Não é novidade para ninguém que ficamos durante um bom tempo em uma posição de estabilidade relacionada ao marketing, mas de um tempo para cá a situação ficou um pouco diferente, as tecnologias estão em constante evolução, proporcionando diferentes realidades para os seus consumidores. Um novo espaço surgiu, este que de físico não tem nada, um lugar que ainda é pouco explorado, mas que tem grande potencial de investimentos. Metaverso é um ambiente que gera curiosidade não apenas dos estudiosos, mas de toda a população. Mas afinal, o que é o Metaverso? O metaverso mostra-se ser um espaço imersivo, onde por muitas vezes os usuários utilizam da realidade aumentada para melhor ambientalizar-se nesse novo "lugar". Por mais curioso e controverso que seja, o metaverso existe, de forma paralela ao tempo real, ou seja, por mais que pareça um novo mundo, este ainda funciona com as mesmas características do nosso espaço real. Como já citado, a plataforma funciona apenas com a integração do usuário, sendo alimentada por uma economia própria, que desempenha um papel muito funcional, baseada em moedas virtuais, por exemplo. Segundo a empresa Gartner, até 2026 um total de 25% das pessoas passarão pelo menos uma hora por dia no metaverso. A empresa acredita que o metaverso é uma espécie de upgrade da internet, colocando o usuário em um espaço onde é possível estar imerso e ter contato com as coisas de maneira mais imersiva, pois tornam-se mais palpáveis por perspectiva, é claro. Já para os profissionais do marketing, o metaverso representa uma nova chance de envolver o consumidor em uma experiência totalmente única e exclusiva, transformando o modo com o qual esse consumidor experimenta das suas sensações naqueles ambientes que agora ficaram no mundo real, dando espaço agora para uma nova didática digital. O metaverso veio para ficar! Não podemos negar que o hábito de consumo da tecnologia mudou drasticamente, o universo digital caminha rumo a uma tecnologia mais imersiva nas plataformas. Se o metaverso é um upgrade da internet, podemos esperar uma grande demanda de serviços e produtos que por ele será ofertado, com isso sabemos que é necessária uma rápida adaptação ao novo espaço, não podemos deixar passar uma grande oportunidade de investimento. Em 2021, a Meta investiu US$ 10 bilhões no metaverso Sabemos que os o capital não é baixo, podemos esperar ainda para o ano de 2022 muito mais que o dobro de valor aplicado, a novidade gera curiosidade, cada dia que passa mais empresas, sejam elas grandes ou pequenas, estão interessadas em aplicar o seu capital no novo ambiente. Um bom exemplo são os jogos no metaverso, eles proporcionam novas experiências de alta imersão e entretenimento para os seus jogadores. Não podia deixar de pontuar que até mesmo os showrooms não ficaram de fora, é possível encontrá-los no formato de exibição de produtos ou serviços. Regras do marketing se aplicam ao metaverso? Os elementos de marketing no metaverso são muito parecidos com aqueles que são enfrentados por uma marca aqui no mundo real. Entendemos que os consumidores possuem dores, mas como saná-las em um ambiente virtualmente imersivo? Antes de tudo isso é importante entender se os seus consumidores estão nesse ambiente, caso eles não estejam inseridos nesse espaço, não existem motivos para introduzir a sua marca no metaverso. Portanto, investir nesse novo ambiente é válido apenas se seus objetivos como empreendedor sejam alcançar novos públicos, posicionar a sua marca ou promovê-la. Por isso, ao pensar na sua marca, você não deve pensar simplesmente pela perspectiva de venda, mas sim, de posicionar a sua marca no espaço. Agora que você já possui um know how com relação ao metaverso e de como essa nova plataforma pode intensificar o posicionamento da sua marca no mercado, não vai hesitar em fazer parte da inovação.
Fernando Castellon