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Marketing Digital: ou você adere, ou você fica para trás!

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 Marketing Digital: ou você adere, ou você fica para trás!
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Criado em 16 NOV. 2021
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O que é o Marketing Digital?
Marketing Digital é um conjunto de ações integradas a serem feitas através da internet, de forma online, para fortalecer uma marca, vender produtos e serviços, prospectar novos clientes e estreitar o relacionamento com aqueles que em algum momento já tiveram contato com a empresa.

Antigamente, quando se falava em marketing, muito se pensava em panfletos, flyers, materiais impressos, comerciais na TV e no rádio. Mas estas são estratégias que ficaram pra trás com a revolução digital que tomou conta do mundo hoje em dia. Midia impressa é uma abordagem que ficou obsoleta e já não tem o mesmo impacto do que uma campanha de Marketing Digital bem-feita, bem estruturada e com foco no seu público alvo.

E sabe o que é o melhor do Marketing Digital? Dependendo da estratégia adotada, ele pode custar muito pouco ou até mesmo nada, comparado ao retorno que é possível obter.

Quais os pilares do Marketing Digital?
Existem várias estratégias macros, que compõem o Marketing Digital, cada uma com um objetivo diferente e a ser aplicada no momento certo. Algumas muito simples e básicas, outras um pouco mais complexas e que exigem um melhor conhecimento sobre para se conseguir por em prática. Os pilares que sustentam o Marketing Digital são:

  1. Marketing de conteúdo
  2. Inbound Marketing
  3. SEO
  4. Google Ads
  5. Mídias Sociais
  6. Site
  7. E-mail Marketing
  8. Google Analytics
  9. Google Meu Negócio

Muitos caminhos né? Se destrincharmos cada uma das estratégias acima, descobriremos um universo de oportunidades para atuarmos. As principais e que toda empresa deve ter, independente do tamanho, do porte, do faturamento, do segmento e da área de atuação, são as MÍDIAS SOCIAIS, o MARKETING DE CONTEÚDO e o GOOGLE MEU NEGÓCIO. E olha que legal, as principais são as mais fáceis de fazer! É pra não ter desculpa hein? Você pode e deve ter presença digital. Lógico que existem níveis de implementação, mas o básico você mesmo poderá por em prática.
 

Midias Sociais

Instagram
Você deve ter uma página no Instagram para o seu produto ou serviço. Não sabe por onde começar? Comece criando um perfil, coloque informações sobre o que você faz, inclua o link do seu site na bio e seus dados de contato (telefone, e-mail, endereço e WhatsApp). Depois tire fotos (bonitas) do seu produto ou serviço, comece publicar no feed sempre com um texto explicativo e com uma chamada para ação, ou seja, finalize o texto convidando as pessoas para acessarem o seu site, entrarem em contato pelo whats ou para uma visita, um café presencialmente. Vale se arriscar nos stories também, esta é a modalidade mais atrativa neste rede hoje.

Facebook
Você deve ter uma página no Facebook para o seu produto ou serviço. Não sabe por onde começar? Comece criando um perfil, coloque uma foto de perfil, uma foto de capa, insira informações de endereço, dados de contato e uma breve descrição sobre o que você faz. Em datas comemorativas, produza algum conteúdo sobre o momento e aproveite para ofertar o seu produto ou serviço. Faça uma promoção, crie uma arte, escreva um texto e poste isso na página do Facebook.

WhatsApp
O consumidor de hoje é diferente do consumidor que existia há 05, 10 anos atrás. A busca pela resposta imediata é latente e todo negócio tem que estar preparado para receber o cliente digital e responde-lo de forma ágil e rápida. O canal que possibilita esta interação em tempo quase que real, é o WhatsApp. Então, se você tem um comércio, se você vende algo ou presta qualquer tipo de serviço, está na hora de aderir ao WhatsApp Business e começar a atender seus clientes e potenciais clientes por ali, proporcionando uma boa experiência no atendimento.
Se quiser saber mais sobre MÍDIAS SOCIAIS, clique aqui


Marketing de Conteúdo

Este pilar, como o próprio nome já diz, categoriza-se como a PRODUÇÃO DE CONTEÚDO em formatos diversos como: texto, vídeo, imagens, podcasts, webinars, e-books, entre outros. Mas, você pode iniciar sua estratégia de conteúdo, focando nas mídias sociais. Escrever um texto sobre o que você faz e os benefícios que você pode trazer aos seus clientes. Por exemplo: eu tenho um salão de beleza, ao invés de fazer postagens com os valores de um corte de cabelo + uma escova, eu vou escrever sobre a importância em tratar/cuidar dos cabelos e quão impactante, isto é, no dia a dia da mulher. Se quiser saber mais sobre MARKETING DE CONTEÚDO, clique aqui
 

Google Meu Negócio

Já precisou encontrar algum estabelecimento, procurou no Google e achou conforme print abaixo? Isso é o Google Meu Negócio! Se você tem uma loja, com endereço físico, é uma grande oportunidade de ser encontrado de maneira orgânica (sem mídia paga) pelos seus potenciais clientes. Quantas vezes nos pegamos em buscar de um restaurante, ou uma barbearia ou até mesmo um petshop e nos baseamos nas buscas do Google para nos indicar o estabelecimento mais próximo? Reforço, se você tem uma loja com endereço físico, vale muito a pena cadastrar-se no Google Meu Negócio e ser encontrado no momento zero da verdade, ou seja, no momento exato em que o consumidor está buscando pelo seu produto e/ou serviço. Se quiser saber mais sobre o GOOGLE MEU NEGÓCIO, clique aqui


Vale ressaltar que hoje a tecnologia avança em uma velocidade gigantesca, os conceitos e ferramentas são atualizadas com muita frequência, então o ideal é que você esteja sempre procurando saber o assunto, pra não perder nada!

Beneficios do Marketing Digital
Quantas possibilidades você observou para o seu negócio ao ler este conteúdo? Imagino que muitas! Se mesmo assim, você ainda não está convencido (a) de que o Marketing Digital é uma estratégia imprescindível para sua empresa, elenco aqui, alguns beneficios que ele te trará:

  1. Possibilidade de ser encontrado com facilidade pelos clientes;
  2. Exposição do seu portfólio online e acessível;
  3. Fortalecimento da marca, ganho de autoridade;
  4. Atuar com foco no seu público alvo, escolhas mais assertivas;
  5. Atendimento personalizado e rápido, de acordo com a necessidade do cliente;
  6. Fechamento de vendas com mais facilidade;
  7. Custo beneficio, mais resultados com menos investimento;
  8. Relacionamento com o cliente de forma natural, não invasiva;
  9. Mensuração de resultados;
  10. Aumento no faturamento da empresa.

Dá pra ficar de fora? Parece que não.

Espero que este conteúdo tenha sido útil para você, deixe um comentário dizendo se gostou ou não. 

Um abraço, e até a próxima! 

Bianca Becker.

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Bianca Becker De Lima
Sou Estrategista Digital, Produtora de conteúdo e Coordenadora da Comunidade Sebrae. Formada em Administração de Empresas, pós graduada em Marketing pela PUC/PR, tenho especializações em Marketing Digital. Apaixonada pelo vídeomarketing, também ensino pessoas a gravarem vídeos e atuarem no Instagram. Trabalho no Sebrae/PR há 10 anos :)favorite_outline Seguir Perfil
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