Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightNegócios em Turismokeyboard_arrow_rightArtigos

Macrotendências e Destino Turístico Inteligente Campo Largo

avatar DARTILENE DE SOUZA E SILVA
Dartilene De Souza E Silvafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt2
Macrotendências e Destino Turístico Inteligente Campo Largo
2 pessoas curtiram esse artigo
Criado em 28 ABR. 2023
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Destino turístico inteligente (DTI) é um destino turístico que gerencia seus processos e seu território de forma inovadora e sustentável, comprometido com pilares que impactam positivamente a qualidade de vida dos moradores e a experiência dos turistas. (Fonte: modelo DTI Brasil; MTur, 2022).


Este conceito deriva das Smart Cities que prevê uma nova perspectiva sobre o espaço urbano favorecendo a sociedade em diversos níveis. São definidas como as cidades com desempenho satisfatório em termos de resultados econômicos, de governança, mobilidade e meio ambiente, alinhado a cidadãos com comportamento consciente independente. (Giffinger et al, 2007).


Um DTI promove a qualidade de vida dos seus habitantes e uma boa experiência para os turistas que a visitam. Os pilares trabalhados dentro do DTI são: Governança, Inovação, Tecnologia, Sustentabilidade, Acessibilidade e Experiência.


Estes pilares estão conectados com algumas das macrotendências mundiais para 2030, de acordo com o estudo do Departamento de Economia, Competitividade e Tecnologia da FIESP, 2023:  


  • Expansão do entretenimento e turismo, pois o crescimento da renda e novas tecnologias poupadoras de trabalho permitirão maior tempo de lazer aos trabalhadores;
  • Urbanização e emergência de megacidades onde o aumento da urbanização e sofisticação tecnológica darão origem a cidades inteligentes (smart cities) com previsão de automação e integração dos sistemas de transporte, energia, prevenção de acidentes, saneamento, água, etc.;
  • Infraestrutura moderna e competitiva, principalmente no que diz respeito aos transportes, energia e telecomunicações e educação.
  • Observando essas macrotendências percebe-se que conhecer e melhorar os pilares do DTI são fundamentais para se transformar o município num lugar melhor para seus moradores e visitantes. Campo Largo, no Paraná, distante a apenas 24,5km da capital, possui cerca de 133.865 habitantes (IBGE, 2020) e extensão territorial de 1.243.551 km2, iniciará seu diagnóstico de DTI nos próximos meses.


Tal estudo buscará identificar seu posicionamento tecnológico em termos de site, APP, redes sociais, infraestrutura de telecomunicação, entre outros. Outro ponto a ser verificado é o funcionamento da governança: COMTUR, Plano Municipal de Turismo, relação com a Instância de Governança Regional IGR e associação comercial local, fundo municipal de turismo, etc. Na dimensão sustentabilidade serão observados dados como IDH, PIB, ISS, empregos, a parte de infraestrutura (transporte público, rede de esgoto, coleta de lixo, acessibilidade) e ainda como está a gestão ambiental municipal. Finalizando a etapa do diagnóstico serão analisados os aspectos relacionados com a experiência: reputação do destino, ambiente de inovação e as experiências turísticas.


O capítulo experiências turísticas será trabalho numa jornada com workshops e mentorias com os empresários do município para oferecer experiências turísticas memoráveis, mas isso será contado no próximo texto! Não deixe de acompanhar!

avatar DARTILENE DE SOUZA E SILVA
Dartilene De Souza E Silva
Graduada e Mestre em Turismo (UFPR); Especialista em Gestao de Pessoas e em Planejamento e Gesato de Negocios. Desde 2006 vem se especializando em Normalizacao no Turismo atuando como instrutora e consultora para orientacao e/ou implantacao de normasfavorite_outline Seguir Perfil
capa Negócios em Turismo
Negócios em Turismo
people 1288 participantes
Conteúdo relevante, prático e instrutivo, indicando soluções para as empresas e atores ligados aos negócios de turismo e viagem buscarem novos caminhos e superarem a crise.
fixo
Em alta
Experiências turísticas do Paraná
29 nov. 2022Experiências turísticas do Paraná
Origem e importância dos bares
18 nov. 2022Origem e importância dos bares
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?