Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightPolo de Liderança keyboard_arrow_rightArtigos

Liderança humana: criação de ambientes mais democráticos e inclusivos

avatar JULIANA SOUZA PEREIRA
Juliana Souza Pereirafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt1
Liderança humana: criação de ambientes mais democráticos e inclusivos
1 pessoa curtiu esse artigo
Criado em 29 AGO. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Filósofa em formação da Faculdade de São Bento, publicitária pela FAAP, professora de análise de comportamento e de Temas contemporâneos, pesquisadora da polímatia como ferramenta da área de criatividade e aprendizagem.


Fundadora da Tribo Polímata, coletivo que reúne mais de 600 cabeças pensantes para discussão de tendências de futuro e inovação e fomento de múltiplas inteligências e liderança pós-digital, Anna Flávia Ribeiro, vai nos trazer a perspectiva humana sobre liderança, lançando um olhar sobre o futuro a partir de conceitos que estimulam a criação de ambientes mais democráticos e inclusivos.


Exercitando nosso cérebro




Muitos dos elementos centrais e conceitos-chave envolvidos na gestão de um negócio desde planos de negócios, estratégia e execução até receita, crescimento e capitalização de mercado exercitam nossos cérebros de uma maneira particular.


Eles exigem uma capacidade de processamento de números e que fiquemos atentos ao tempo, mensuramos o progresso em relação a benchmarks e nos concentramos nas ações que levam a metas definidas.


Mas atender a esses requisitos apenas ativa um subconjunto específico de redes neurais: aquelas que compõem as funções executivas'', ou circuitos de planejamento, do cérebro.

Essas regiões do cérebro não podem procurar os detalhes que permitem que você veja os detalhes ou imagine o futuro com maior precisão; nem podem se originar das partes mais profundas e abstratas de sua capacidade de pensamento. Como resultado, as soluções para problemas complexos feitas apenas com essas regiões do cérebro geralmente falham.


Mas e se pudéssemos explorar outras partes do cérebro os circuitos que processam nossos pensamentos, emoções e habilidades mais profundas de resolução de quebra-cabeças? Essas partes do cérebro adicionam complexidade e sutileza ao nosso pensamento. Liberar o poder de interações complexas entre essas diferentes funções (em si mesmo e nos outros) é a tarefa central da liderança humanizada.



A definição



A liderança humanizada foi definida como a capacidade de liderar integrando a consciência de que você e os outros são considerados indivíduos completos, com estados mentais valorizados que existem em um contexto social


Entre os pilares da liderança humanizada, destacam-se: 


Amor-próprio: a liderança humana é fundamentada no autorrespeito e no amor incondicional. Compreende e honra o direito igual de todas as pessoas à equidade, dignidade e integridade. 


Reconhece todas as pessoas por quem elas são, aceita sua contribuição única, as trata com respeito e reconhece seu valor. Mesmo para os cenários mais difíceis, ela conduz com compaixão racional para servir a todos corretamente.


Autoliderança: a liderança humana entende que a transformação é sobre consciência e transcendência é sobre conexão. Ter autoconsciência é alcançar conexões positivas mais altas por meio da clareza de si mesmo e dos outros. 


Lidera com propósito, valores vividos e forças inatas. É olhar ativamente para dentro para se manter conectado para depois olhar para fora e conduzir a conexão com os outros a partir daí.


Autoaprendizagem: a liderança humana reconhece a bagagem evolutiva que carregamos conosco e continua a abraçar o crescimento como um valor-chave apesar disso. Aceita nossas limitações corporais e honra que não somos máquinas. Em vez disso, celebra as conexões que construímos, pois elas nos permitem trazer alma e magia para nossos trabalhos. Valoriza a jornada tanto quanto o resultado.



Transformando o futuro



Como líderes, temos a capacidade de mudar a realidade de outra pessoa todos os dias. Quando o fazemos, nosso ato se torna contagioso. Mas sabe como você pode começar?

Você deve iniciar o autodesign para criar ambientes em que possa florescer primeiro e compartilhar com os outros os benefícios dessa oportunidade.


Uma liderança humana madura não é apenas possível é necessária para que nossa força de trabalho lide com as complexidades do cotidiano e transformações futuras. 


Quando despertadas, nossas principais qualidades humanas internas podem nos apoiar no desenvolvimento externo. A chave está na nossa intenção!


A liderança transformadora não é sobre ser perfeito, nem sobre fingir algo que não somos, é sobre se esforçar para ser o melhor de nós mesmos e trazer esse esforço todos os dias para inspirar alguém. 


Podemos fazer muitos progressos em nossa liderança e práticas de pessoas ao longo dos anos, mas muitas inconsistências e comportamentos de dano podem continuar, não é mesmo?


Sabemos o que está quebrado em nossas organizações. Se formos curiosos sobre o que queremos recriar, isso pode nos ajudar a nos tornarmos os líderes pelos quais queremos ser liderados.


Não nos tornaremos inteiros sem integração. Não vamos curar sem reescrever nossas histórias. Devemos estar dispostos a levar nossa realidade atual com graça e humildade e nos tornar exemplos de liderança humana para os futuros líderes.



Case de sucesso : Majd Mashharawi lidera uma startup que fabrica tijolos com materiais reciclados locais, e emprega mulheres na Faixa de Gaza



Os apagões de energia eram uma característica da vida cotidiana há quase tanto tempo quanto Majd Mashharawi conseguia se lembrar. Então uma visita ao Japão mudou tudo.


Quando a empresária palestina, Majd Mashharawi, deixou Gaza pela primeira vez em 2017, ela se considerava sortuda por estar entre uma pequena minoria capaz de fugir de um lugar descrito por seus moradores como a maior prisão a céu aberto do mundo.


Mas durante sua visita ao Japão, o que mais chamou sua atenção foram as luzes nas ruas. O enclave palestino de onde ela vem é notório por seus cortes de energia. Mashharawi decidiu fazer algo sobre o problema em seu retorno a Gaza.


Sua solução foi lançar a SunBox, uma empresa que visa criar acesso à energia, fornecendo, entre outras coisas, kits solares acessíveis e fora da rede para as famílias.


Também vale lembrar que na faixa de Gaza, 17 mil casas foram destruídas na última guerra com Israel, e a reconstrução é dificultada pelo bloqueio israelense do território, no qual dois milhões de pessoas estão desabrigadas. Usando materiais de que Gaza tem em abundância escombros de edifícios destruídos em guerras sucessivas e cinzas de aquecimento, cozinha e geração de energia Majd Mashharawi desenvolveu um novo tipo de bloco de construção, o que torna a Faixa de Gaza menos dependente de agregados e cimento importados, uma vez que luta para se reconstruir. O bloco também carrega um senso de dignidade e desenvoltura entre os habitantes da região.


A SunBox foi premiada na competição anual do  MIT Pan Arab. Ela recebeu seu bacharelado em Engenharia Civil pela Universidade Islâmica de Gaza. E não é à toa que em 2018 ela foi selecionada como uma das pessoas mais criativas no mundo dos negócios pela  Fast Company!


Perdeu alguma atração ou quer assistir novamente? Todo o conteúdo Líderes em Movimento 2022 ficará disponível para você assistir quando e onde quiser por até cinco dias. Aproveite! 


Se gostou deste tipo de conteúdo e gostaria de acessar mais dicas e experiências compartilhadas que podem te ajudar a trilhar sua jornada empreendedora, participe da Comunidade Polo de Liderança.


OBS: este conteúdo foi produzido com base na palestra OU FOCAMOS EM UMA LIDERANÇA MAIS HUMANA OU NÃO TEREMOS FUTURO, realizada pelas palestrantes Anna Flávia Ribeiro e Majd Mashharawi, no maior evento de liderança do país: LÍDERES EM MOVIMENTO.


avatar JULIANA SOUZA PEREIRA
Juliana Souza Pereira
Gestão dos canais digital do Polo de Liderança Sebrae: Site Polo de Liderança Sebrae, Comunidade Polo de Liderança Sebrae, Comunidade Gestão de Pessoas e Liderançafavorite_outline Seguir Perfil
capa Polo de Liderança
Polo de Liderança
people 4617 participantes
Seja bem vindo a comunidade Polo de Liderança! A comunidade tem como objetivo conectar líderes de micro e pequenas empresas com conteúdos para seu desenvolvimento. Participe e inspire-se com novas ideias para melhorar sua gestão, com visão e ousadia para liderar sua equipe e transformar sua empresa.
fixo
Em alta
Conheça 9 livros para aprimorar o desenvolvimento pessoal!
18 abr. 2023Conheça 9 livros para aprimorar o desenvolvimento pessoal!
[CURSO] Flow - Conversas Difíceis
18 jul. 2022[CURSO] Flow - Conversas Difíceis
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?