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Journey Builder: o ciclo de vida do cliente

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Journey Builder: o ciclo de vida do cliente
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Criado em 27 OUT. 2022
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No empreendedorismo é fundamental estabelecer uma relação de lealdade entre empresa e cliente, logo, para isso, compreender como será o contato do consumidor antes e após a venda é essencial para um bom relacionamento. Desse modo, o intuito do ciclo de vida é melhorar a experiência do cliente dentro do seu negócio e idealizar um mapa de como você gostaria que ele se relacionasse com seu empreendimento.


Entender o ciclo de vida do cliente é crucial para qualquer negócio, ele é utilizado para detalhar como as empresas se relacionam desde o primeiro contato. Denominado de Journey Builder, o ciclo de vida permite que as empresas evoluam a experiência do cliente para que ele possa permanecer conectado ao negócio o máximo possível.


Atendimento ao Cliente: o que é, tipos e como melhorá-lo - Globalbot



Quais são as vantagens desse processo?


  • Melhora o atendimento ao cliente;
  • Aumenta a satisfação do cliente;
  • Aumenta a lucratividade da sua empresa:
  • Constrói uma base sólida de clientes;
  • Diminui a taxa de abandono de clientes;
  • Aumenta a chance de um cliente comprar mais de uma vez.


Portanto, o ciclo permite criar uma forte conexão à marca e fazer com que os consumidores tornem-se embaixadores da sua empresa, recomendando-a a amigos, familiares ou colegas de trabalho. Dessa forma, toda empresa quer clientes satisfeitos que defendem, continuem comprando e indicando-a para terceiros, pois isso é essencial para as etapas de vida do cliente, já que, caso a empresa não tenha uma experiência do consumidor bem definida, possivelmente os compradores não se tornam fiéis.



Etapas do ciclo de vida do cliente


O que é CLV e com ele pode escalar seu negócio - Wiki Consultoria


Alcance


A primeira etapa é quando percebem a existência de seu produto ou serviço. Esse contato pode ser por meio das redes sociais ou da recomendação de conhecidos.



Aquisição


Nessa etapa o processo se aprofunda e o usuário adquire mais conhecimento sobre sua empresa através de ofertas, atendimentos ao cliente, visitas ao site, entre outros.



Conversão


É nesse estágio que seu produto ou serviço é adquirido. É importante analisar os principais fatores que levaram à venda e melhorá-los para as novas compras, sempre aprimorando o processo conforme as análises dos dados.



Crescimento


Na quarta etapa estão seus clientes, pessoas que já adquiriram seu produto. Nessa fase, a empresa deve trabalhar na lealdade do consumidor, utilizando estratégias para que ele continue comprando.



Retenção


A retenção do cliente é uma das etapas mais importantes, pode até ser mais difícil do que conseguir novos clientes. 


Agora o objetivo é ajudar o consumidor a obter satisfação e fazer com que ele faça propaganda da sua marca, o intuito é fidelizar o cliente.



Lealdade


O objetivo final é tornar o cliente um embaixador da marca, em que ele a recomenda e compra recorrentemente os produtos e serviços ofertados. Clientes satisfeitos até pagam preços maiores, ou seja, a etapa final é manter sua lealdade.




Assim, o ciclo pode ser tratado como um funil e cada ação do cliente aprofunda a relação com a empresa. Imagine que toda etapa do usuário dentro dos canais de comunicação faça a interação entre os dois se fortalecer, então, quanto mais interações o empreendimento tiver com o consumidor, mais forte a lealdade é. Portanto, vimos que todo empreendedor deve se atentar para construir um ciclo de vida do cliente saudável e eficaz, visto que, com este planejamento estruturado, é possível vender mais com o mesmo número de consumidores.



Um abraço, Lucas Hahn / @lucasshahnn


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