Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightPolo de Liderança keyboard_arrow_rightArtigos

Liderança orientada para as pessoas e sua importância

avatar JOAO FRANCISCO AMANCIO DE MORAES
Joao Francisco Amancio De Moraesfavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Liderança orientada para as pessoas e sua importância
Criado em 08 JUL. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

O que é Liderança Orientada a Pessoas e por que ela é importante?
Como líder, o que você considera mais importante: o bem-estar de sua equipe ou o alcance efetivo dos objetivos da empresa?
Embora a maioria observe que ambos são partes vitais de uma gestão eficaz, muito pode ser determinado sobre seu estilo de liderança pelo qual você confere maior importância.
Líderes que dão destaque ao bem-estar de sua equipe são considerados líderes orientados para as pessoas, e isso traz uma série de implicações no local de trabalho.

O QUE É UM ESTILO DE LIDERANÇA ORIENTADO PARA AS PESSOAS?

Talvez você esteja se perguntando quais são as características, habilidades e qualidades de um estilo de liderança orientado para as pessoas.
Para responder a essa pergunta, você precisa entender a distinção entre liderança orientada para tarefas e liderança orientada para pessoas.
Onde os líderes orientados para a tarefa têm um forte foco em realizar um trabalho, os líderes orientados para as pessoas colocam mais ênfase no desenvolvimento e envolvimento de sua equipe.
Processos de tomada de decisão democráticos e participativos são usados para convidar as contribuições dos membros da equipe, e seu desenvolvimento pessoal - bem como o sucesso organizacional - é uma consideração fundamental de todas as atividades.
Palavras como motivacional, transformacional e moralizante estão associadas a esse estilo de liderança.

POR QUE A LIDERANÇA ORIENTADA PARA AS PESSOAS É IMPORTANTE?

Como os relacionamentos têm precedência, a liderança orientada para as pessoas é muitas vezes tida em alta consideração em uma organização. Os quadros gerenciais estão cada vez mais conscientes da importância de uma cultura de trabalho que faça com que as pessoas se sintam envolvidas e respeitadas, e procuram usar estilos de liderança que fomentem essas coisas.
Em locais de trabalho orientados para tarefas, um forte foco na obtenção de resultados às vezes pode vir à custa de considerações pessoais. Quando as pessoas se sentem deixadas para trás, a qualidade de seu trabalho e até mesmo sua lealdade à empresa podem começar a sofrer.
Isso pode desencadear uma reação em cadeia em que a liderança perde o respeito e a adesão de sua equipe, e a produtividade despenca.

Nenhum líder se encaixa perfeitamente em um estilo de liderança durante sua carreira, e é improvável que isso seja benéfico para eles, sua equipe ou sua organização.
Refinando sua compreensão dos diferentes estilos de liderança e das situações que os justificam, você se tornará um líder mais eficaz.

avatar JOAO FRANCISCO AMANCIO DE MORAES
Joao Francisco Amancio De Moraes
favorite_outline Seguir Perfil
capa Polo de Liderança
Polo de Liderança
people 4649 participantes
Seja bem vindo a comunidade Polo de Liderança! A comunidade tem como objetivo conectar líderes de micro e pequenas empresas com conteúdos para seu desenvolvimento. Participe e inspire-se com novas ideias para melhorar sua gestão, com visão e ousadia para liderar sua equipe e transformar sua empresa.
fixo
Em alta
Conheça 9 livros para aprimorar o desenvolvimento pessoal!
18 abr. 2023Conheça 9 livros para aprimorar o desenvolvimento pessoal!
[CURSO] Flow - Conversas Difíceis
18 jul. 2022[CURSO] Flow - Conversas Difíceis