Hoje, temos mais um conteúdo da Série Sebrae em Dados, onde trazemos informações e insights para que você possa conhecer melhor o mercado e que vão ajudá-lo na melhor análise sobre abertura ou expansão do seu negócio.
Vamos falar de uma atividade para todos os amantes de carro e que gostam de tratar bem o seu amiguinho. O Lava Car (CNAE 4520002-Serviços de lavagem, lubrificação e polimento de veículos automotores).
No Paraná, apenas em 2021 foram abertas mais de 1.037 empresas novas e fecharam apenas 341 empresas, mostrando um mercado promissor.
O Perfil deste mercado é de 99% de Micros e Pequenos empresários, sendo que 72% são MEIs, e 87% deste mercado são empresas incluídas no Simples Nacional.
Em 2020, o mercado de lava car fechou com saldo negativo de 60 postos de trabalho, mas em 2021 tivemos a contratação de 199 novos funcionários mostrando um reaquecimento do setor. Maringá foi a segunda cidade do estado com maior contratação, abrindo 18 novas vagas de emprego no setor.
Hoje, 0,52% das empresas do estado são Lava car, uma representatividade relevante para o mercado.
Apenas 54% das empresas estabelecidas tem mais de 3,5 anos de idade. Também observamos que em média os lava car tem 3 sócios, o que ajuda no processo de gestão.
Novos conceitos de lava car vem sendo criados no pais, já ouviram falar em negócios híbridos? Sim, são empresas que oferecem mais de um serviço, o mesmo cliente pode consumir e há a oportunidade de novos nichos serem atendidos, isso pode até ajudar na experiência do cliente e claro, aumentar seu faturamento.
No caso do lava car, além do serviço de lavagem, há estabelecimentos que possuem um bar onde os clientes podem beber algo enquanto esperam o carro ficar pronto, e até mesmo barbearia. Isso mesmo. Tudo em um só lugar.
Gostou?
Então que tal explorar as oportunidades do nosso estado?
Se quiser dicas de algum setor, deixe sua mensagem nos comentários abaixo e clique em participar. Isto é muito importante para a nossa comunidade.
Este conteúdo é exclusivo do Sebrae PR e foi processado na base de dados colaborativa da própria entidade.