Professora, além de formar o cidadão, qual o teu outro sonho enquanto Educadora? Meu sonho é ver as crianças no pátio da escola a brincar, ter mesas e banco para merendar, um parque aberto com muitos brinquedos a disposição para se exercitar. (Costa, 2020)
Durante muito tempo a professora seu sonho em prática quis colocar, mas o medo e a falta de habilidades a fazia recuar e seu coração se entristecia ao ver que as crianças continuavam sem lugar para brincar. O tempo passou e aquele sonho no seu coração sossegou.
Chegou o dia em que a professora que gostava de sonhar assumiu a turma do 3º ano fundamental, nossa que legal!! Agora ela tinha alunos maiores e novos desafios a enfrentar. Então, para a professora o JEPP foi apresentado, um programa de educação empreendedora, com o desafio de construir brinquedos com sucata.
Naquele momento ela perguntou: precisa ser só brinquedos ou num parque podemos pensar? Com as respostas que recebeu ela entendeu que, por meio da educação empreendedora, era possível sonhar e, com os comportamentos, habilidades e atitudes, o objetivo alcançar.
A partir desse dia, professora e alunos com apoio da direção, coordenação e dos demais professores um bom plano colocaram em ação. Iniciaram com as pesquisas e busca de informação. Ao definirem o modelo, muitas dificuldades encontraram, informações e dados burocráticos eram solicitados.
Teve dias que a vontade de desistir aparecia, mas o apoio e a motivação do grupo se restabelecia e, assim, comportamentos como resiliência e persistência se desenvolvia. Não vamos desistir! Alguém gritou... então novas pesquisas e busca de informações foram realizadas, até que chegaram à conclusão de que um parque de pneus ecológico era o que precisavam.
Para iniciar o projeto a busca de parceiros se fazia necessário e, assim, muitos se envolveram desde o aluno até o marceneiro. Logo descobriram a força da comunidade, pois muitas coisas receberam: pneus, tintas, madeiras até mão de obra voluntária.
Era uma alegria, diz a professora sonhadora, na construção do parque muitos surgiram para ajudar, é difícil até dizer quem de fora quis ficar. Para dar velocidade, com apoio financeiro da comunidade até um ajudante puderam contratar, pois no planejamento muitas ações foram colocadas e conforme o projeto andava, era legal ver as etapas finalizar.
Com o parque de pneus ecológicos quase pronto um detalhe faltava finalizar, a pintura dos muros da escola para o ambiente completar. Nessa etapa um novo parceiro entrou em ação, agora com motivação, ensinar uma profissão para um jovem aprendiz. E, assim o CREAS ofereceu ajuda de um artista fenomenal que junto com o aprendiz, uma linda pintura fez no local.
Com os pneus que sobraram camas para os cachorros decoradas foram construídas, todos adoraram e o Senhor ajudante depois da obra concluída aprendeu uma profissão. Diz a professora Dani: Olha onde isso foi parar! O Senhor ajudante em empreendedor ajudamos a se transformar.
Chegou o grande dia.. o dia de inaugurar a grande obra construída por todos que estavam lá, o parque ecológico como legado para a escola irá ficar. A prof. Dani aprendeu com a educação empreendedora a não desistir, e os alunos quem sabe um dia, poderão dizer: Filho está vendo este parque, eu ajudei a construir.
Esse texto é uma homenagem a professora Daniele da Costa e a todos professores, diretores e coordenadores da Escola Municipal Professora Lucinéia Ricardo Braciforte Ubiratã PR
Olga Tschá, Mestre em Economia Regional, Consultora, facilitadora e palestrante nas áreas: Gestão Estratégica, Empreendedorismo e Educação Empreendedora.