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Mapeie o mercado com a Matriz SWOT

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Mapeie o mercado com a Matriz SWOT
Criado em 31 OUT. 2023
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Seguindo nossa série de ferramentas de design thinking para a aplicação em negócios, neste artigo abordaremos como podemos mapear o mercado utilizando a Matriz SWOT, que é uma sigla para Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças), usada para análise estratégica em empresas, organizações e por empreendedores que querem avaliar a sua posição no mercado e o planejamento do negócio de maneira eficaz. Usando a Matriz SWOT, você empreendedor terá uma visão do ambiente interno e externo, permitindo identificar fatores críticos que podem influenciar seu sucesso.  

A análise com a Matriz SWOT ajuda a empresa a:

·         Identificar todas as áreas do negócio para reunir suas forças.

·         Amenizar as fraquezas internas do seu empreendimento.

·         Explorar oportunidades emergentes no mercado.

·         Antecipar e se preparar para possíveis ameaças.


Mapear o mercado usando a Matriz SWOT é uma estratégia para avaliar a posição da sua empresa em relação ao ambiente de negócios, saiba como seguindo os passos abaixo:

1.       Identificação de Forças (Strengths)

Primeiramente, você deve identificar os elementos internos que dão uma vantagem competitiva à sua organização. Isso pode incluir recursos, habilidades, reputação ou qualquer outro atributo que a empresa domine. Considere o que sua empresa faz bem e o que a diferencia da concorrência.

2.       Identificação de Fraquezas (Weaknesses)

Aqui é importante reconhecer quais são os recursos limitados, processos ineficientes ou qualquer outro fator interno que possa prejudicar seu desempenho. Pergunte-se onde sua empresa está enfrentando dificuldades, quais são as limitações de recursos, e quais aspectos precisam de melhoria.

3.       Identificação de Oportunidades (Opportunities)

Depois de mapear os pontos fortes e fracos da sua empresa, concentre-se em fatores externos que podem ser benéficos para o crescimento do seu empreendimento. Isso pode envolver tendências de mercado, demanda crescente por determinados produtos ou serviços, ou mudanças regulatórias que favoreçam seu setor. Você pode explorar tendência seguindo o nosso Guia de Tendências, publicação anual feita pelo Sebrae Paraná, com o compilado de informações e tendências que estão bobando na atualidade, veja aqui mais informações sobre o Guia. Pergunte-se quais oportunidades externas podem beneficiar sua empresa.

4.       Identificação de Ameaças (Threats)

Para ameaças, analise as que sua empresa enfrenta, como concorrência, variações econômicas, mudanças tecnológicas ou questões de regulamentação. Considere fatores externos que podem prejudicar o desempenho da sua empresa.

5.       Criação da Matriz SWOT

Veja que, nos dois primeiros tópicos são compostos por fatores internos e nos dois tópicos seguintes são de fatores externos, com isso, crie a matriz com quatro quadrantes, nomeando-os Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças. Liste os elementos identificados nas etapas anteriores nos quadrantes apropriados da matriz.

6.       Análise e Estratégia

Faça a análise para identificar insights e tendências. Com essa base, desenvolva estratégias para maximizar suas forças, abordar suas fraquezas, aproveitar as oportunidades e reduzir as ameaças. Defina metas e ações concretas para implementar as estratégias identificadas.

7.       Monitoramento Contínuo

Após a elaboração da Matriz SWOT, a empresa pode desenvolver estratégias específicas com base nas conclusões. Por exemplo, pode alavancar suas forças para aproveitar oportunidades ou trabalhar na melhoria das fraquezas para minimizar potenciais ameaças. O processo é dinâmico e contínuo, adaptando-se às mudanças no ambiente de negócios.


Mapear o mercado usando a Matriz SWOT permite que sua empresa tome decisões mais assertivas e estratégicas, entendendo quais são suas vantagens competitivas, se preparando para enfrentar desafios e aproveitando oportunidades de mercado.

E então, gostou de saber como mapear o seu negócio usando essa ferramenta? Fique à vontade para deixar um comentário. Seguindo com a nossa série, na próxima vamos falar sobre como conhecer o seu público através da técnica de entrevistas. Até lá!

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Fernanda Lopes De Matos
Designer de Produto no ONLab Laboratório de Inovação do Sebrae PR.favorite_outline Seguir Perfil
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