Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightDesafios da Educaçãokeyboard_arrow_rightArtigos

Já viu um sonho se transformar em realidade? Eu já!

avatar OLGA DA CONCEIÇÃO PINTO TSCHÁ
Olga Da Conceição Pinto Tscháfavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Já viu um sonho se transformar em realidade? Eu já!
Criado em 28 ABR. 2020
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Professora, além de formar o cidadão, qual o teu outro sonho enquanto Educadora? Meu sonho é ver as crianças no pátio da escola a brincar, ter mesas e banco para merendar, um parque aberto com muitos brinquedos a disposição para se exercitar. (Costa, 2020)

Durante muito tempo a professora seu sonho em prática quis colocar, mas o medo e a falta de habilidades a fazia recuar e seu coração se entristecia ao ver que as crianças continuavam sem lugar para brincar. O tempo passou e aquele sonho no seu coração sossegou.

Chegou o dia em que a professora que gostava de sonhar assumiu a turma do 3º ano fundamental, nossa que legal!! Agora ela tinha alunos maiores e novos desafios a enfrentar. Então, para a professora o JEPP foi apresentado, um programa de educação empreendedora, com o desafio de construir brinquedos com sucata.

Naquele momento ela perguntou: precisa ser só brinquedos ou num parque podemos pensar? Com as respostas que recebeu ela entendeu que, por meio da educação empreendedora, era possível sonhar e, com os comportamentos, habilidades e atitudes, o objetivo alcançar.

A partir desse dia, professora e alunos com apoio da direção, coordenação e dos demais professores um bom plano colocaram em ação. Iniciaram com as pesquisas e busca de informação. Ao definirem o modelo, muitas dificuldades encontraram, informações e dados burocráticos eram solicitados.

Teve dias que a vontade de desistir aparecia, mas o apoio e a motivação do grupo se restabelecia e, assim, comportamentos como resiliência e persistência se desenvolvia. Não vamos desistir! Alguém gritou... então novas pesquisas e busca de informações foram realizadas, até que chegaram à conclusão de que um parque de pneus ecológico era o que precisavam.

Para iniciar o projeto a busca de parceiros se fazia necessário e, assim, muitos se envolveram desde o aluno até o marceneiro. Logo descobriram a força da comunidade, pois muitas coisas receberam: pneus, tintas, madeiras até mão de obra voluntária.

Era uma alegria, diz a professora sonhadora, na construção do parque muitos surgiram para ajudar, é difícil até dizer quem de fora quis ficar. Para dar velocidade, com apoio financeiro da comunidade até um ajudante puderam contratar, pois no planejamento muitas ações foram colocadas e conforme o projeto andava, era legal ver as etapas finalizar.

Com o parque de pneus ecológicos quase pronto um detalhe faltava finalizar, a pintura dos muros da escola para o ambiente completar. Nessa etapa um novo parceiro entrou em ação, agora com motivação, ensinar uma profissão para um jovem aprendiz. E, assim o CREAS ofereceu ajuda de um artista fenomenal que junto com o aprendiz, uma linda pintura fez no local.

Com os pneus que sobraram camas para os cachorros decoradas foram construídas, todos adoraram e o Senhor ajudante depois da obra concluída aprendeu uma profissão. Diz a professora Dani: Olha onde isso foi parar! O Senhor ajudante em empreendedor ajudamos a se transformar.

Chegou o grande dia.. o dia de inaugurar a grande obra construída por todos que estavam lá, o parque ecológico como legado para a escola irá ficar. A prof. Dani aprendeu com a educação empreendedora a não desistir, e os alunos quem sabe um dia, poderão dizer: Filho está vendo este parque, eu ajudei a construir.

 

Esse texto é uma homenagem a professora Daniele da Costa e a todos professores, diretores e coordenadores da Escola Municipal Professora Lucinéia Ricardo Braciforte Ubiratã PR


Olga Tschá, Mestre em Economia Regional, Consultora, facilitadora e palestrante nas áreas: Gestão Estratégica, Empreendedorismo e Educação Empreendedora.

avatar OLGA DA CONCEIÇÃO PINTO TSCHÁ
Olga Da Conceição Pinto Tschá
favorite_outline Seguir Perfil
capa Desafios da Educação
Desafios da Educação
people 2005 participantes
Um grupo para falar sobre os desafios da educação com professores, levando informações, conhecimento e, principalmente, um lugar para dar voz a todos.. Aqui vocês podem escrever sobre assuntos que achem pertinente, assuntos que estejam latentes no seu dia a dia, ainda, um lugar para você compartilhar as suas experiências e nos alegrar com suas histórias. Essa comunidade é feita para VOCÊ.
fixo
Em alta
Tudo culpa da estagiária!
24 ago. 2021Tudo culpa da estagiária!
Aprimorando a pesquisa científica: avaliação da eficácia das ferramentas de IA na classificação da autenticidade de textos
02 mai. 2023Aprimorando a pesquisa científica: avaliação da eficácia das ferramentas de IA na classificação da autenticidade de textos
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?