Quer seu foco atual seja melhorar a cadeia de suprimentos, layout de loja, gerenciamento de estoque ou preços (incluindo descontos e vendas), é vital que suas operações de varejo estejam em sintonia para ajudar a manter seu negócio funcionando com sucesso e eficiência. Embora existam vários processos e fluxos de trabalho que afetam as operações de varejo, vamos nos concentrar em quatro áreas: gerenciamento de estoque, otimização da loja física, experiência omnichannel e fidelização de clientes.
O mapeamento dos processos
Para manter seus clientes satisfeitos, seus níveis de estoque devem ser precisos em todos os canais de vendas e seu depósito deve operar de forma eficiente para que os pedidos possam ser atendidos rapidamente e com menos erros.
Sua loja física deve ser convidativa e levar seu cliente em uma viagem, enquanto seus canais de vendas online devem permitir transações sem barreiras, processamento rápido de pedidos e integração perfeita com os sistemas no centro de seu negócio. Mas como você pode garantir operações de varejo otimizadas?
Gerenciamento de estoque
Otimize o layout de seu estoque. Para garantir que suas equipes de logística e atendimento trabalhem com rapidez e eficiência, considere o layout de seu estoque. Coloque os itens mais vendidos perto das embalagem e, se algum item for vendido junto com frequência, deixe-os um ao lado do outro no depósito.
Verificação regular. Controle seus produtos conduzindo verificações regulares de estoque, para que erros ou problemas com mercadorias em falta sejam detectados rapidamente. Se estiver usando um sistema de gerenciamento de varejo com atualizações de estoque em tempo real, seu monitoramento deve ser mais rápido, uma vez que os itens já estão em seu sistema.
Fique de olho nas taxas de pedidos. No varejo, você deve sempre se esforçar para obter taxas de pedidos corretas. Por isso, é importante relatar os motivos das devoluções dos clientes e os motivos pelos quais as mercadorias não foram enviadas no prazo. Analise os dados e aja de acordo com suas necessidades.
Otimização da loja física
Analise os produtos mais vendidos. Para tornar sua loja física mais eficaz, deixe que os dados de seu ponto de venda e outros sistemas de negócios o aconselhem sobre quais itens são os mais vendidos, em comparação com aqueles que não vendem tão bem. Em seguida, analise como você está comercializando esses produtos e veja se eles podem se beneficiar do cross-merchandising (quando produtos de diferentes categorias são expostos lado a lado) em sua loja. Esta técnica visa melhorar o giro de produtos com pouca saída.
Faça relatórios de vendas. Use suas ferramentas de relatório para entender quais promoções estão gerando mais tráfego na loja e procura por sua marca. Considere executar essas promoções por mais tempo (se não for prejudicial aos lucros) ou use a mesma promoção novamente no futuro.
Deixe o seu ponto de venda atraente. Sua loja física deve estar sempre limpa, agradável e convidativa. No entanto, você também deve prestar atenção em como seus clientes se comportam na loja a fim de orientá-los nas compras. Use mercadorias como redutoras de velocidade para garantir que eles não trafeguem muito rápido pelas gôndolas. Você também pode usar expositores no balcão para que o consumidor seja impactado mais de uma vez pelo produto e realize a chamada compra por impulso.
Experiência omnichannel
Avalie as experiências de compra que sua empresa oferece
Você sabia que a aquisição de novos clientes é de cinco a 25 vezes mais cara do que manter um cliente existente? Por isso, oferecer um programa de fidelidade é uma ótima maneira de aprimorar as experiências de compra. Seu sistema de PDV deve capacitá-lo a recompensar clientes leais, bem como vincular suas recompensas na loja ao e-mail marketing e outras campanhas. Disponibilizar recursos, como Wi-Fi gratuito, também pode significar melhores experiências de fidelização para seus clientes.
Sua equipe também tem um grande impacto na retenção de clientes. Forneça consistentemente a todos os funcionários treinamento de atendimento ao cliente e garanta que os esforços de recrutamento tragam os melhores talentos para atender sua clientela.
Avaliar o desempenho de sua empresa nessas quatro áreas pode revelar mudanças que devem ocorrer para melhorar a eficiência e o atendimento ao cliente e a lucratividade. No atual clima competitivo de varejo, é hora de fazer um balanço e certificar-se de que sua empresa está no caminho certo.