Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightMarketing Digitalkeyboard_arrow_rightArtigos

Marketing Digital não faz sentido

avatar LUIZ FERNANDO ARANDA DE SOUZA
Luiz Fernando Aranda De Souzafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Marketing Digital não faz sentido
Criado em 06 DEZ. 2021
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Depois de muito estudar e trabalhar com marketing, olhando para a carga de tarefas e os diversos pontos de contato que ele reúne, além de compreender o raciocínio por trás de algumas estratégias de marketing digital, me arrisco a dizer que em alguns casos, a mala toda de coisas que os gurus vendem por aí, não faz sentido pra todo o tipo de negócio.


Vamos pensar na padaria da esquina de uma cidade média, não vamos usar a cidade pequena porque talvez essa precise menos ainda de firula.

O Sr. João precisa que as pessoas da cidade encontrem sua padaria, principalmente as do bairro e talvez as que estejam de passagem.

Para resolver esse problema o Sr. João poderia ser muito prático usando estratégias de marketing digital com anúncios patrocinados no Google para termos de busca, por exemplo. Afinal, para o produto do Sr. João o cliente já sabe o que quer e onde quer: padaria no bairro XPTO.


A padaria do Sr. João não tem um lifestyle e pode não ser aquele lugar instagramável da moda. Ele só quer aumentar as chances de aparecer mais na cidade em que está sem depender do rádio ou do carro de som, ou do outdoor que muita gente nem vê e custa o "olho da cara" (é difícil eu perceber um outdoor enquanto dirijo, o trânsito de Blumenau é bem intenso).


O processo para o Sr. João descobrir a sua persona é:


  • pensar na persona;
  • definir os canais que ela acessa;
  • os tipos de conteúdo que consome;
  • as suas dores e aspirações de vida;
  • conteúdos pra ajudar essa persona a ter uma vida melhor;
  • criar um calendário de postagem nas redes sociais e também no blog;
  • organizar o design;
  • estratégias de growth;
  • SEO;
  • Facebook Ads;
  • Linkedin Ads;
  • Instagram Ads;
  • Google Ads eu já falei que pode fazer e Bing Ads também, tem muito mais coisa por aí.


É claro, que o Sr. João, vai precisar entender quem é seu público de uma maneira bem assertiva, já que ele quer investir dinheiro em publicidade, mas um belo começo pode ser bem mais simples do que todo esse trabalho.

Talvez, o Sr. João ainda pudesse começar mais simples ainda, fazendo uma conta no Google pra ativar sua padaria no Google Meu Negócio e começar a ser visto de graça e avaliado pelo seu atendimento, permitindo que novos possíveis clientes descubram sua padaria de forma simples sem gastar nada.

O que é mais importante para o Sr. João, e para todos os que querem usar do marketing digital para expandir seus negócios é ter um objetivo claro.


É extremamente importante ter histórico de vendas para poder saber por onde começar e o porquê de começar.

Quando a empresa é nova é preciso ter clareza de onde se quer chegar para poder traçar o caminho, que pode ser qualquer um e ainda mudar no meio do trajeto, porque o mercado muda.

Além disso, é preciso estar preparado para os resultados que o marketing digital pode dar, senão, de nada adianta conquistar dezenas de clientes e não ter capacidade interna para atender.


É necessário ver que no marketing digital o que funciona melhor para produtos digitais ou certos tipos de serviços, onde o cliente precisa de uma carga elevada de informações para poder fechar um negócio com mais segurança.

Eu sou super fã de marketing e, principalmente do marketing digital, pela forma como ele deu transparência e assertividade para as pessoas investirem em publicidade, mas tenho certeza de que cada caso é um caso, e quem busca profissionais que prestam esse tipo de serviço precisa ser bem orientado sobre o que faz sentido e o que não faz para o seu negócio.


Marketing digital faz sentido sim, mas não do mesmo jeito para todos os negócios.

Não existe receita de bolo.


Qual a sua opinião, sobre os meios dentro do marketing digital?

avatar LUIZ FERNANDO ARANDA DE SOUZA
Luiz Fernando Aranda De Souza
favorite_outline Seguir Perfil
capa Marketing Digital
Marketing Digital
people 2868 participantes
A comunidade tem como objetivo trazer o melhor das práticas de marketing digital e entregar conteúdos que ajudem a todos que participam da Comunidade Sebrae a melhorar o seu negócio e inspirar novas ideias na área de Marketing Digital!
fixo
Em alta
Quanto investir em tráfego pago
01 nov. 2022Quanto investir em tráfego pago
A Comunidade Sebrae mudou! Leia e entenda.
19 out. 2023A Comunidade Sebrae mudou! Leia e entenda.
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?