Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightFinanças e Tributoskeyboard_arrow_rightArtigos

Lula sanciona Marco das Garantias

avatar ELMO SILVEIRA DE SOUZA
Elmo Silveira De Souzafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Lula sanciona Marco das Garantias
Criado em 17 NOV. 2023
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Inteligência Competitiva atua no monitoramento de diversos temas de alta relevância para um determinado público alvo. Ela proporciona a visualização de oportunidades. Por meio de informações assertivas, torna-se possível identificar tendências, desafios e necessidades desse público alvo em específico. 


No caso da Inteligência Competitiva do Sebrae/PR, buscamos levar conteúdos para os nossos clientes Empreendedores e Empresários de Micro e Pequenas Empresas, de modo a contribuir para uma tomada de decisão mais assertiva a respeito dos mais diversos temas do cenário empreendedor e empresarial. 


Neste Alerta de Inteligência SEBRAE, abordamos o tema


Lula sanciona Marco das Garantias


Alex Kruger, economista renomado na área de crédito destacou a relevância de medidas que simplificam o processo de garantias e tornam o ambiente de crédito mais acessível. Ele ressaltou que o custo elevado dos empréstimos e a burocracia associada às garantias eram obstáculos significativos para os empreendedores no Brasil. Com a implementação dessa legislação, espera-se que mais empreendedores tenham acesso a crédito com condições.


A sanção do "Marco das Garantias" pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva representa um marco significativo na busca por maior acessibilidade ao crédito no Brasil. Essa medida busca flexibilizar o uso de imóveis como garantias para empréstimos, simplificando o processo de execução de dívidas por parte de bancos e credores em casos de inadimplência. A aprovação dessa legislação é uma resposta à necessidade de reduzir o custo dos empréstimos no país, o que tem sido uma barreira significativa para o crescimento de micro e pequenas empresas, bem como para o mercado imobiliário.


Essa nova lei permitirá que empreendedores, incluindo micro e pequenos empresários, utilizem seus imóveis como garantia para obter crédito com mais facilidade e a taxas de juros potencialmente mais baixas. Além disso, simplificará o processo de execução de dívidas em caso de inadimplência, tornando-o mais eficiente e ágil, o que pode beneficiar tanto os credores quanto os devedores. No entanto, vale ressaltar que parte do texto foi vetado, especificamente a disposição que permitia a apreensão de veículos dados como garantia sem autorização judicial, indicando um equilíbrio entre facilitar o acesso ao crédito e preservar os direitos individuais.


A relevância dessa notícia se dá devido a facilitação do acesso a crédito, o que é fundamental para o crescimento e desenvolvimento de seus negócios. Com custos de empréstimos reduzidos, os empreendedores terão mais oportunidades de investir, expandir suas operações e superar desafios financeiros, o que pode impulsionar a economia local e estimular o empreendedorismo na região. Além disso, ao facilitar o acesso a financiamentos, o "Marco das Garantias" pode contribuir para a geração de empregos e o fortalecimento do setor empresarial, beneficiando não apenas os micro e pequenos empreendedores, mas também a economia como um todo no Paraná.




Para você ter uma experiência completa, sugerimos que faça o download do arquivo em anexo para ter acesso aos links deste Alerta de Inteligência. Desta forma, será possível você acessar as fontes de informação que foram utilizadas na construção deste conteúdo.


avatar ELMO SILVEIRA DE SOUZA
Elmo Silveira De Souza
Sou colaborador do SEBRAE/PR há mais de 19 anos. Tenho atuado em diversos Projetos e Atividades relacionadas a Inteligência Competitiva, Gestão do Conhecimento e Planejamento Estratégico. Atualmente trabalho na Unidade de Gestão Estratégica - Núcleo de Inteligência e Conhecimento. Sou bacharel em Administração de Empresas; MBA em Gestão de Negócios com ênfase em Micro e Pequenas Empresas; MBA em Desenvolvimento de Ambientes Empresariais e Projetos Setoriais e MBA em Marketing e Vendas.favorite_outline Seguir Perfil
capa Finanças e Tributos
Finanças e Tributos
people 4581 participantes
Comunidade digital que reune informações e conteúdos sobre FINANÇAS e TRIBUTOS diariamente. Participe!
fixo
Em alta
Tire dúvidas sobre: Empréstimo, Financiamento, Crédito e Fampe.
12 mai. 2020Tire dúvidas sobre: Empréstimo, Financiamento, Crédito e Fampe.
Tire dúvidas sobre: Empréstimo, Financiamento, Crédito e Fampe.
12 mai. 2020Tire dúvidas sobre: Empréstimo, Financiamento, Crédito e Fampe.
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?