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Marketing Digital: Por que ainda não é levado tão a sério?

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Marketing Digital: Por que ainda não é levado tão a sério?
Criado em 16 MAR. 2021
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Mesmo em pleno 2021 e após passarmos por uma das piores crises de todos os tempos, o Marketing Digital ainda é um assunto incompreendido em diversos ambientes. Sem falar que muitas vezes ele acaba sendo confundido com comercial e vendas. Porém, o Marketing é um processo muito mais abrangente. 

Kotler dizia que:

Marketing não é a arte de descobrir maneiras inteligentes para se desfazer do que você produz. Marketing é a arte de criar um valor legítimo para o cliente.

Ou seja:

  • A venda começa só quando temos um produto. 

  • O Marketing começa antes do produto. 

  • Quando o Marketing é levado a sério, ele acontece antes mesmo de o produto ser desenvolvido.

Sou membro do Business Network International (BNI) e algo que sempre comento quando faço apresentações para empreendedores que buscam uma agência de publicidade, é o fato de as empresas no Brasil terem contabilidade porque é algo obrigatório, mas poucas são as empresas que entendem que investir em Marketing é essencial para o seu negócio.

A importância de investir em Comunicação

Sei que as empresas estão olhando aos poucos para o Marketing e as redes sociais têm sido impulsionadoras para que muitos empreendedores começassem a se preocupar e rever os seus negócios. Entretanto, até hoje converso com pessoas que nunca investiram no segmento e que quando se deparam com o valor de investimento, acham caro demais ou colocam objeções que acabam fragilizando o negócio delas. 

E nesses momentos lembro-me de algo que muito importante que Kotler escreveu em um dos seus primeiros livros, onde falava sobre destinar uma verba de comunicação para gerar resultados. E com essa frase é fácil entender por que algumas empresas são tão grandes: elas investem em comunicação!

Case de Sucesso

Na minha agência, Motion Publicidade, temos um case de um cliente chamado Jack Pizza. A empresa começou sua trajetória sabendo das dificuldades que encontraria nesse mercado. Mas, com muita criatividade e um bom branding em pouco tempo se tornou um sucesso.

E sabe como? A pizzaria não vendia pizzas. O produto era pizzas, mas não era o que eles vendiam de verdade. O que eles vendiam era uma experiência gastronômica. E isso fez a pizzaria crescer muito, mesmo sendo situada em uma região classe C, as pessoas não ligavam em pagar algo em torno de 80 reais por uma pizza. 

Com esse exemplo, podemos perceber que o trabalho de comunicação desenvolvido, quebrou barreiras. A empresa não hesitou em investir em eventos, comerciais, divulgações no Youtube e etc. E assim, um negócio que era pequeno se transformou em uma das maiores pizzarias do Paraná. Temos muito orgulho em ter feito parte desse crescimento.

Análise SWOT

Uma dica que deixo para pequenas e médias empresas que estão começando agora e querem investir em Marketing Digital, façam uma análise SWOT. Esse é o primeiro passo para analisar o que está acontecendo em seu negócio e para onde você deverá ir. 

A análise SWOT é metodologia de planejamento estratégico. Através identifica-se quais são as forças, fraquezas, ameaças e oportunidades de sua empresa. Há algum tempo, escrevi um conteúdo completo sobre o tema e que vai te ajudar a entender como criar o seu planejamento. Para acessar é só clicar aqui.

Conclusão

Para finalizar, deixo aqui uma pergunta: até quando a sua empresa irá investir apenas em contabilidade e não vai pensar em melhorar os processos internos e encontrar novas oportunidades?

Não esqueça, a publicidade vem antes da venda. 

Pense nisso e no seu negócio, peça ajuda, existem milhares de profissionais e empresas que podem te auxiliar, como é o caso da Motion Publicidade. A nossa agência é full service e desenvolve desde um simples cartão de visita, até um comercial de televisão. Conte conosco, clique aqui e saiba mais sobre os nossos serviços.

Se você gostou do conteúdo, não deixe de compartilhar em suas redes sociais e continuar me acompanhando. Até a próxima!

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Fernando Castellon Do Amaral
Publicitrio de formao, apaixonado por empreendedorismo, vendas e startup!CEO - Motion Publicidade / CMO - market4u / CMO - BioGrupofavorite_outline Seguir Perfil
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