Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightMulheres Empreendedoras keyboard_arrow_rightArtigos

Loja conceito: o que é e se é válido para seu negócio

avatar FLAVIA DE SIQUEIRA VIANA
Flavia De Siqueira Vianafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
 Loja conceito: o que é e se é válido para seu negócio
Criado em 03 MAI. 2023
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Você já deve ter escutado a respeito da loja conceito, que é uma maneira de oferecer aos clientes uma experiência diferenciada para que eles conheçam uma marca. No geral, esse tipo de loja se tornou muito popular no final dos anos 90 e no começo dos anos 2000, quando grifes internacionais passaram a expor seus produtos antes de expandir os seus negócios.


A ideia é ótima, principalmente para as empresas que são mais recentes e querem experimentar novas formas de vender seus produtos, dando uma amostra aos clientes.


Como funciona uma loja conceito?


Ao criar uma marca, tudo deve ser pensado, principalmente o seu público-alvo. Dificilmente, você conseguirá vender seus produtos com sucesso se não souber exatamente quem é o seu cliente e o que ele busca. A loja conceito serve como um experimento para os seus clientes e para a sua empresa.


Uma loja de e-commerce, por exemplo, expandiu os negócios de tal maneira que deseja, agora, vir para o mundo das lojas físicas. Mas não se trata de simplesmente alugar um espaço e vender os seus produtos, já que, se não for uma decisão estudada, isso pode se tornar um tiro no pé.


Por isso, as lojas conceitos podem ser muito úteis para saber se seria rentável manter uma loja física dos seus produtos, ajudando também a estudar uma série de outras coisas em relação ao perfil de cliente e disposição dos produtos, por exemplo.


Normalmente, as lojas conceito têm um design diferenciado, para destacar a marca que está exposta e chamar mais a atenção do público e o design deve refletir a personalidade da marca. 

Por isso, escolha detalhes de decoração e revestimentos que façam sentido para a sua marca, principalmente que reflitam uma boa qualidade e refinamento, como piso de porcelanato, vidros para deixar o local bem iluminado, luzes de LED coloridas com as cores da marca, etc. 


A intenção é dar um impacto no cliente, pois a loja conceito também oferece um atendimento mais personalizado, para que a compra seja única.


As lojas conceito também costumam ter um espaço maior e devem ser posicionadas em lugares de destaque e fácil acesso.


Vale a pena investir em uma loja conceito?

  

Para responder a essa pergunta, basta você pesar na balança o quanto de investimento poderia aplicar em uma loja conceito e quais são as metas e os objetivos do seu negócio. 


Isso porque é necessário alugar um espaço de fácil acesso, grande, e contratar designers e arquitetos para que a loja tenha a cara da marca, além de ter uma boa quantidade de produtos disponíveis para deixar na loja e funcionários qualificados para atender os clientes.


Se essa ideia estiver alinhada com os objetivos, as metas e o orçamento da sua marca, então vale, sim, investir em uma loja conceito!


avatar FLAVIA DE SIQUEIRA VIANA
Flavia De Siqueira Viana
favorite_outline Seguir Perfil
capa Mulheres Empreendedoras
Mulheres Empreendedoras
people 1784 participantes
Somos uma comunidade de mulheres empreendedoras, que lutam diariamente para superar as dificuldades e chegarmos onde queremos! Somos fortes e empoderadas.
fixo
Em alta
Empreender é sobre Crescer e Contribuir
20 out. 2022Empreender é sobre Crescer e Contribuir
Seja a Influenciadora do seu negócio!
10 ago. 2022Seja a Influenciadora do seu negócio!
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?