O ato de recompensar é o contrário de punição, é um retorno bem-vindo em forma de presente e/ou prêmio que demonstra agradecimento por alguma ação que tenha sida reconhecida.
Programas de incentivos são primordiais para aumentar o retorno, principalmente na área comercial, nas empresas. O reconhecimento é importante para manter a equipe motivada e com foco nos objetivos.
A valorização de um profissional é um ato de enxergar o valor de um profissional e não pode ser confundido com o ato de reconhecimento com recompensa.
Ato de valorizar as pessoas parte de princípios simples da própria existência da pessoa, de sua inserção como parte importante da empresa, com ter voz ativa para expressar seus pensamentos e tenha acolhimento da organização como um todo.
Portanto, uma campanha de incentivo para obter melhores retornos precisa necessariamente reconhecer e valorizar os participantes.
Os tópicos abaixo devem necessariamente constar no regulamento de campanha de incentivo:
Nome da Campanha
Defina um nome de sua campanha de incentivo, conforme o objetivo que deseja atingir.
Prazo da campanha
O prazo é importante para que possa estabelecer diretrizes, normalmente as empresas definem no máximo de 1 ano para cada campanha. Nunca use campanhas perenes, pois resultam em ostracismo, perdendo relevância.
Objetivo da campanha
O objetivo deve ser bem estipulado e, principalmente, não pode ser inatingível, isto porque, se for incansável, desestimula e tem efeito negativo.
Procure inserir no regulamento objetivo subjetivo, como, por exemplo, "Incentivar e incrementar volume de vendas de produtos e serviços agregados."
Deste modo, poderá definir metas e objetivos através de metas mensais e/ou ações pré-estipuladas em reuniões gerenciais.
Público-alvo
Defina o público-alvo, como, por exemplo: vendedores, representantes, telemarketing, entre outros.
Todos devem participar por mera espontânea vontade, ou seja, com mera liberalidade. É importante a empresa ter a adesão de todos os participantes da campanha de incentivo para efeito trabalhista, sendo este um contrato bilateral que não configure direito adquirido.
Recompensas
Defina o prazo e as ferramentas de recompensas, seja com valor monetário e/ou prêmios em forma de produtos.
Valorização dos participantes
Valorize aqueles que estão se esforçando para atingir metas, dê importância ao esforço e premie os destaques com valorização, seja através de um simples destaque do mês ou através de confraternização da equipe para apresentar os profissionais que se destacaram de maneira honrosa de seus esforços.
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