Qual é o seu estilo de liderança? Dentre os diversos tipos existentes, você já ouviu falar em liderança situacional? Ela envolve importantes habilidades, como a capacidade de se adaptar a mudanças e lidar com diferentes perfis de pessoas. Será que você se encaixa nas competências necessárias desse modelo? Confira o nosso artigo!
O que é?
Liderança situacional, como o próprio nome já sugere, é um estilo de liderança em que o líder adequa a sua postura de acordo com a situação.
Criada pelos estudiosos Paul Hersey e Ken Blanchard, a teoria defende que o líder precisa ser flexível, ou seja, adote diferentes estilos de liderança, de acordo com a atividade a ser desempenhada e as competências de cada pessoa, a fim de extrair o melhor desempenho da equipe.
As principais vantagens de aplicar esse método de liderança é que ela desenvolve equipes mais produtivas e engajadas. Ao receber mais autonomia, no decorrer dos treinamentos, a tendência é que os colaboradores se sintam mais motivados a atingir os objetivos propostos.
Esse perfil também acredita no potencial de cada integrante da equipe. Com uma visão mais sistêmica, o líder consegue avaliar as habilidades e competências de cada um, para verificar qual a melhor forma de aproveitá-lo dentro do projeto.
O líder que melhor se encaixa nesse estilo, é aquele que consegue se adaptar com facilidade em diferentes cenários, não sente dificuldades frente a constantes mudanças e está sempre disposto a orientar e motivar os membros da equipe.
Dentro desta teoria existem quatro fases da liderança: direcionamento, orientação, apoio e delegação.
Tipos de liderança situacional
Os diferentes estilos de liderança situacional existem para auxiliar no posicionamento do líder perante uma situação. Por exemplo, no momento da contratação de um funcionário, o líder deve empregar um perfil de direcionamento, para ensinar e explicar as tarefas. No decorrer dos treinamentos, a liderança pode partir para a fase da motivação e delegação.
O líder, portanto, deve avaliar a competência e a experiência de como os colaboradores estão lidando com suas obrigações. Com essa análise ele poderá adaptar sua abordagem para garantir, assim, o melhor desempenho da equipe. Vamos conhecer melhor sobre cada fase?
Direcionamento
A primeira fase da liderança situacional é o momento em que o líder deve direcionar, ensinar e explicar as atividades que o colaborador deve cumprir, até que ele tenha confiança o suficiente para executá-las por conta. Os membros da equipe possuem pouco conhecimento para realizar a tarefa e ainda se sentem inseguros para tomar decisões por conta.
Orientação
A fase da orientação é o momento em que o líder trabalha em parceria com o colaborador, ou seja, os membros da equipe já possuem um pouco de experiência na tarefa, mas ainda necessitam de orientação por parte do líder. Portanto, o líder supervisiona, da feedbacks, troca ideias para descobrir novas soluções e melhorias, tudo em prol do sucesso do projeto. É também o momento em que o líder vai conhecendo melhor as habilidades e competências do funcionário para ir direcionando-o na melhor função.
Apoio
A fase do apoio é quando o líder começa a dar mais liberdade para a equipe e se manifesta para motivá-los ou apenas quando precisa dar algumas orientações. Com isso, o colaborador sente mais confiança para executar suas atividades, aumenta a sua produtividade e tem mais espaço para contribuir com sugestões.
Delegação
A última fase é a delegação, onde o líder não precisa mais ficar intervindo no trabalho de sua equipe para garantir que eles façam tudo corretamente e dentro do prazo, e também não participa das tomadas de decisões. A equipe está qualificada e motivada o suficiente para desempenhar suas funções. Nessa fase, o líder delega as responsabilidades e as decisões aos membros da equipe e espera-se que eles compreendam seus papéis e suas obrigações.
Quais as competências de um líder situacional?
Agora que você conheceu os quatro estilos de liderança situacional, será que você tem as competências necessárias para ditar o ritmo do seu negócio e ser um bom líder situacional?
Um bom líder é aquele que, além de influenciar e inspirar as pessoas ao seu redor, tem a capacidade de trabalhar com diferentes perfis de pessoas e analisar as situações de diferentes pontos de vista, para determinar qual a estratégia mais adequada para obter o melhor resultado.
As principais funções de um bom líder situacional envolvem:
Analisar o perfil de cada membro da equipe para ajustar o estilo de liderança de acordo com a necessidade da pessoa;
Saber se comunicar e delegar tarefas;
Orientar, ajudar e dar feedbacks;
Acompanhar o desenvolvimento de cada colaborador, para entender quais as suas dificuldades, o que ele precisa de orientação e o que ele pode fazer para atingir o próximo nível;
Saber gerenciar e administrar a equipe;
Usar a inteligência emocional a seu favor;
Ter um bom relacionamento com todos;
Priorizar o desenvolvimento e a satisfação da equipe.
A liderança situacional é um tipo de liderança focada no relacionamento, por isso não é possível usar um único estilo para todos da equipe: é necessário lidar com cada membro do time, individualmente, para entender seu grau de maturidade no projeto. Esse modelo de liderança se preocupa com a personalidade de cada indivíduo e prova que existem diversas maneiras de resolver um mesmo problema. Portanto, se você quer ser um bom líder situacional, lembre-se de acompanhar de perto cada pessoa do seu time, entender suas ambições e dificuldades, para que você possa extrair o melhor dela.
Espero que este conteúdo tenha sido útil para você.
Um abraço, Rosangela.
Atendimento Digital SEBRAE
WhatsApp / Chat / Facebook / E-mail