Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightNovos Negócioskeyboard_arrow_rightArtigos

Marketing de afiliados: baixo investimento para quem tem um pequeno comércio

avatar PATRICIA FERNANDES VALENTE SANTINI
Patricia Fernandes Valente Santinifavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Marketing de afiliados: baixo investimento para quem tem um pequeno comércio
Criado em 06 OUT. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Como uma empresa de pequeno porte, você precisa de vendas rápidas e recorrentes para manter um fluxo de caixa positivo. Mas nem sempre é fácil conquistar novos clientes. No entanto, o marketing de afiliados é uma maneira comprovada de aumentar as vendas e o alcance da sua marca.


Podemos dizer que esta estratégia tem o objetivo de ampliar as formas e canais de comunicação a fim de chamar a atenção do consumidor. Isso ocorre porque as pessoas estão mais atentas e exigentes. Elas sabem identificar uma publicidade atrativa na hora de comprar online. Por isso, é importante manter-se atualizado e utilizar novas relações comerciais para atrair a audiência.



Construção de marca e expansão de vendas

O marketing de afiliados é um tipo de marketing com base no desempenho em que as empresas recompensam um indivíduo por mostrar aos clientes o caminho de uma compra. É uma tática comum utilizada para impulsionar as vendas e gerar receita online e, quando executada corretamente, pode ser extremamente benéfica para as marcas e seus afiliados.


Em sua essência, essa estratégia é apenas uma parceria entre um profissional de marketing e uma empresa. A marca paga uma comissão ao comerciante afiliado quando ele encaminhar os clientes à sua loja. Algumas empresas  pagam por leads e outras pagam apenas por cliente real  que se inscrever  e comprar o produto.


Um exemplo popular de marketing afiliado é o Vouchercloud. Antes de comprar um novo par de tênis, um smartphone ou até mesmo a sua comida favorita, você pode procurar no site um código de desconto. Quando o consumidor clica em um cupom para determinada promoção automaticamente ele é direcionado para o site da loja.


Ele irá receber um código com desconto para utilizar na finalização da compra. Isso também permite que a marca saiba que foi o Vouchercloud quem o enviou para lá e, portanto, a empresa receberá uma comissão por cada venda realizada. Outros exemplos de marketing afiliado incluem:

  • Plataformas de venda online, como eBay e Amazon;
  • Sites de comparação de preços;
  • Sites de cupons e reembolso, incluindo TopCashback, Voucher Codes, Groupon, Vouchercloud etc;
  • Sites de fidelidade e recompensa como Livelo e Smile;
  • Mídia social (em que as empresas usam influenciadores digitais para promover seus produtos);
  • Blogs (você pode escolher um blogueiro como seu afiliado que colocará um link, botão ou banner no seu site em uma de suas postagens, por exemplo).


Razões para um pequeno empreendedor aderir ao marketing de afiliados

Existem muitos benefícios do marketing afiliado para quem tem um pequeno comércio. Entre eles estão:

  • Os afiliados recebem uma comissão apenas se uma ação desejada tiver sido realizada (como alguém que compra seu produto). Isso significa que você não precisa pagar por uma campanha de marketing que não gera leads;
  • Ao fazer parceria com outra empresa ou pessoa, isso ajuda a ampliar seu público e aumentar sua reputação. O marketing de afiliados no Instagram, por exemplo, pode amplificar sua exposição consideravelmente se você  fizer parceria com alguém com muitos seguidores;
  • A maioria dos programas oferece rastreamento em tempo real com métricas de impressões, cliques, vendas e conversões para que você possa entender claramente o impacto de suas ações de marketing.

Quando devo usar o marketing de afiliados?



Esse tipo de marketing é fantástico se você está tentando promover um produto específico e deseja uma rápida exposição. Também é ótimo para lançamentos de produtos, uma vez que seus afiliados podem ajudar a gerar um burburinho real em torno de sua nova oferta, o que ajudará a gerar vendas e receita.


Se você acha que sua reputação pode ser impulsionada, mais uma vez, o marketing de afiliados pode realmente ajudar. O uso de um afiliado é uma maneira altamente eficaz de agregar valor à sua marca. Você pode obter isso  por meio de análises, recomendações e depoimentos de consumidores. Quando o associado à empresa é a escolha certa, esse tipo de marketing pode ser uma maneira muito eficaz de gerar receita extra.


 

Como minha pequena empresa pode iniciar o marketing de afiliados?


Como em qualquer campanha de marketing, é importante apresentar uma estratégia para o marketing de afiliados, caso contrário, você provavelmente terá conversões baixas e um ROI ainda menor.


Pense em como é o seu afiliado ideal, para quem você está direcionando a campanha, o que sua concorrência está fazendo, o que você pode oferecer aos seus afiliados e, mais importante, onde seus clientes em potencial estão.


Como na maioria das decisões de negócios, o primeiro passo é determinar seu orçamento.

A grande vantagem do marketing de afiliados é que você não paga nada a sites ou indivíduos até que o dinheiro das vendas chegue à sua conta bancária. Esse é um investimento de baixo risco que pode aumentar consideravelmente o seu fluxo de caixa.


No entanto, se você seguir o caminho de se associar a influenciadores para vender seus produtos, precisará tornar sua empresa uma proposta atraente. Uma taxa de comissão generosa não apenas torna seu negócio mais atraente, como também incentiva seu afiliado a tentar vender em seu nome.


Outra dica é utilizar o Instagram, uma vez que ele tem a maior taxa de engajamento de todas as plataformas de mídia social. Além disso, ele é cheio de pessoas com um número impressionante de seguidores. Sejam especialistas em maquiagem, fashionistas, gurus fitness, blogueiros de culinária ou profissionais de esportes, eles têm uma enorme influência sobre seus fãs.


Com a possibilidade de desfrutar de altas taxas de engajamento e segmentar perfis com seguidores leais, adicionar afiliados ao seu marketing do Instagram pode ser uma ótima maneira da sua pequena empresa promover seus produtos.


Em resumo, o mundo dos negócios está mudando rapidamente para um modelo de influenciadores, no qual as empresas podem alcançar um público massivo por quantias relativamente pequenas, conectando-se às pessoas  e parcerias certas.


E você, tem alguma dica para aumentar as vendas com marketing de afiliados? :)


Se você gostou desse conteúdo, confira também este aqui: https://sebraepr.com.br/comunidade/artigo/como-divulgar-o-meu-negocio-nas-redes-sociais-com-taise-bueno


Se gostou deste tipo de conteúdo e gostaria de acessar mais dicas e experiências compartilhadas que podem te ajudar a trilhar sua jornada empreendedora, participe da Comunidade de Novos Negócios.


Um abraço, Patricia Santini | @paty_santini

avatar PATRICIA FERNANDES VALENTE SANTINI
Patricia Fernandes Valente Santini
Tentar, aprender e tentar novamente.... Esse é o lema que rege minha vida! Gestora de Projetos Especialista em Gestão de Micro e Pequenas Empresasfavorite_outline Seguir Perfil
capa Novos Negócios
Novos Negócios
people 5333 participantes
Um espaço aberto para trocas de experiências sobre novos negócios. Se você já tem uma ideia de negócio, ou ainda não sabe por onde começar, este é o lugar certo! Aqui, você encontra conteúdos para te ajudar a ter sucesso nesta jornada empreendedora ¿¿
fixo
Em alta
Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
16 ago. 2022Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
Sebrae em Dados - Salões de Beleza
15 out. 2022Sebrae em Dados - Salões de Beleza
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?