Você pode até não ter ouvido falar disso ainda, mas hoje em dia é vital entender como aumentar as vendas com marketing de influência. Afinal de contas, esse é um dos tipos mais eficazes de publicidade, especialmente na Internet e para lojas virtuais e e-commerces. Com o apoio de influenciadores, é possível aumentar consideravelmente as suas vendas, desde que a estratégia seja bem utilizada.
Hoje em dia, o uso de influenciadores no marketing é tão poderoso que já existem agências especializadas nisso. Um exemplo é a 99 Influence, uma marca que aproxima empresas que querem investir em Marketing de Influência com os influenciadores de diversos perfis, públicos e mídias sociais na Internet. Assim, dá para escolher faixa de público, plataforma e vários outros detalhes antes de fechar a contratação.
E aí, quer aprender como aumentar as vendas com marketing de influência? Então siga a leitura do artigo abaixo!
Imagine que você se reúne com um grupo de amigos e começam a conversar sobre amenidades e o vai-e-vem tradicional da vida. No meio da conversa, uma das pessoas comenta que pediu pizza em uma nova pizzaria muito boa e que você tem de experimentar.
Isso provavelmente já aconteceu com você? É muito possível que sim. E também é muito provável que você tenha aceitado a recomendação e pedido uma pizza nesse lugar que o seu amigo falou tão bem.
Se isso aconteceu, então você já provou do poder do Marketing de Influência, só não sabia que ele se chamava assim.
O Marketing de Influência é todo o conjunto de técnicas e conceitos ao redor da ideia de que as pessoas fazem compras com base nas recomendações dos outros. Portanto, inclui com o objetivo usar recomendações (ou estimular que elas existam) para aumentar as vendas.
Inicialmente, o Marketing de Influência tentava usar o boca a boca para isso, que ainda é a técnica mais eficaz, mas mais difícil de controlar. O uso de celebridades em propagandas de TV também sempre foi uma maneira indireta de trabalhar com isso.
No entanto, hoje em dia, o Marketing de Influência é majoritariamente composto pelo trabalho em conjunto com influenciadores digitais, personalidades com muitos seguidores e que exercem forte influência sobre eles.
Essas personalidades estão majoritariamente nas redes sociais, mas também em canais no YouTube e outras plataformas. Com base nisso, elas angariam público e fazem ações publicitárias com empresas.
Vamos supor que você tenha uma loja digital e queira aumentar as suas vendas. O Marketing de Influência pode ajudar nisso? Sim, pode!
Essa ferramenta pode aumentar consideravelmente as suas vendas direcionando um grande fluxo de pessoas a comprar o seu produto. É claro que isso não significa que esse será seu fluxo estável de novos clientes, mas é uma boa maneira de aumentar as vendas.
Por exemplo, suponha que você tenha uma média de 100 vendas por mês. Com o apoio de um influenciador, teve 300 vendas em um fim de semana. Ótimo, certo? No entanto, essas 300 pessoas não estarão lá no mês seguinte. Mas talvez 3 ou 4 estejam. E assim sucessivamente até sua loja ficar conhecida e ter muito mais vendas por mês.
Para isso, no entanto, é vital conhecer bem o influenciador que você usará, para não ser enganado pelo número de seguidores. Não basta apenas que o influenciador seja seguido por 500 mil pessoas, é vital que elas o sigam pelo que ele posta, pelo impacto que causa.
É vital medir a taxa de engajamento daquele perfil, verificando o nível de comentários com base nas curtidas e no alcance que cada post tem, acessando os dados de Stories e outros.
Além disso, é importante contar com o apoio de um influenciador da área que você quer vender produtos. Afinal, o público é muito mais valioso desse jeito.
Por exemplo, vamos supor que a sua loja digital venda videogames e você tem dois influencers para considerar. O primeiro é um homem, com cerca de 35 anos, que é seguido por 50 mil pessoas. O conteúdo dele é 100% focado em games e ele é muito respeitado na área, com muitos comentários em suas fotos. O preço para anunciar com ele é de, digamos, R$ 7.000,00 por um post.
Já a outra influenciadora é uma mulher, de 27 anos, cujo conteúdo é majoritariamente focado em mães. Ela tem 1 milhão de seguidores e uma ótima taxa de engajamento, cobrando só R$ 10.000,00 por post. Uma pechincha!
Quem você escolhe? Apesar de ter um público muito menor, o cara de 35 anos é a melhor opção. Isso porque os seus 50 mil seguidores são todos público-alvo da sua loja. Já os 1 milhão de seguidores da influenciadora, não. Até é possível pensar em uma campanha interessante, mas a taxa de aproveitamento será muito menor. O dinheiro será desperdiçado e será difícil até conseguir recuperar o investimento.
Agora que você já entendeu como aumentar as vendas com Marketing de Influência, é hora de colocar essa estratégia em prática. Lembre-se de avaliar muito bem qual influenciador contratar, pois só os números de seguidores não é um fator suficiente para decidir quem contratar. É vital comparar taxas de engajamento e medir a possibilidade de fazer um bom negócio com cada opção.
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