É bem comum os empresários acharem que lucratividade e rentabilidade são a mesma coisa, e isso é até aceitável porque realmente confunde pelos termos se referirem a dinheiro.
Mas são coisas diferentes e acredite uma empresa pode ser lucrativa e não ser rentável e vice e versa, o que muda em relação as duas é o que é considerado para a análise.
Se você tinha dúvida em relação esses termos, fique tranquilo que nesse post vamos te explicar certinho e poderá verificar se sua empresa é lucrativa e rentável ao mesmo tempo.
A lucratividade é a relação entre o lucro líquido e as vendas, isso porque o valor das vendas não é da empresa, pois para o produto estar pronto para consumo ou o serviço ser prestado vários sacrifícios foram necessários. Nesses sacrifícios estão inclusos: os custos que estão ligados a produção, a compra da mercadoria ou a própria prestação do serviço; os impostos que precisam ser recolhidos e outras despesas do período da venda, no final sobra uma pequena fatia do montante. O indicador de lucratividade mostra em termos percentuais quanto sobrou de lucro. Como nos outros indicadores temos uma fórmula para facilitar nossa vida que é L = (lucro líquido/vendas brutas) x 100
Em contrapartida a rentabilidade é relacionada ao retorno do investimento, ou seja, compara-se o lucro líquido ao investimento inicial para saber se vale a pena continuar com a atividade ou a aplicação ou se compensa investir o dinheiro em outra coisa que dá mais retorno e eventualmente menos trabalho. Ela também pode ser utilizada para ver o tempo de retorno do investimento, fórmula R = (lucro líquido/investimento do negócio) x 100
Vamos para um exemplo, Marcos tinha um dinheiro guardado e resolveu investir em um grande sonho abrir uma loja de artigos do vestuário, para isso investiu 80.000,00. A loja no mês de outubro vendeu 25.000,00 sendo que teve um lucro líquido de 5.000,00.
Lucratividade = (5.000,00/25.000,00) x 100
Lucratividade = 20%
Rentabilidade = (5.000,00/80.000,00) x 100
Rentabilidade = 6,25%
Com esses dados podemos dizer que a empresa tem 20% de lucratividade, percebe como quando definimos um preço de venda aquele percentual aplicado não é o que realmente representa o lucro?
Por isso é importante fazer essa análise, se o empreendedor quer ter 30% de lucro ele precisará mudar alguma coisa, pode ser reduzir custos, aumentar preço e assim a tomada de decisão se torna mais efetiva.
Em relação à rentabilidade esse investimento está tendo o retorno de 6%, então se uma aplicação paga 10% talvez seria melhor mudar o foco do investimento, mas essas decisões precisam ser pautadas em várias informações e outros indicadores.
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