A iniciativa de lideranças de uma cidade importante ao Noroeste do Paraná é inspiradora. Maringá é a terceira cidade maior do estado, conhecida pelo seu planejamento urbano, qualidade de vida aos seus moradores e uma das cidades mais arborizadas do país. Além destes atributos, possui um forte associativismo, alavancando o desenvolvimento econômico de forma robusta.
Lideranças de diversas organizações e instituições, como Prefeitura Municipal de Maringá, Associação Comercial e Empresarial de Maringá, Sociedade Garantidora de Crédito (SGC) - Noroeste Garantias e SICOOB, se uniram numa ação voluntária para apoiar os empreendedores de pequenos negócios neste momento de crise.
Movimentos como estes, também são conhecidos como Sociedade Civil Organizada (OSC), que indica o conjunto de organizações e instituições cívicas, sem fins lucrativos, que prestam um serviço com finalidade social. Assim, SGC Sociedade Garantidora de Crédito Noroeste Garantias e Sicoob criaram uma linha de crédito às micro e pequenas empresas (MPE) para capital de giro, com juros reduzidos, carência e prazos maiores para pagamento.
Você poderá saber mais sobre a linha de crédito da Noroeste Garantias no site da entidade.
Entre vários objetivos desta ação, três destacam-se como primordiais:
- Apoiar o empreendedor para que ele possa pagar a folha de pagamento
- Manter o máximo de empregos
- Consultorias para planejar estratégias pós crise
Carlos Ferraz, presidente da Sociedade Garantidora de Crédito (SGC) - Noroeste Garantias, conta um pouco mais sobre esta excelente iniciativa.
Na primeira semana após o lançamento da nova linha de crédito, mais de 1000 ligações ocorreram, gerando cartas de garantias para os empreendedores acessarem os recursos.
Alguns empresários já foram beneficiados e se você quer saber mais sobre o que está acontecendo, veja outras matérias.
Além do apoio financeiro, os empresários também poderão contar com consultorias gratuitas online. Consultorias onde o empresário pode reorganizar sua agenda financeira, repensar seus custos fixos e variáveis, fluxo de caixa e muitos outros pontos primordiais para reorganizar a parte financeira e a gestão do seu empreendimento, pensando no momento atual e já olhando para o período de recuperação e avanço pós pandemia.
Ações como estas reforçam o espírito de união que existe entre as lideranças e entidades do município, que possuem um propósito comum muito forte, que é a COOPERAÇÃO.
Se você tem uma história que possa inspirar outras pessoas, compartilhe conosco aqui na Comunidade.
Adriano Pereira da Silva
apsilva@pr.sebrae.com.br
O Sebrae está com atendimento 100% digital neste período. Mesmo de casa, vamos orientar você, com relação a sua empresa. Nos acione através dos seguintes canais: WhatsApp / Chat / Facebook / E-mail