Um dos destaques do terceiro dia da Feira do Empreendedor 2020 foi a palestra do jornalista e economista Luís Artur Nogueira. O especialista comandou uma apresentação sobre as tendências do cenário econômico e o futuro do setor financeiro. Luís trouxe uma apresentação interativa, comentando algumas mudanças que estão acontecendo na pandemia, como a oferta de uma vacina.
Ao analisar o cenário mundial, o jornalista pontuou quatro principais incertezas que podem afetar a balança econômica. Entre esses pontos estão uma segunda onda do coronavírus, a escalada dos protestos antirracismo, o conflito digital entre China e Estados Unidos e, por fim, a incerteza nas eleições americanas, mesmo com os resultados já definidos.
O Brasil precisa ter uma política externa abrangente e inteligente. O País precisa querer fazer negócios com todos os países e blocos comerciais que são relevantes. O Brasil deveria dizer sim para a China, Estados Unidos, ao Mercosul e ao nosso vizinho, a Argentina, opinou Luís ao citar as relações internacionais do Brasil. Em sua análise, Nogueira também previu que apesar da queda no PIB mundial em 2020, esse número deve subir cerca de 5% no próximo ano.
Ao comentar os impactos da pandemia na economia nacional, Luís destacou a alta do dólar, bem como a queda nas bolsas de valores, o fechamento de fábricas e do varejo e também a redução de salários. Para passar pelo momento da crise, o jornalista comenta que existe um desafio a ser enfrentado no País. A partir do ano que vem há um enorme desafio, que é encerrar o auxílio emergencial e criar um programa de renda. O fato é que esse programa vai substituir o Bolsa Família. A ideia é evitar que a renda média do brasileiro despenque, disse.
Leia a matéria completa aqui.