Conteúdo importante para o desenvolvimento do seu negócio. Quer saber como ter diferencial no mercado? Melhor as suas estratégias e consequentemente ter um resultado melhor? Leia esse post até o final!
Você sabe o que é market share? Como dono de um negócio entender esse conceito é importante não só para avaliar a sua empresa, mas também acompanhar a evolução da concorrência.
Quando se toma a decisão de empreender em algum dos setores do mercado, um dos pontos fundamentais é conhecer a dinâmica da área e quais são as possibilidades de inovação que ela ainda oferece.
Antes de pensar em estratégias, quaisquer estratégias são fundamentais que entenda esse conceito, para que tenha mais assertividade nas suas ações perante ao mercado e não desperdice energia.
A participação ou quota de mercado/market share, em tradução livre, é a porcentagem de vendas pela qual uma empresa é responsável dentro do seu nicho. Ou seja, a fração do mercado controlada por ela.
De forma geral, o market share é calculado dividindo o valor total de vendas ou a receita total da empresa em um determinado período (trimestre, semestre, ano) pelo total em vendas/receita gerado pelo setor como um todo naquele mesmo período.
Um exemplo de uma forma de calcular seu market share:
Vamos supor que uma distribuidora de alimentos de uma marca X tem uma receita de R$ 700.000,00 ano. E o fabricante desse alimento tem uma receita anual de R$ 4.000.000,00, logo teremos 700.000,00/4.000.000,00, o seu resultado é seu Market share, que será de 17,5%.
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