A tecnologia tem promovido mudanças disruptiva no turismo e como consequência, novos padrões de consumo são estabelecidos. Para solucionar e prever novas necessidades de consumo, nasceu a abordagem de destinos turísticos inteligentes - uma estratégia espanhola construída a partir do aprendizado de 10 projetos-piloto implementados em cidades do país europeu.
Neste cenário, a experiência do cliente é um aspecto importante a ser trabalhado para o setor do turismo que querem lucrar mais e fidelizar seus clientes. Segundo a McKinsey & Company, organizações que focam suas estratégias na experiência do cliente lucram até 3 vezes mais do que as outras.
E um novo estudo realizado com mais de 12 mil pessoas em 14 países, incluindo o Brasil, pela Oracle Advertising and Customer Experience (CX) e pela Gretchen Rubin, autora de cinco best-sellers pelo New York Times, revelou que 95% das pessoas estão buscando novas experiências que tragam alegria e 92% das pessoas acreditam que as marcas podem fazer mais para proporcionar momentos felizes aos clientes.
Um outro aspecto interessante que a pesquisa mostrou, é que os consumidores brasileiros recompensarão as marcas que adotam o humor com lealdade e compras frequentes, abandonando aquelas que não o fazem.
- 48% das pessoas que não acreditam em um relacionamento com as marcas, a menos que elas as façam rir ou sorrir
- 39% não comprariam de uma marca se ela não as fizer rir ou sorrir com frequência.
Por outro lado, se uma marca adota o bom humor:
- 84% das pessoas comprariam seus produtos/serviços novamente
- 83% recomendariam a marca à família e aos amigos (83%)
- 73% escolheriam a marca em vez da concorrência (75%)
Já passamos por momentos muito difíceis pela pandemia, todos estamos buscando vivenciar momentos alegres e descontraídos. Mas você empresário, que está lendo isso (e agradeço por estar lendo até aqui), deve estar se perguntando, como posso fazer isso? Eu tenho medo de cancelamentos? Calma, você não está sozinho neste barco, 71% dos líderes de negócios têm medo de serem cancelados ao apresentarem uma postura mais descontraída em interações com os clientes.
Se você quer adotar uma postura mais descontraída, comece analisando os dados e conhecendo seu cliente com profundidade, para isso existem várias ferramentas que podem ser utilizadas como: Bússola dos clientes, Persona, Mapa de empatia, Pesquisas de satisfação, NPS, CRM, entre outras.
Com estes dados estabeleça as estratégias de experiência do cliente e deixe seus clientes felizes e satisfeitos!
E você, pensa em uma estratégia com mais humor para a sua marca?