Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightVarejo keyboard_arrow_rightArtigos

Líder respeitado, faturamento mais alto

avatar GIOVANA QUINI TANGANELLI
Giovana Quini Tanganellifavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Líder respeitado, faturamento mais alto
Criado em
text_decreaseformat_color_texttext_increase

No final de julho eu lancei um Desafio: 30 dias para aumentar o faturamento.

 

E esse desafio está sendo incrível. Todos os dias tenho ensinado passos e estratégias para Empresárias da Beleza como você, aumentarem seus faturamentos,  assim como eu mesmo fiz em meu Studio.

 

Lá eu ensino sobre planejamento, gestão,  marketing, atendimento ao cliente

 

Mas hoje quero te falar sobre algo que não ensino lá a sua liderança!

 

Há alguns dias, ministrei uma palestra sobre a Liderança de Profissionais Parcerios e lembramos dos desafios que é liderar em nosso mercado e não correr os riscos de um vínculo trabalhista.

 

Vou contar só um dos pontos que falamos da palestra..

 

Para que um profissional seja considerado funcionário, ele precisa estar dentro das características da sigla SHOP

Subordinação

Habitualidade

Onerosidade

Pessoalidade

 

Não vou aqui explicar cada um deles, no aulão falei detalhadamente. Mas quero falar sobre a primeira característica: a Subordinação.

 

Ser subordinado significa seguir ordens, estarmos o comando, ter que obedecer

 

E isso é tudo o que nossos profissionais - quando são contratados pela Lei do Salão Parceiro não querem - ser subordinados.

 

Nós temos duas formas de contratação legais em nosso mercado: CLT e Lei do Salão Parceiro. A grande maioria dos profissionais hoje são contratados pela Lei do Salão Parceiro, e por essa legislação,  eles não são funcionários - são parceiros. Assim, não podem ter a característica da subordinação.

 

E é aí que as Empresárias da Beleza ficam assustadas, pois não podem "mandar"...

 

Mas isso não significa que os profissionais podem fazer o que querem!

 

Você como Empresária da Beleza é líder da sua equipe e precisa respeitada e não obedecida!

 

Isso mesmo, você tem nas mãos uma empresa, toda empresa precisa de gestão e de regras. A sua não é diferente.

 

Você precisa ter regras bem definidas para sua empresa. Mas antes mesmo de definir é implementar essas regras, o que você precisa é conquistar o respeito da sua equipe como líder.

 

E o que é um líder?

 

Ser líder é extrair o melhor de cada um, é levar as pessoas ao crescimento, ao desenvolvimento, é encaminhar para o sucesso.

 

Gosto da definição de que liderar não é impor, mas despertar no outro a vontade de fazer.

 

E essa definição de liderança é perfeita para nosso mercado, uma vez que não podemos impor e sim despertar a vontade, envolver, motivar

 

E o que isso tudo tem haver com seu faturamento?

 

Muito mais do que você imagina!

 

Ser um líder respeitado vai influenciar diretamente em seu faturamento uma vez que profissional que se sente respeitado e valorizado fica mais motivado a produzir mais

 

E para que seu profissional se sinta respeitado e valorizado, ele precisa de um líder que respeite, admire e siga. Você tem que ser esse líder.

 

Se você continuar nesse papel de confronto, tentando impor ordens e regras terá sérios problemas, pois além de não ser respeitado, ainda pode ser processado!

 

Isso mesmo, ao tentar impor regras, você está fazendo com que seu profissional se sinta como um subordinado e isso vai totalmente contra à legislação vigente. Lembra que falei no começo deste texto das características de um funcionário,  de quem tem vínculo trabalhista?

 

Então você não pode - em nenhuma hipótese - tratar o profissional que você contratou seguindo as regras da Lei do Salão Parceiro, dessa forma,  impondo regras, cobrando, tratando ele como subordinado.

 

Se você realmente quer uma empresa equilibrada, com um bom clima organizacional e que principalmente, tenha um bom e crescente faturamento, você precisa desenvolver seu papel de liderança frente à sua equipe.

 

E foi pra te ajudar nesse desafio que eu criei o workshop: "Líder respeitado, faturamento mais alto". No próximo dia 28/08, a partir das 14h00 eu vou te ensinar como se tornar um líder respeitado e não sofrer mais com esses problemas em sua equipe.

 

Hoje vou te contar aqui apenas um dos pontos que vou te ensinar lá.

 

Para ser um líder respeitado, você precisa desenvolver sua escuta ativa.

 

Mas você sabe o que é escuta ativa?

 

Minha avó já dizia: Giovana, você nasceu com uma boca e dois ouvidos! O que ela queria dizer com isso?

 

Fale menos e ouça mais.

 

Precisamos aprender a ouvir mais nossos profissionais. E escuta ativa não é apenas ouvir, mas prestar atenção na comunicação total.

 

Escuta ativa é quando você observa o comportamento, o jeito de falar, de se expressar, de comunicar.

 

Já observou que as pessoas falam pelos gestos?

 

Por exemplo: quando a pessoa está conversando com você e cruza os braços, ela não está aberta a te ouvir. Quando a pessoa não olha em seus olhos, não transmite e não sente confiança.

 

Você já observou alguma dessas atitudes na sua equipe?

 

Eu nunca me esqueço de um dia que uma profissional - que sempre foi alegre e extrovertida - chegou meio cabisbaixa em uma esmalteria e eu percebi que ela não estava bem. Ela não disse nada, mas suas expressões mostravam seu mal estar.

 

Chamei ela pra ir tomar um café na padaria do lado da esmalteria e em poucos minutos, ela se abriu e me disse o drama familiar que estava passando por uma doença grave que seu pai tinha desenvolvido.

 

Apenas por observar e ouvir, me conectei com aquela profissional, conquistei sua confiança e respeito. Eu apenas prestei atenção e ouvi.

 

Não tinha muito a fazer. Não sou médica e não tenho recursos para cuidar do pai dela, ou para resolver aquele problema, mas pude ter empatia e ouvir ela naquele momento de dor e desespero.

 

Viu como a escuta ativa pode fazer a diferença?

 

São essas e outras técnicas que quero te ensinar no dia 28/08 e que farão com que você se transforme em um líder respeitado e leve sua equipe a aumentar o faturamento.

 

Vai lá no link do meu Instagram e se inscreva agora.

 

@giovanaquini.oficial

 

Ms. Profa. Giovana Quini

Mentora, Palestrante

Especialista e Apaixonada pelo mundo da beleza.

 

 

avatar GIOVANA QUINI TANGANELLI
Giovana Quini Tanganelli
Com mais de 30 anos de experiência em gestão empresarial, me especializei nos últimos 15 anos na área da saúde, beleza e bem-estar. Atuo como palestrante e mentora, ajudando profissionais a se transformarem em Empresárias da Beleza.favorite_outline Seguir Perfil
capa Varejo
Varejo
people 3810 participantes
Um local criado para oferecer ao EMPRESÁRIO DO VAREJO conteúdos relevantes e atualizados, tendências, cursos e interação com atores do ecossistema, gerando conhecimento e networking.
fixo
Em alta
Canvas de Vendas: uma ferramenta simples, visual e prática para a sua empresa
09 nov. 2021Canvas de Vendas: uma ferramenta simples, visual e prática para a sua empresa
Como a automação industrial impacta nossas vidas
09 ago. 2021Como a automação industrial impacta nossas vidas
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?