

Atrair mais clientes da região é um objetivo constante de todo negócio, principalmente dos que estão começando. Essa meta é perseguida com afinco, seja por meio de propagandas em redes sociais, promoções locais, anúncios ou outras estratégias que promovam a marca.
Atualmente, sabemos que esse processo de trazer mais clientes locais pode ser complicado, visto que há tanta competitividade nas cidades quanto no online. Pensando nisso, existem algumas estratégias de marketing digital local que podemos realizar para atrair mais pessoas ao nosso negócio.
Continue a leitura e confira 8 dicas sobre o que você pode fazer para chamar a atenção de clientes e estratégias para aparecer no meio online. Boa leitura.
Não adianta elaborar campanhas e estratégias perfeitas se o tom de voz e a linguagem utilizada na comunicação não fazem sentido para quem você deseja atingir. A chave para atrair mais clientes reside na habilidade de se comunicar efetivamente com eles.
Para isso, é fundamental fazer um estudo sobre o comportamento do público, elaborando um estudo de persona e trazendo a personificação dele para o método que a marca se expressa. Você perceberá que os resultados têm uma tendência de crescimento, alcançando métricas superiores em suas estratégias de vendas.
Deixe bem claro em seu site sobre a sua localidade de atuação. Não deixe de lado onde fica a matriz da marca, e também não deixe de acrescentar polos, caso houver. Quando o cliente identifica que há uma marca próxima à região dele, o interesse aumenta e as chances de fazer algum contato também.
Ah, e não deixe de elaborar um site atrativo e responsivo. Se o layout for duvidoso ou tiver problemas técnicos, as pessoas podem ficar receosas, visto que pensam ser algum tipo de golpe, como uma loja falsa. Além disso, otimizar seu site para buscas locais pode aumentar sua visibilidade online entre os moradores da região.
Sim, isso mesmo! Aproveitar as redes sociais para impulsionar o engajamento com a comunidade é crucial para fortalecer o marketing digital local.
Ao criar e compartilhar conteúdo relevante e envolvente relacionado à sua área de atuação e à região em que está localizado, você pode estabelecer uma conexão mais próxima com o público local, além disso, também é interessante pensar e executar os seguintes pontos:
Participar ativamente de grupos locais;
Compartilhar eventos;
Promover ofertas exclusivas para os seguidores.
Assim, é possível aumentar a visibilidade e estabelecer relacionamentos valiosos que impulsionam o crescimento do seu negócio ao explorar o potencial das redes sociais.
Lembra que falamos sobre as otimizações do site? Para assegurar uma presença nos resultados de pesquisa orgânica local, é interessante realizar a otimização do seu website para os motores de busca SEO (Search Engine Optimization) local. Para isso, deixe seu site com um layout atrativo, uma velocidade boa, imagens otimizadas, conteúdos relevantes e outras otimizações.
Veja um checklist SEO do que você não pode deixar de fora!
Realize campanhas por meio de anúncios pagos segmentados para alcançar um público na sua área geográfica. Isso dará mais foco ao seu negócio e não alcançará pessoas muito afastadas, evitando cliques que podem não se transformar em conversão.
Ao realizar promoções online, você não só atrai a atenção dos clientes locais, mas também estimula o engajamento e fortalece os laços com a sua persona local.
Certifique-se de segmentar suas promoções para o público da sua região, destacando a relevância local das ofertas. Assim, você pode utilizar essa segmentação nas plataformas que preferir, como redes sociais, e-mails ou até mesmo em seu site.