Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightAmbientes de Inovaçãokeyboard_arrow_rightArtigos

Marca: O que é notificação extrajudicial?

avatar ISABELA LIMA BRAZ GUEDES
Isabela Lima Braz Guedesfavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt1
Marca: O que é notificação extrajudicial?
1 pessoa curtiu esse artigo
Criado em 09 JAN. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Se você usa uma marca no mercado e não fez o registro dela, você corre o risco de receber uma notificação extrajudicial.


Uma notificação extrajudicial é um documento pedindo para que você pare de usar uma marca. Isso porque outra pessoa ou empresa já usa essa marca e a registrou antes de você.

Todo mundo que usa uma marca sem ter feito o registro corre o risco de receber esse documento.


Quem faz a notificação extrajudicial?


O próprio titular da marca pode fazer esse documento, afinal, ele tem um caráter administrativo, e não jurídico.

Porém, na maioria das vezes, o titular contrata um escritório especializado para escrever e enviar a notificação.


Isso porque não é somente escrever e enviar, é preciso também acompanhar o desenrolar desse processo.


Na notificação, o titular da marca registrada dá um prazo para a pessoa, que está usando a marca sem autorização, pare de usá-la.


Assim, o profissional que estiver acompanhando o processo pode tomar as medidas necessárias ao fim desse prazo.

Caso a pessoa que está usando a marca sem autorização continue usando, o que pode ser feito é um processo jurídico.


No processo, o titular da marca, além de pedir que o infrator pare de usar a marca, também pode pedir uma indenização por esse uso.


notificação extrajudicial

Fonte: Unsplash


Quem pode receber uma notificação?


Qualquer pessoa que esteja usando uma marca sem ter feito o registro, pode receber uma notificação extrajudicial.

Muita gente fica despreocupada porque acha que isso só pode acontecer com grandes marcas famosas. Mas, não é bem assim.

Um caso recente de uma pequena empreendedora de Pernambuco chamou a atenção do Brasil inteiro.

Grabryelly Valença começou a fazer e vender brigadeiros no inicio da pandemia e usou o nome "Maria Brigadeiro Gourmet". Fez um Instagram com este nome e começou a ser vista, chegando a 150 mil seguidores.


Até receber uma notificação extrajudicial por e-mail solicitando que ela parasse de usar o nome, Gabryelly não sabia que o registro da marca era necessário.

Outra empresa já era detentora da marca "Maria Brigadeiro Gourmet" e Gabryelly estava infringindo a Lei de Propriedade Industrial (LPI) mesmo sem saber.


Isso porque, a LPI determina que quem registra a marca é o dono dela. Somente o dono tem direito exclusivo de uso e, inclusive, tem o direito de impedir outros de usá-la.

Agora, após ficar conhecida pelo nome que achou que tinha criado, e conquistado muitos clientes, a pequena empreendedora terá que pensar em outro nome e já garantir o registro para não passar por nenhum outro sufoco.


Recebi uma notificação extrajudicial. O que eu faço?


Se você recebeu uma notificação, avalie o documento. Veja se a marca é realmente igual a sua. Assim, você já vai verificar se existe alguma chance de continuar a usar o nome.

Se realmente for igual ou muito semelhante, e a pessoa tem o registro da marca, infelizmente você terá que parar de usá-la e pensar em outro nome para o seu negócio.


Dessa forma, é aconselhável que você responda a notificação informando que você irá interromper o uso da marca no prazo estipulado pelo titular.

Assim, nesse prazo, você corre para pensar em outro nome e garantir que seus clientes continuem com você, mesmo com essa mudança.

notificação extrajudicial

Fonte: Unsplash


Erros comuns entre empreendedores


Muitos empreendedores ainda pensam que, ao abrir seu CNPJ e registrar sua empresa na Junta Comercial, já está garantindo o uso exclusivo do nome. Mas não é assim.

O registro da marca só pode ser feito no INPI, Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

INPI é o órgão responsável pelos registros de marca no Brasil, além de outros tipos de registro, como patente, software, desenho industrial e outros.


Então, o ideal é que, quando for abrir sua empresa, seu CNPJ, já faça o registro da marca em paralelo.

Iniciando o processo nesse período, pelo menos você já vai saber se o nome está disponível antes de fazer os investimentos necessários em marketing.


O prejuízo de ter que trocar sua marca quando já está estabilizado no mercado, conhecido pelo público e com muito investimento feito naquele nome, com certeza é muito maior do que fazer o registro da sua marca no inicio do negócio.

Então, já sabe: registro de marca não é na Junta Comercial, nem na Receita Federal, nem no cartório.

Registro de marca no Brasil é só no INPI!


Como evitar?


Não é difícil evitar o recebimento de uma notificação extrajudicial. Basta fazer o registro da marca e garantir que ela seja sua antes de entrar no mercado.

O primeiro passo é garantir que ninguém mais tem um nome igual ao seu. Isso é possível fazendo uma boa busca de disponibilidade do nome. Assim, é possível saber se já existe marca igual ou muito semelhante à sua.

Depois disso, já entre com o processo de registro da marca. Esse processo pode levar, em média, 6 meses. Porém, quando você entra com o pedido de registro, já possui uma expectativa de direito. Ou seja, você entrou com o pedido antes de qualquer um.


Com o registro feito, se mesmo assim você receber uma notificação extrajudicial, não se desespere. É só responder à pessoa que lhe enviou o documento que seu registro está muito bem feito e que o seu direito de uso da marca está garantido pelo INPI.


Assim, se você quer garantir o registro da sua marca e saber mais sobre o processo temos materiais e informações bem interessantes.


Se você empreendedor imagina que o nome que escolheu para sua startup ou projeto é inovador, não se esqueça de realizar a pesquisa com profissionais e registrar seu nome. Garanta a vida de sua ideia por muito tempo!


______________________________________________________________


Gostou do conteúdo?

Clique em PARTICIPAR (clique logo abaixo deste artigo) da COMUNIDADE AMBIENTES DE INOVAÇÃO e se mantenha sempre bem informado/a!



avatar ISABELA LIMA BRAZ GUEDES
Isabela Lima Braz Guedes
Meu grande objetivo profissional é ajudar empresas a protegerem seu conhecimento por meio das ferramentas que a Propriedade Intelectual oferece. Tenho mestrado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação, feito na UEM. Trabalhei por 4 anos na Aintec, Agência de Inovação Tecnológica da UEL, onde fui de Secretária Executiva até Coordenadora de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia. Hoje, sou sócia e Head de Propriedade Intelectual na Magu Marcas e Patentes. Na Magu buscamos descomplicar a proteção da PI de forma que o titular faça parte do processo, acompanhando cada etapa e ciente de todos os andamentos.favorite_outline Seguir Perfil
capa Ambientes de Inovação
Ambientes de Inovação
people 1413 participantes
Os ambientes promotores de inovação são ativos de transformação dos ecossistemas. Por isso, criamos aqui um espaço para compartilhar conhecimento e experiências que podem ajudar os empreendedores e heads de inovação. Conecte-se agora e faça parte desta comunidade você também!
fixo
Em alta
O que é Inteligência Artificial?
25 nov. 2023O que é Inteligência Artificial?
Economia Circular: Importância e Desafios
05 dez. 2023Economia Circular: Importância e Desafios