Está cada vez mais difícil atrair e reter a atenção da audiência, assim como cresce o número de e-commerces. Nesse sentido, é necessário utilizar estratégias de marketing digital para conseguir mais visibilidade e aumentar as vendas. Diante disso, confira 8 estratégias de Marketing digital para e-commerce para atrair visitantes, realizar vendas e fidelizar clientes. 1. Personalização Personalizar a navegação do cliente quer dizer oferecer uma experiência exclusiva ao visitante. Nesse sentido, uma boa prática é utilizar cookies para identificar se é a primeira visita do usuário ou se ele já comprou no e-commerce antes. Assim, é possível criar mensagens e ofertas baseadas no comportamento que o levou até seu e-commerce e apresentar conteúdos adequados, utilizando informações do IP. Portanto, a experiência de navegação no e-commerce será diferente para cada usuário, o que é conhecido como website optimization. Mas, para isso é preciso estudar o comportamento do usuário e dessa forma prever um comportamento futuro. Além disso, é necessário analisar os dados dos usuários, pois isso também ajuda a oferecer uma melhor experiência de compra. Você pode utilizar a personalização na chegada do cliente, na compra e também no pós-venda/visita. 2. SEO SEO (Search Engine Optimization) ou otimização para mecanismos de busca, são técnicas utilizadas para ter um melhor posicionamento nas páginas de resultados de mecanismos de busca como o Google. Além disso, a estrutura do site também precisa estar otimizada. Esse é um fator importante para o Google, assim como: URL da página. Título e meta descrição. Responsividade. Velocidade. Estrutura de informação. Design. Links internos. Uso e palavras-chave. Ou seja, você precisa dedicar atenção a esses pontos para conseguir ranquear nas melhores posições na página de buscas do Google. 3.Redes sociais As redes sociais podem ser grandes aliadas do seu e-commerce, mas isso não significa que precise ter perfil em todas elas. Pelo contrário, a presença do e-commerce nas redes sociais precisa ser estratégica, por isso, é necessário conhecer a sua persona e saber em quais redes ela está mais presente. Outro ponto importante é que o alcance orgânico das redes sociais tem diminuído, sendo necessário recorrer a campanhas pagas ou utilizar estratégias. 4. Google Ads No tópico anterior falamos sobre a necessidade de realizar campanhas pagas para aumentar a visibilidade e atrair mais visitantes. Nesse sentido, o Google ADS é umas das ferramentas mais utilizadas para ter mais visibilidade no Google e gerar mais tráfego para seu e-commerce. As duas opções de campanhas no Google ADS são rede de pesquisa e rede de display. 5. Remarketing É muito comum que uma parte dos visitantes do seu e-commerce acabe não comprando. Para esse público você pode usar a estratégia de remarketing. Ou seja, consiste em mostrar a esse usuário o produto que ele visualizou e não comprou lembrando-o disso, o que aumenta as chances de ele retornar ao site para fazer a compra. Para essa estratégia, você pode utilizar o Google AdWords, sites parceiros do Google, ou Facebook, por exemplo. 6. E-mail marketing Mesmo que muitos afirmem que o e-mail morreu, todo mundo que está nas redes sociais, por exemplo, possui e-mail. Assim, muitas empresas utilizam a estratégia de e-mail marketing para atrair, educar e fidelizar clientes sobre seus produtos e serviços. É uma forma direta de contato que não requer aquisição de tráfego, seja ele orgânico ou pago. No entanto, a estratégia só tem valor quando a base de dados é construída por você. Por isso, a dica é usar estratégias para conseguir os e-mails dos seus clientes e então começar o relacionamento com eles. Também é importante focar na personalização, periodicidade da comunicação e analisar os resultados da estratégia. 7. Chatbot Chatbot é um sistema automatizado de atendimento que utiliza inteligência artificial para melhorar atendimento ao cliente, oferecendo soluções, como: Esclarecimento de dúvidas; Interações mais ágeis; Ofertas complementares; Agilidade na direcionamento de problemas mais urgentes e complexos.
Assim, é recomendado que você tenha um blog para o seu e-commerce e produza conteúdo relevante para sua audiência utilizando SEO.
8. Inbound marketing e marketing de conteúdo
O inbound marketing é uma estratégia de marketing pautada no marketing de conteúdo. Isto é, produção de conteúdo de valor e relevante para sua audiência, utilizando técnicas de SEO, entre outras para atrair visitantes, realizar vendas e fidelizar clientes.
O número de e-commerces aumenta a cada dia, por isso conhecer estratégias de marketing digital é importante para atrair mais visitantes, aumentar as vendas e fidelizar clientes.
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