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Marketing para delivery: 10 dicas para aumentar o volume de vendas

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Marketing para delivery: 10 dicas para aumentar o volume de vendas
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Criado em 08 FEV. 2023
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Embora os serviços de delivery tenham se popularizado durante a pandemia de Covid-19, eles vieram para ficar devido à comodidade, praticidade, segurança e custo que oferecem aos seus usuários. 


Porém, contar apenas com o serviço de entrega deixou de ser um diferencial. Isso ocorre porque, nos últimos anos, diversos aplicativos surgiram e a concorrência dos deliverys e e-commerces só aumenta. Por isso, é preciso focar no seu sistema de delivery, estruturá-lo e também divulgá-lo bem, a fim de aplicar uma estratégia de marketing que diferencie seu negócio em relação ao restante da concorrência. 


A seguir, você vai entender um pouco mais sobre a importância do marketing para delivery e como colocar em prática 10 dicas que podem aumentar suas vendas



Marketing Digital para delivery: 10 principais dicas


Se você deseja atrair autoridade, rentabilidade e visibilidade para o seu negócio através da atuação no meio digital, é hora de investir no Marketing Digital para delivery através das seguintes dicas:


  1. Esteja presente nas redes sociais: para engajar seus consumidores, é muito importante anunciar seus produtos e serviços nas redes sociais nas quais seu público está, como Instagram e Facebook. Vale ampliar a comunicação através dos stories, compartilhar seu cardápio, abordar suas vantagens em relação à concorrência e trazer depoimentos de seus consumidores no feed, por exemplo. 


  1. Estabeleça um sistema interno para atender a demanda: de nada adianta divulgar seu produto nas redes sociais sem um serviço rápido e eficiente de atendimento no delivery. Por isso, estabeleça por onde você aceitará os pedidos. Na prática, isso significa deixar bem claro nas redes sociais que seu estabelecimento só aceita pedidos por aplicativo, por exemplo. Além disso, é importante sempre ter uma pessoa designada para responder críticas e elogios nas redes sociais;


  1. Mostre para as pessoas onde te acharem: depois de estruturar seu perfil nas redes sociais e preparar os logísticos do delivery, é importante ter os dados e orientações para realizar seu pedido de forma bem visível, com uma aba específica no menu do site ou na bio da rede social, com calls to action para orientar o consumidor. Além disso, é importante destacar informações como telefone, aplicativo da empresa e horário de funcionamento;


  1. Invista nos anúncios on-line: divulgar o seu produto de forma orgânica atinge apenas cerca de 6% das pessoas que estão conectadas e curtiram a sua página. Por outro lado, investir em anúncios pagos pode te ajudar a exibir seus produtos com conteúdos coerentes para o público certo e no horário ideal para fechar vendas;


  1. Crie oportunidades: utilize uma linguagem próxima de seu público, como se estivesse falando com eles pessoalmente, para divulgar mercadorias em etapas sazonais ou épocas de promoção, aguçando a curiosidade das pessoas através da sensação de exclusividade e escassez. Oferecer descontos e lançar novos produtos é essencial para fortalecer a imagem da marca e o relacionamento de longo prazo com os clientes;


  1. Elabore materiais gráficos: embora o seu marketing deva se concentrar no ambiente digital, é importante usar materiais gráficos, como folders, folhetos e cardápios, para divulgar e incentivar o uso do delivery. Uma boa estratégia é destacar as promoções, oferecer cupons exclusivos ou divulgar os lançamentos do seu negócio nesses materiais;


  1. Crie um plano de fidelidade: utilizando o gatilho da exclusividade, uma excelente forma de fidelizar seus clientes é criar um programa de fidelidade, como um cartão de pontos no qual o usuário recebe um brinde do estabelecimento após fazer um número X de pedidos. Caso seu negócio trabalhe com margens de lucro baixas, o plano de fidelidade também pode ser implementado, mas com um número de pedidos maior ou com brindes mais simples; 


  1. Invista em imagens de qualidade: para uma estratégia de marketing efetiva, é preciso investir em fotos profissionais dos pratos, produtos, serviços e do estabelecimento, pois sempre vamos escolher sempre aquilo que nos parece mais apetitoso, bonito e saudável;


  1. Produza engajamento na internet: além de divulgar seu serviço de delivery, gerar engajamento é essencial para uma estratégia de marketing eficaz. Para isso, você pode criar posts com gatilhos mentais que instiguem os seus seguidores a compartilhar fotos, vídeos e outros tipos de conteúdo, divulgando mais a sua marca;


  1. Faça anúncios de geolocalização: sabe quando um anúncio de delivery aparece "de repente" no seu celular, especialmente vindo de estabelecimentos próximos ao seu endereço? Empresas podem utilizar a criação de anúncios por geolocalização no Instagram e no Facebook para determinar as áreas de abrangência de um post pago, a fim de que ele seja visualizado por pessoas que estão no local.



Para divulgar  sua empresa nas redes sociais, é importante pensar na estrutura do seu perfil e no calendário de suas publicações, ou seja, qual será o objetivo e a frequência de posts. Para isso, é importante desenvolver a persona para a qual os posts serão direcionados e fazer escolhas importantes, como dividir os dias da semana de acordo com os conteúdos vão divulgar seus produtos, dar dicas sobre a área em que atua, trazer frase de motivação ou a receita de algum prato, e assim por diante.



Uma ideia interessante para agregar ao seu planejamento de posts é configurar alertas do Google na ferramenta Google Alerts, por exemplo. Nela, é possível cadastrar tags e palavras-chave relacionadas com o seu serviço, para que algum anúncio ou conteúdo das suas redes sociais seja exibido para pessoas que fizerem pesquisas no Google sobre seu produto. 


Nesse sentido, investir no marketing digital é uma ótima forma de destacar seu delivery em relação à concorrência, obtendo resultados mais positivos do que a maioria. Porém, sua estratégia deve ser sempre direcionada para os canais nos quais seus consumidores estão. Por isso, o sucesso do marketing para delivery também depende diretamente do seu nível de interação com os clientes, colhendo constantes reviews e feedbacks para aprimorar os serviços de divulgação e entrega de produtos.


Para te ajudar nesse processo para que o marketing da sua empresa esteja em constante evolução, se inscreva na nossa comunidade de Marketing Digital para não perder nenhum conteúdo e dica do SEBAE. Gostou das dicas?



Um abraço,

Bianca Becker / @biabeckerl


avatar BIANCA BECKER DE LIMA
Bianca Becker De Lima
Sou Estrategista Digital, Produtora de conteúdo e Coordenadora da Comunidade Sebrae. Formada em Administração de Empresas, pós graduada em Marketing pela PUC/PR, tenho especializações em Marketing Digital. Apaixonada pelo vídeomarketing, também ensino pessoas a gravarem vídeos e atuarem no Instagram. Trabalho no Sebrae/PR há 10 anos :)favorite_outline Seguir Perfil
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