A onda do marketing digital cresce mais e mais a cada dia, então só basta a nós aprender a surfar nela. O marketing é a ferramenta primordial quando se trata de vender um produto ou serviço. Ao longo dos anos vimos diferentes tipos de ações e campanhas diferentes no mercado, do marketing boca-a-boca, a televisão e agora a internet, que promete permanecer intacta por muito tempo.
É graças à internet que as informações chegam rápido até nós, e através dela as pessoas oferecem serviços dos mais variados tipos, e o melhor, de qualquer lugar do mundo. Antigamente, com a TV mesmo, nem sempre se tinha acesso a todas as notícias do mundo, mas hoje a realidade já é outra. Basta abrir o celular e você é bombardeado com notícias de outros países que outrora nem ouvia falar. É, esse é o poder da internet, tirar do anonimato todo aquele que quer um lugar ao sol, seja no nicho que for.
E quando falamos de restaurantes, não é diferente. Além de oferecer uma culinária saborosa, é preciso focar no marketing de marca do seu negócio, a fim de conquistar mais clientes no virtual. Afinal, se seu bar, restaurante, lanchonete ou qualquer outro tipo de food-service ainda não está inserido no meio digital, saiba que você está perdendo tempo e dinheiro. Você precisa estar onde seu público e seus clientes estão!
Mídias digitais
Com isso, evidenciamos a urgência de uma presença no digital. Isso não significa que é só postar qualquer coisa e pronto, muito pelo contrário. É preciso estratégia para planejar conteúdo para o seu negócio, mas calma, essa tarefa não é um bicho de sete cabeças!
Posicionar um restaurante nas mídias digitais de maneira eficaz exige uma combinação de estratégias bem planejadas e constância nas postagens. Em primeiro lugar, é essencial passar a essência da sua marca, assim, você atrai o público que deseja. Afinal, não faz sentido ter um restaurante de comida caseira e tentar se comunicar com a galera do fast-food, não vai dar certo! Restaurantes de comida caseira costumam atrair mais famílias, já fast-food, têm um público mais voltado para os jovens. Quando você determina seu público-alvo, diz que tipo de valores tem e deseja transmitir. Por isso é tão importante se posicionar intencionalmente no digital.
A escolha das plataformas de mídia social adequadas é crucial para alcançar o público-alvo. Perfis em plataformas como Instagram, Facebook e TikTok devem estar completos com informações atualizadas como: horários de funcionamento, endereço, site e telefone de contato. Conteúdo visual de alta qualidade, como fotografias de qualidade dos pratos, do ambiente e da equipe, é fundamental para atrair e manter a atenção dos seguidores. É preciso construir uma estratégia que engaje, e pensando nisso, separamos algumas ideias de conteúdos para o marketing do seu restaurante:
1 – Vídeos de receitas;
2 – Depoimentos de clientes;
3 – Participar de tendências virais;
4 – Usar áudios em alta;
5 – Inspire-se na concorrência;
6 – Promova campanhas que levem o público a engajar, como: sorteio, caça ao tesouro, cupons de descontos limitados…
7 – Promova concursos online afim de aumentar o alcance do restaurante. Por exemplo, ofereça um jantar completo para quem tiver a foto com o nome do restaurante mais curtida;
8 – Faça vídeos curtos de receitas que os clientes possam replicar em casa;
9 – Dê dicas e conte curiosidades sobre o seu nicho;
Estar presente para os seus seguidores também é um passo muito importante, responder rapidamente aos comentários e mensagens demonstra atenção e cuidado com os clientes. Assim, eles se sentirão acolhidos pelo seu espaço e equipe, e oferecer uma experiência como essa é a virada de chave entre seu restaurante e a fidelização de um cliente.
Estimule seus clientes a gerarem conteúdo sobre a experiência que tiveram, pratos que comeram, momentos com amigos ou família e marcar o restaurante nas postagens, isso ajuda a aumentar o alcance orgânico. Aproveite também as enquetes e perguntas disponíveis em plataformas como o Instagram, isso te permite obter feedbacks diretos e engajar o público de maneira mais pessoal.
Mas afinal, você sabe a diferença entre tráfego orgânico e tráfego pago? Veja como cada um deles pode impactar de maneiras diferentes o alcance do seu negócio.
Tráfego Orgânico
O tráfego orgânico consiste em toda ação, postagem ou até campanha, no virtual, com foco na captação de clientes sem precisar de investimento algum para isso, ou seja, completamente de graça. Isso acontece através de sites, blogs e variadas redes sociais. Consiste em captar um lead (potencial cliente) apenas com um conteúdo produzido, que desperte nele o desejo e necessidade do que é oferecido.
Nisso, entram os mecanismos e estratégias do orgânico, como o SEO (Search engine Optmization) que consiste em otimizar os navegadores de busca com o objetivo de entregar seus conteúdos em primeiro lugar em lugares como Google, Bing, Safari e até YouTube, caso promova conteúdo em formato de vídeo.
Tráfego Pago
Além do conteúdo orgânico, investir em publicidade paga pode ajudar a alcançar um público maior e mais segmentado. Se for viável para seu caixa e interessante para o seu negócio, invista no tráfego pago. Que funciona como o orgânico, mas tem o valor do patrocinado como um impulsionador do alcance de leads. Anúncios no Facebook, Instagram e Google Ads podem aumentar a visibilidade e atrair novos clientes. Monitorar e responder a avaliações em plataformas como Google My Business é importante para manter uma reputação positiva online. Incentivar clientes satisfeitos a deixarem avaliações positivas pode fortalecer ainda mais a imagem do restaurante.
Promover ofertas exclusivas e eventos ao vivo nas redes sociais é uma ótima maneira de atrair seguidores e converter visualizações em visitas ao restaurante. Transmitir eventos como noites temáticas, música ao vivo ou demonstrações de culinária pode criar um senso de comunidade e excitação. Parcerias com influenciadores locais e outras marcas complementares podem expandir ainda mais o alcance e a credibilidade do restaurante.
Finalmente, é importante usar ferramentas de análise para monitorar o desempenho das campanhas e postagens. Ajustar a estratégia com base nos resultados e no feedback dos clientes garante que você possa constantemente melhorar a presença da sua marca no digital. Implementar essas estratégias de forma consistente ajudará a criar uma presença online forte e a atrair mais clientes para o restaurante.
Com essas ferramentas e estrátégias torna-se cada vez mais possível chegar no topo do digital com excelência, construa uma marca que além de oferecer uma experiência gastronômica sem igual é capaz de promover desejo de consumo nas pessoas só de olhar!
Sistema para restaurante
Para focar na construção de um bom marketing para restaurante, é preciso também de tempo. E pensando em levar mais qualidade operacional, e principalmente, tempo aos proprietários de restaurantes, que o Simpliza surgiu como uma solução inovadora e funcional. Sendo um software completo com plano gratuito, o sistema possui inúmeras ferramentas que tornam o dia a dia do seu restaurante descomplicado. Confira algumas soluções:
PDV completo
Transforme seu ponto de venda com o PDV do Simpliza. Registre suas vendas com facilidade e tenha total controle do caixa. Com o Simpliza, o fechamento das comandas é simplificado e as formas de pagamento são diversas, eliminando a necessidade de cálculos manuais de valores e troco. Além disso, você recebe todos os pedidos de variados canais de venda na sua tela do PDV de forma descomplicada.
Qr Code
Ainda, o cliente pode acessar o cardápio direto de um Qr Code disponibilizado na mesa. Basta apontar a câmera do celular para o código e será automaticamente direcionado para o cardápio. Isso reduz tempo, visto que é uma forma eficiente de autoatendimento, tornando o processo mais rápido. Além disso, o cardápio pode ser configurado para pagamento online. Assim, quando o pedido é feito, o cliente já pode pagar com segurança e tranquilidade. E o melhor de tudo isso, é que é de graça! Clique aqui e garanta sua demonstração grátis.
Comanda eletrônica
Usar a comanda eletrônica do Simpliza transforma significativamente o caixa do seu restaurante e o atendimento dos seus garçons. Isso porque eles podem registar os pedidos diretamente em um tablet ou smarthphone bem rápido. Não precisa mais perder tempo anotando manualmente e correndo riscos de erro no pedido, seu garçom registra com segurança o pedido do cliente. Além disso, o pedido é impresso direto na cozinha, o que reduz o tempo de preparo do prato. Com a ferramenta da comanda eletrônica seu garçom ganha agilidade para atender as mesas, podendo atender até 3 vezes mais rápido.
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