Quando ouvimos falar em liderança, normalmente pensamos logo em uma pessoa com posição superior na hierarquia de uma empresa. Pensamos em cargos como supervisor, gerente, diretor, e etc.
Mas, o que não pensamos é que muitas vezes alguns líderes não exercem esses cargos. Algumas pessoas são líderes e influenciadores natos e estão dentro de nossas organizações, e saber quem são essas pessoas e convidá-las para jogar no seu time é fundamental.
Mas como saber quem é o colaborador que possui esse perfil?
Segue algumas características para te ajudar a identificar colaboradores que atuam como líderes dentro da sua empresa:
1. Sabem lidar com pessoas;
2. Se adaptam com rapidez e facilidade;
3. Sabem receber e dar feedbacks;
4. Conseguem motivar ou desmotivar pessoas;
5. São focados em resultados;
6. Pensam de forma sistêmica/ Querem entender todo o processo;
Identificar esses colaboradores e buscar o apoio dos mesmos dentro da organização é muito importante, pois essas pessoas influenciam seus colegas de trabalho seja de forma positiva ou negativa. Quando elas entendem o processo inteiro e compram essa ideia, podem ser o fator diferencial para que sua empresa alcance os resultados desejados, pois esse líder, influenciará a equipe que trabalhará em sinergia para atingir o objetivo organizacional.
Dessa forma, podemos afirmar que liderança não é cargo, é postura, é comportamento, seja de uma pessoa com posição superior ou inferior na hierarquia. As pessoas seguem aquilo que acreditam ser o certo, o coerente e o justo.
Mas se você já possui um cargo de liderança e quer melhorar sua postura de líder, o Paulo Vieira aborda esse tema no vídeo abaixo: