O ESG tem movimentado o mundo dos investimentos e, cada vez mais, empresas buscam por informações para adequar processos e torná-los mais sustentáveis. Para a BlackRock, maior gestora de ativos financeiros do mundo, os negócios de hoje estão interconectados e, para manter-se ativa no longo prazo, uma empresa deve criar valor e ser valorizada pelos seus stakeholders - partes interessadas.
Este é um processo inevitável: os stakeholders esperam que as empresas desempenhem um papel mais sustentável na sociedade, contribuindo com a descarbonização da economia global e desenvolvendo as comunidades onde estarão inseridas. Mas entender o ESG e implantar suas práticas não é uma tarefa fácil e exigirá tempo e investimentos, para gerar valor de longo prazo e garantir a perpetuidade da marca diante da sociedade.
A grande questão é saber: Qual a relação do ESG com o futuro dos negócios?
O termo ESG advém do inglês (Environmental, Social and Governance) e traduzindo para o português tem-se o ASG, referindo-se a Ambiental, Social e Governança. Num futuro, que já começou, o ESG afetará todas as empresas, indiferente do porte e setor de atuação, pois uma das coisas que afetará as decisões de alocação de capital, por parte de investidores, será o nível de maturidade da empresa em relação à sustentabilidade.
Todas as empresas e todos os setores serão transformados pela transição para um mundo mais sustentável. A questão é: sua empresa vai liderar ou será liderada neste processo?
Percebendo a necessidade de gerar informações de qualidade, este artigo apresenta de forma bastante resumida, alguns passos iniciais que uma liderança deve avaliar, quando ela pretende implantar práticas de ESG em sua empresa:
Passo 1 Descubra o Norte de Sua Empresa
Saber o motivo que leva uma empresa a querer implantar as práticas de ESG é ponto crucial para o sucesso deste projeto. Quando uma empresa concorda com a implantação de práticas de ESG, significa que ela deve definir uma Governança para a Sustentabilidade, inserindo ações e criando uma cultura corporativa mais humanizada e que valoriza as práticas socioambientais.
Segundo Larry Fink, repetidamente, muitos CEOs de empresas nos últimos anos compartilham que o sucesso de uma empresa é ter claro o senso de propósito, valores corporativos consistentes e, crucialmente, reconhecer a importância de se envolver e entregar valor às partes interessadas.