Segundo Minouche Shafik, diretora da London School of Economics, No passado, os empregos dependiam dos músculos, agora dependem do cérebro, mas no futuro eles vão depender do coração.
Essa frase me causou grande impacto e trouxe insights poderosos sobre a Liderança.
Vamos entender primeiramente o significado dessa palavra líder: pessoa cujas ações e palavras exercem influência sobre o pensamento e comportamento de outras, ou seja, para liderar precisamos nos conhecer, saber como funcionamos para depois exercermos influência, certo?
Aprendi nesses mais de 20 anos de experiência profissional, que liderança está dentro de nós, precisamos lapidá-la para que seja inspiradora. E de que forma fazemos? Buscando conhecimento constante, através de livros, cursos, palestras, imersões, workshops e tantas outras formas. Para quem não gosta de ler, descobri que existem canais no YouTube com áudio books, ou seja, pessoas que tinham dores da leitura e criaram uma forma de aprender diferenciada.
Somos uma obra inacabada, e como líderes devemos compreender bem isso. Quando aceitamos o desafio de liderar pessoas, precisamos olhar para as pessoas e desenvolvê-las, torna-las líderes também. Eu li em grandes obras, que o papel do líder é formar sucessores. A humildade tem que estar acima do status, da posição, porque como diria Jack Welch, temos que nos alegrar com o sucesso dos outros, e confesso que nem todos os líderes que encontramos no decorrer de nossa carreira, pensam assim. Uma boa parte deixa de aproveitar a oportunidade de se lapidar para usar o poder. Maurício Benvenutti em sua frase de impacto, mostra o poder de um time empoderado Você não constrói uma empresa, você constrói um Time e o Time constrói a empresa'
Seja o líder que você deseja ter. Existem desafios em todas as organizações, e as soluções também estão dentro delas. Olhe com carinho para cada integrante do seu time. Para ganhar as partidas e o campeonato, treine incansavelmente seus jogadores, seja exemplo, esteja próximo de seus liderados, fale com autoridade no assunto, e seja humilde, reconheça sua vulnerabilidade. Encontre seu propósito, ensine pelo exemplo e tenha brilho nos olhos ao desenvolver seu time. Uma liderança inspiradora prepara sucessores e vibra com cada pequena conquista, porque sabe que para ganhar o campeonato é necessário vencer muitas partidas.
Líderes não sabem tudo, líderes também erram, sentem medo. Uma atitude importante que um verdadeiro líder tem que ter é coragem de liderar com maestria. Vivemos a era do futuro, onde os empregos dependerão do coração e de acordo com a Escola Conquer, baseado nos ensinamentos de Daniel Goleman, a Inteligência Emocional está dividida em 4 Pilares: Autoconhecimento (autoconhecimento emocional), Autogestão (gestão das emoções, adaptabilidade, orientação para realização e otimismo), Empatia (empatia e consciência organizacional) e Gestão de Relacionamento (influência, coach e mentor, gestão de conflitos, trabalho em equipe e liderança inspiracional). Estude sobre essas competências e desenvolva suas habilidades para ser um líder inspirador.
Quer descobrir seu propósito?
Utilize a técnica Ikigai e viva uma Liderança Inspiradora.
Fonte: figura Ikigai https://medium.com/@andrefroes/ikigai-593d0904cca2
Fernanda Lemes
Apaixonada por gente, entusiasmada pelas experiências compartilhadas e determinada pra FAZER A DIFERENÇA NA SUA VIDA.
Ficou curioso (a)?
Bora lá. Conquistei 2 décadas de experiência no Varejo, onde pude intensificar minhas competências, habilidades e minha atitude perante ao mercado de trabalho. Gosto de liderar e treinar pessoas, porque acredito que a cada um de nós foram dados todos os recursos de que necessitamos para cumprir nossa missão neste mundo.
Será um prazer ouvir sua história