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Live Commerce como parte das Estratégias de Vendas

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Live Commerce como parte das Estratégias de Vendas
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Criado em 14 DEZ. 2022
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O Live Commerce é uma combinação de transmissão ao vivo e comércio eletrônico, ou seja, assistir e comprar ao mesmo tempo. Esse tipo de transmissão tem se tornado muito popular no Brasil e será a próxima onda da revolução do comércio eletrônico.


Mas essa estratégia já tem sido adotada há muitos anos por outros países, e com o "boom" nas vendas foi se espalhando por todo o mundo!


Em maio de 2016, o evento conhecido com "Taobao Live" realizado pelo Alibaba marcou uma nova era. O Live Commerce foi um sucesso tão grande que resolveram colocar como um braço importante de vendas na campanha para o Dia dos Solteiros (Sim, os solteiros têm um dia na China ).


Em 2020, logo nos primeiros 30 minutos da campanha, a gigante chinesa arrecadou impressionantes US$ 7,5 bilhões!


Neste texto vamos entender como funciona essa nova estratégia de vendas e como sua empresa pode SURFAR nessa onda incrível que atingiu o Brasil!


Como funciona uma Live Commerce? 


O Live Commerce funciona como uma estratégia para aproximar o cliente da empresa. A ideia é ser divertido e imersivo, mantendo os espectadores assistindo por mais tempo.


O formato da live precisa ser o mais atrativo possível, com influenciadores fazendo chamadas importantes e testando produtos, podendo chamar cantores, afinal esse tipo de evento precisa de entretenimento durante as promoções.


Esse formato é muito conhecido dos brasileiros, utilizado por gigantes como a Polishop. Você se lembra de ligar a televisão e ver a demonstração de uma super câmera fotográfica? Pois então, esse formato antigo foi repaginado, e agora é feito através do Live Commerce! Ele também abrange as jornadas de decisão do cliente, desde a conscientização até a compra.


Estratégias que eram usadas na TV também são usadas nas Lives, como por exemplo, limite no tempo e cupons únicos, que podem gerar um senso de urgência. As empresas relatam taxas de conversão próximas a 30%, ou seja, até dez vezes mais altas do que no comércio eletrônico convencional.


Será que vale a pena para minha empresa? 


Você deve estar se perguntando: Mas, a minha empresa não tem como contratar um influencer. Calma, você não precisa fazer uma parceria com um ator global! Atualmente, é possível fazer parcerias com influencers que têm credibilidade em plataformas como Instagram, TikTok e Youtube.


Fique de olho no público alvo da pessoa que você quer seja porta voz da sua empresa e peça para ela um relatório sobre audiência. Dessa forma, é possível colocar em números os possíveis resultados da Live Commerce.


Mas, por que o Live Commerce está em alta e seria interessante para sua empresa aderir? 


Então a resposta é sim! Vale muito a pena fazer uma Live Commerce e utilizar de uma data especial para incentivar o seu cliente a realizar uma compra.


Formatos de Live Commerce

  

É importante já ter em mãos quais serão os produtos que você pretende oferecer, quais serão as promoções, condições de pagamento e outras informações atrativas para o seu cliente.


Agora, vamos decidir juntos qual será o formato da Live da sua empresa:


  • Tutoriais: Funcionam com demonstrações do seu produto, por exemplo, se você quer vender uma maquiagem será necessário alguns modelos para testar a qualidade do material e como aderir na pele. Esse formato é muito eficaz, não apenas para mostrar ao público como aplicar ou usar um produto específico, mas também para sugerir como combiná-lo com outros produtos, abrindo oportunidades de vendas cruzadas.


  • Entrevistas: Chame uma pessoa com um nome importante no seu segmento e que tenha autoridade de marca e converse sobre os assuntos pertinentes. Durante a live você pode gerar cupons de desconto para compra de produtos específicos.


  • Influencers: Além de aumentar a sua visibilidade e audiência, com certeza você terá um entretenimento garantido para os clientes. Essa pessoa será responsável por representar a sua empresa e falar sobre os diversos benefícios que os produtos possuem! Durante a live, você pode oferecer descontos com tempo limitado e também, fazer o lançamento de uma super coleção.



Case Americanas: Black Friday  



A Americanas fez um movimento inédito na última Black Friday, que pode te inspirar a sair do convencional! No dia 24 de novembro estreou o Show da Black Friday, iniciativa pioneira de Live Commerce no Brasil desenvolvida pelo YouTube e pela Play9, em parceria com a Americanas.


Com transmissão no YouTube, nomes de peso compareceram como, por exemplo, Felipe Neto, que foi o anfitrião do evento e apresentou por cerca de 3h30. Além dele, outros influenciadores estiveram presentes como, Gkay, Ana Clara, Camilla de Lucas e muitos outros.


Durante a Live aconteceram diversas gincanas entre os influencers, algo que o público gosta muito, e nos intervalos tinham a liberação dos descontos exclusivos para aquele período de transmissão ao vivo.


Este ano teve um gostinho especial, porque além de ser Black Friday, acontecia também o maior evento esportivo do mundo - a copa do mundo! E apesar do Brasil não ser campeão (Nem me lembre disso), as televisões foram um dos itens mais procurados! Inclusive, o cenário que acontecia a Live era inspirado no futebol.


Nem tudo são flores, apesar do evento ter sido um sucesso, a Black Friday deste ano não foi muito satisfatória. Segundo levantamento da Confi.Neotrust, do dia 24 até as 19h do dia 25, as vendas caíram mais de 30% em comparação a 2021.


Mesmo assim, a Americanas conseguiu um marco histórico em posicionamento de marca! Ela havia ficado em 15º lugar em 2021 e passou para a liderança do ranking este ano. Em segundo lugar está a Amazon, que também subiu posições em relação ao ano passado, quando ficou em 11º lugar. 


Quais são os benefícios do Live Commerce?


Acho importante falar dos casos reais, sem fantasiar resultados ou idealizar um super número de crescimento! Como disse anteriormente, a Black Friday para Americanas não foi das melhores, mas a relevância da marca mudou consideravelmente!


Pode ser que nesta campanha eles não tenham atingido os números que eles estavam esperando, contudo sabemos que o branding é uma conquista a longo prazo, e com certeza, nas próximas datas comemorativas, eles vão colher frutos muito bons por causa Live Commerce.


Separei aqui alguns benefícios que podem mudar a forma como você enxerga esse tipo de estratégia:


  • Crie uma experiência na loja online: É exatamente isso que está faltando no mundo do comércio eletrônico. Não estamos falando apenas de uma compra online, mas de um tempo de qualidade, prazeroso, apaixonante na internet. Isso envolve uma interação humana que faz com que os seus clientes se sintam mais conectados com sua empresa. 

  • Aumente suas taxas de conversão de vendas: É claro que isso exige uma estratégia de marketing bem pensada, porque se não der certo, provavelmente a culpa foi do planejamento mal feito! Tenha um anfitrião que fascine seus clientes e aumente a intenção de compra.

  • Alcance um novo público: A transmissão ao vivo atinge um público maior porque literalmente qualquer pessoa pode participar da transmissão ao vivo, sem contar que o próprio algoritmo da plataforma pode te ajudar a levar esse conteúdo para pessoas que não acessam normalmente.


Aproveite essa tendência!


Se você está pensando em planejar uma Live Commerce, não esqueça de otimizar seu conteúdo para seu público. Se você estiver transmitindo por meio de um site social, lembre-se de que é provável que seu público seja mais jovem.


Planeje, planeje e planeje! Esse é o maior segredo para que tudo saia de acordo com o que foi idealizado.


E uma última dica: Seja autêntico!


Faça algo que seja a cara da sua empresa ao invés de copiar a fórmula do seu concorrente! =)



avatar BIANCA BECKER DE LIMA
Bianca Becker De Lima
Sou Estrategista Digital, Produtora de conteúdo e Coordenadora da Comunidade Sebrae. Formada em Administração de Empresas, pós graduada em Marketing pela PUC/PR, tenho especializações em Marketing Digital. Apaixonada pelo vídeomarketing, também ensino pessoas a gravarem vídeos e atuarem no Instagram. Trabalho no Sebrae/PR há 10 anos :)favorite_outline Seguir Perfil
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