despesas para oferecer o serviço, já que você pode filiar seu restaurante a um aplicativo de entregas e deixar que ele cuide da infraestrutura de entregadores.

3. Estabeleça estratégias de marketing de acordo com seu público

É importante conhecer bem seu público para que possa fazer estratégias de marketing condizentes com ele. Por exemplo, se o seu restaurante for especializado em hambúrgueres, e seu público se encontrar na faixa dos 25-35 anos, é possível que seja mais fácil encontrar clientes nas redes sociais. Com mais algumas informações, como a linguagem e interesses de seu público, é fácil saber como engajá-lo com seu estabelecimento e como transformá-los em clientes.

Para saber quem é o seu consumidor ideal, é preciso primeiro entender mais sobre a marca de seu restaurante. Se o estabelecimento é moderno, divertido e descontraído, são esses os clientes que você deve buscar.

Já, se ele for mais requintado, com pratos à lá carte e menu especial, assumir uma linguagem com humor ou muita personalidade para conversar com seu público só causará uma dissonância entre a marca e o consumidor.

4. Invista em anúncios em redes sociais

A forma mais rápida de transformar admiradores em clientes é usando anúncios específicos no Instagram e no Facebook. Com a ferramenta de anúncios você pode selecionar como alvo pessoas que condizem com o seu estudo de consumidor, e propensas a consumir em restaurantes com grande frequência.

Assim, as redes sociais exibirão os anúncios para quem tem mais chance de fechar a compra e visitar o estabelecimento, ou pedir um delivery.

5. Invista em boas imagens

O público que compra em restaurantes, lanchonetes e pizzarias é muito visual. Muitas vezes, você ganha o cliente por causa de uma imagem ou foto bem tirada dos seus pratos. Não é à toa, por exemplo, que a Coca-Cola investe tanto em propagandas visuais.

A ideia é que as imagens ativem os gatilhos de compra nos consumidores. Por isso, você também pode explorar essa estratégia a seu favor ao colocar fotos incríveis dos seus produtos no Rappi e outros aplicativos de delivery, nas redes sociais e espalhadas pela sua cidade.

No entanto, o objetivo é que essas fotos possam despertar o gatilho de fome no seu consumidor. Para isso, elas devem ser muito bem tiradas, de maneira a despertar uma reação sensorial da pessoa. Assim, será possível estimulá-la a fazer um pedido ou entrar para comer apenas pela foto, nem que leve dias dela passando por algum lugar vendo aquela foto até finalmente comprar.


Agora que você já viu essas estratégias de marketing para restaurantes, pode colocar em prática as ações que realmente trazem resultados no segmento. Afinal de contas, o que funciona para uma clínica médica não é o mesmo que traz resultados para uma pizzaria, não é?

Por isso, é vital ter uma estratégia customizada.

Gostou das nossas dicas? Então deixe um comentário a seguir com a sua opinião!

 

avatar LUCAS WIDMAR PELISARI
Lucas Widmar Pelisari
favorite_outline Seguir Perfil
capa Marketing Digital
Marketing Digital
people 2859 participantes
A comunidade tem como objetivo trazer o melhor das práticas de marketing digital e entregar conteúdos que ajudem a todos que participam da Comunidade Sebrae a melhorar o seu negócio e inspirar novas ideias na área de Marketing Digital!
fixo
Em alta
Quanto investir em tráfego pago
01 nov. 2022Quanto investir em tráfego pago
A Comunidade Sebrae mudou! Leia e entenda.
19 out. 2023A Comunidade Sebrae mudou! Leia e entenda.
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?