Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightMarketing Digitalkeyboard_arrow_rightArtigos

8 estratégias de marketing voltado para o e-commerce

avatar LUCAS WIDMAR PELISARI
Lucas Widmar Pelisarifavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt1
8 estratégias de marketing voltado para o e-commerce
1 pessoa curtiu esse artigo
Criado em 10 OUT. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Está cada vez mais difícil atrair e reter a atenção da audiência, assim como cresce o número de e-commerces.


Nesse sentido, é necessário utilizar estratégias de marketing digital para conseguir mais visibilidade e aumentar as vendas.


Diante disso, confira 8 estratégias de Marketing digital para e-commerce para atrair visitantes, realizar vendas e fidelizar clientes.


1. Personalização

Personalizar a navegação do cliente quer dizer oferecer uma experiência exclusiva ao visitante. Nesse sentido, uma boa prática é utilizar cookies para identificar se é a primeira visita do usuário ou se ele já comprou no e-commerce antes. 


Assim, é possível criar mensagens e ofertas baseadas no comportamento que o levou até seu e-commerce e apresentar conteúdos adequados, utilizando informações do IP.


Portanto, a experiência de navegação no e-commerce será diferente para cada usuário, o que é conhecido como website optimization.


Mas, para isso é preciso estudar o comportamento do usuário e dessa forma prever um comportamento futuro. Além disso, é necessário analisar os dados dos usuários, pois isso também ajuda a oferecer uma melhor experiência de compra.


Você pode utilizar a personalização na chegada do cliente, na compra e também no pós-venda/visita.


2. SEO

SEO (Search Engine Optimization) ou otimização para mecanismos de busca, são técnicas utilizadas para ter um melhor posicionamento nas páginas de resultados de mecanismos de busca como o Google.


Assim, é recomendado que você tenha um blog para o seu e-commerce e produza conteúdo relevante para sua audiência utilizando SEO.


Além disso, a estrutura do site também precisa estar otimizada. Esse é um fator importante para o Google, assim como:


  • URL da página.

  • Título e meta descrição.

  • Responsividade.

  • Velocidade.

  • Estrutura de informação.

  • Design.

  • Links internos.

  • Uso e palavras-chave.


Ou seja, você precisa dedicar atenção a esses pontos para conseguir ranquear nas melhores posições na página de buscas do Google.


3.Redes sociais

As redes sociais podem ser grandes aliadas do seu e-commerce, mas isso não significa que precise ter perfil em todas elas.


Pelo contrário, a presença do e-commerce nas redes sociais precisa ser estratégica, por isso, é necessário conhecer a sua persona e saber em quais redes ela está mais presente.


Outro ponto importante é que o alcance orgânico das redes sociais tem diminuído, sendo necessário recorrer a campanhas pagas ou utilizar estratégias.


4. Google Ads

No tópico anterior falamos sobre a necessidade de realizar campanhas pagas para aumentar a visibilidade e atrair mais visitantes.


Nesse sentido, o Google ADS é umas das ferramentas mais utilizadas para ter mais visibilidade no Google e gerar mais tráfego para seu e-commerce.


As duas opções de campanhas no Google ADS são rede de pesquisa e rede de display.


5. Remarketing

É muito comum que uma parte dos visitantes do seu e-commerce acabe não comprando. Para esse público você pode usar a estratégia de remarketing.


Ou seja, consiste em mostrar a esse usuário o produto que ele visualizou e não comprou lembrando-o disso, o que aumenta as chances de ele retornar ao site para fazer a compra.


Para essa estratégia, você pode utilizar o Google AdWords, sites parceiros do Google, ou Facebook, por exemplo.


6. E-mail marketing

Mesmo que muitos afirmem que o e-mail morreu, todo mundo que está nas redes sociais, por exemplo, possui e-mail.


Assim, muitas empresas utilizam a estratégia de e-mail marketing para atrair, educar e fidelizar clientes sobre seus produtos e serviços.


É uma forma direta de contato que não requer aquisição de tráfego, seja ele orgânico ou pago.


No entanto, a estratégia só tem valor quando a base de dados é construída por você. Por isso, a dica é usar estratégias para conseguir os e-mails dos seus clientes e então começar o relacionamento com eles.


Também é importante focar na personalização, periodicidade da comunicação e analisar os resultados da estratégia.


7. Chatbot

Chatbot é um sistema automatizado de atendimento que utiliza inteligência artificial para melhorar atendimento ao cliente, oferecendo soluções, como:


  • Esclarecimento de dúvidas;

  • Interações mais ágeis;

  • Ofertas complementares;

  • Agilidade na direcionamento de problemas mais urgentes e complexos.

8. Inbound marketing e marketing de conteúdo


O inbound marketing é uma estratégia de marketing pautada no marketing de conteúdo. Isto é, produção de conteúdo de valor e relevante para sua audiência, utilizando técnicas de SEO, entre outras para atrair visitantes, realizar vendas e fidelizar clientes.

Conclusão

O número de e-commerces aumenta a cada dia, por isso conhecer estratégias de marketing digital é importante para atrair mais visitantes, aumentar as vendas e fidelizar clientes.


E você tem alguma dúvida de Marketing para o seu e-commerce? Deixe nos comentários!



avatar LUCAS WIDMAR PELISARI
Lucas Widmar Pelisari
favorite_outline Seguir Perfil
capa Marketing Digital
Marketing Digital
people 2659 participantes
A comunidade tem como objetivo trazer o melhor das práticas de marketing digital e entregar conteúdos que ajudem a todos que participam da Comunidade Sebrae a melhorar o seu negócio e inspirar novas ideias na área de Marketing Digital!
fixo
Em alta
Quanto investir em tráfego pago
01 nov. 2022Quanto investir em tráfego pago
A Comunidade Sebrae mudou! Leia e entenda.
19 out. 2023A Comunidade Sebrae mudou! Leia e entenda.
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?