O exemplo de liderança de destaque nesse período de crise vem da cidade de Foz do Iguaçu. Cidade que faz fronteira com Paraguai e Argentina, e que se destaca pelas Cataratas do Iguaçu, eleita em 2011 como uma das 7 maravilhas da natureza. Conhecida mundialmente, é um dos destinos mais visitados no Brasil, e um excelente ambiente de negócios para se investir nos mais variados serviços e produtos ligados ao turismo.
A protagonista da história é uma mulher engajada e líder que representa com maestria as mulheres de negócio na liderança institucional. Elizangela de Paula Kuhn é contadora, advogada, empresária e líder atuante nas entidades empresariais do estado, como a FACIAP Federação das Associações Comerciais do Paraná, Federação dos Contabilistas do Estado do Paraná, além das entidades locais como Associação Comercial de Foz do Iguaçu, onde já foi presidente.
Diante da chegada desse vírus que está modificando a vida de todos nós, ela imediatamente tomou a dianteira e propôs ações que beneficiam e ajudam os empresários da cidade. Como a cidade vive principalmente do turismo, o setor, talvez, mais afetado pela crise no primeiro momento, o cenário econômico que se vislumbra para a hotelaria, alimentação, agência de viagem entre outros é de muito dificuldade.
Mas para quem age rápido e busca alternativas, os efeitos negativos podem ser menos acentuados, apesar de desafiantes.
Esse é um momento de soluções cooperativas, ajuda mútua e compartilhamento. De boas experiências.
Parabéns Elizangela pela liderança, empreendedorismo e senso de cooperação.
Queremos convidar você também a compartilhar a sua história de liderança. Conta pra gente, é só deixar o seu comentário aqui no post.
Rosângela Angonese
Coordenadora do Polo de Liderança SEBRAE