Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightMulheres Empreendedoras keyboard_arrow_rightArtigos

VOLÁTIL - Liderança Feminina: o papel da mulher líder nas organizações

avatar ACEA EVGUENI RATCHEVA
Acea Evgueni Ratchevafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt2
VOLÁTIL - Liderança Feminina: o papel da mulher líder nas organizações
2 pessoas curtiram esse artigo
Criado em 24 MAR. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

As mulheres sustentam 45% das famílias brasileiras, mas são minorias nos cargos gerenciais. Confira o vídeo com Rosângela Angonese e veja como se tornar uma mulher com perfil de liderança.



As restrições para as mulheres são diversas, visto que começaram a ocupar posições-chaves na política e organizações somente após o século XX. No entanto, mulheres nos cargos de chefia melhoram os resultados das organizações. Mas será que as empresas sabem disso?


De 18 competências essenciais para a liderança, as mulheres foram melhor avaliadas em 16 delas, quando comparados com os resultados dos homens.


Apesar das restrições, as mulheres devem encarar as dificuldades como motivação para o desenvolvimento pessoal. 


Ao conduzirem suas ações baseados em valores como o cuidado, o prestar atenção no outro, flexibilidade, a mulher consegue se tornar racional na tomada de decisão


No entanto, é importante ter cautela no uso desses valores para não cair no lado sombrio pelo excesso, o que levaria ao descrédito. Por exemplo, mulheres que utilizam esses valores em excesso podem ser hesitantes nas tomadas de decisão, além de não serem capazes de dizer não. Portanto, é necessário absorver, na medida certa, as atitudes que culturalmente são atribuídas aos homens, como a objetividade, a clareza, a capacidade de decidir e assumir risco, a coragem, dentre outros.


Quando uma mulher se torna líder, muitas vezes ela ouve que ela não tem o perfil adequado para isso. Esses são pensamentos que são frutos dos preconceitos e estereótipos, formados culturalmente, mas que acabam prejudicando a vida das mulheres.


Logo, o preparo, o conhecimento e o autoconhecimento são base para o desenvolvimento de uma líder autoconfiante. Opine com fundamento, seja feminina na sua plenitude e adote os comportamentos que lhe faltam. 

Adote novos hábitos, importantes para ser uma líder eficaz.

 


Boa sorte!

 

avatar ACEA EVGUENI RATCHEVA
Acea Evgueni Ratcheva
Mãe do Arthur | Head da comunidade Mulheres Empreendedoras | Especialista em Marketing Empresarial e Marketing Intelligence | Consultora no Sebrae Paraná | Empresária do segmento infantilfavorite_outline Seguir Perfil
capa Mulheres Empreendedoras
Mulheres Empreendedoras
people 1790 participantes
Somos uma comunidade de mulheres empreendedoras, que lutam diariamente para superar as dificuldades e chegarmos onde queremos! Somos fortes e empoderadas.
fixo
Em alta
Empreender é sobre Crescer e Contribuir
20 out. 2022Empreender é sobre Crescer e Contribuir
Seja a Influenciadora do seu negócio!
10 ago. 2022Seja a Influenciadora do seu negócio!