Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightNovos Negócioskeyboard_arrow_rightArtigos

Marca sem registro: uma história de terror

avatar ANDRE VINICIUS TOLENTINO
Andre Vinicius Tolentinofavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Marca sem registro: uma história de terror
Criado em 25 AGO. 2023
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Certo dia o empreendedor decidiu investir em uma marca de suplementos. 

Passou dias sem dormir direito, sem dar atenção para sua família, investiu todo dinheiro que tinha e mais um pouco em seu sonho. 


Fez quase tudo direitinho, contratou agência, fez o site, montou um plano de negócio com ajuda do SEBRAE, criou logomarca, encontrou fornecedores e começou seu empreendimento. 


No começo foi difícil, não teve o retorno que esperava, mas mudou, se adaptou a realidade e depois de alguns anos de luta, o negócio cresceu e começou a dar certo. 


Numa noite, ele já está cansado, sozinho em sua empresa fechando o caixa, quando de repente, ele abre um envelope deixado sobre sua mesa e....BOOO!


É uma citação judicial!


Por não ter verificado com antecedência, o empresário descobriu que a marca em que investia já tinha registro por outra empresa, foi processado, gastou com advogado, custas judiciais, indenização à empresa que tinha registro sobre a marca e foi impedido de usá-la. Faliu e viveu arrependido para sempre. Fim. 


Registre sua marca

  

Acontece que no Brasil, de acordo com a Lei n. 9.279/96, dono da marca é aquele que primeiro tem seu registro efetivado no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), autarquia responsável pelo registro de marca e patente de invenção. 


Ou seja, dono da marca não é quem primeiro criou sua rede social e nem quem primeiro mandou imprimir um milheiro de cartão!


Ou seja, não importa quem primeiro pensou no nome da marca, quem criou o primeiro perfil nas redes sociais, quem desenvolveu o primeiro site ou mesmo quem primeiro imprimiu o primeiro rótulo. 


A regra é que o dono da marca é quem primeiro obtém seu registro no INPI. Ainda, além da segurança sobre seus investimentos, aquele que detém seu registro poderá solicitar que outros deixem de usá-la, solicitar a exclusão do perfil das redes sociais, do site e, caso não seja atendido, requerer judicialmente essas exclusões, acrescido de indenização por dano moral, dano material e a apuração de crime de uso indevido de marca, concorrência desleal, dentre outros. 


Dentre outras vantagens decorrentes do registro, podemos ressaltar uma maior credibilidade junto aos clientes e fornecedores, a possibilidade de licenciamento da marca ou de tornar o negócio uma Franquia e, ainda, o direito do uso do símbolo de marca registrada em seus produtos ®.  


Por fim, lembre-se de SEMPRE buscar por um profissional especializado antes de realizar qualquer investimento em sua pretensa marca, a fim de evitar prejuízos e decepções sobre seu negócio. 


Saiba mais sobre registro de marca: 

https://sebraepr.com.br/comunidade/artigo/sua-marca-e-mesmo-sua


Instagram @andretolentinoadv


avatar ANDRE VINICIUS TOLENTINO
Andre Vinicius Tolentino
Como advogado, palestrante e articulista, busco ressaltar os pontos de convergência entre patrão e empregado, como meio de colaborar com o desenvolvimento sustentável e humanista. Instagram @andretolentinoadvfavorite_outline Seguir Perfil
capa Novos Negócios
Novos Negócios
people 5617 participantes
Um espaço aberto para trocas de experiências sobre novos negócios. Se você já tem uma ideia de negócio, ou ainda não sabe por onde começar, este é o lugar certo! Aqui, você encontra conteúdos para te ajudar a ter sucesso nesta jornada empreendedora ¿¿
fixo
Em alta
Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
16 ago. 2022Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
Sebrae em Dados - Salões de Beleza
15 out. 2022Sebrae em Dados - Salões de Beleza
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?