Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightMulheres Empreendedoras keyboard_arrow_rightArtigos

Já ouviu falar em Balenciaga? Entenda o que ela nos ensina sobre Buzz Marketing

avatar ACEA EVGUENI RATCHEVA
Acea Evgueni Ratchevafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt3
Já ouviu falar em Balenciaga?  Entenda o que ela nos ensina sobre Buzz Marketing
3 pessoas curtiram esse artigo
Criado em 06 JUN. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

A Balenciaga é um dos principais impulsionadores do índice de marcas de moda de luxo, demonstrando um crescimento de 28% em relação ao ano de 2021. Em parte, o crescimento deve-se ao lançamento do tênis Triple S, que elevou o buzz (captação da atenção do público) da marca nas redes sociais, aumentando o tráfego para o site.


Pertencimento e exclusividade


O segredo do crescimento da marca não é apenas pelo conceito de peças destruídas, é também fruto de uma estética reinventada e de uma direção criativa: apelidadas de bizarras e excêntricas, as plataformas sociais da Balenciaga são o oposto do que as pessoas esperam de uma potência da moda.


Ao contrário das marcas de luxo tradicionais, a Balenciaga foge do retrato perfeito cuidadosamente selecionado. Enquanto a maioria das empresas deste setor, compartilham imagens dos bastidores com postagens compráveis, apresentando hashtags para mostrar sua nova linha, a Balenciaga não possui essa estratégia orientada para a campanha. Em vez disso, ela apenas compartilha suas coleções nos destaques dos stories, uma estratégia totalmente diferente da concorrência.


Buzz marketing com foco na geração Z



Como a Balenciaga, muitas marcas estão mudando seu foco no mercado da Geração Z à medida que cresce e impacta a indústria da moda. Essa geração atribui sua importância ao impacto ambiental do que compram. 


No entanto, a característica sustentável da Balenciaga não é a única razão pela qual a marca é bastante popular entre a Geração Z. Por saberem que essa geração consome tendências nas mídias sociais, a marca usa isso a seu favor, estratégia publicitária que garante a popularidade, superando outras marcas na oferta de memes.


A Balenciaga tem uma lista de produtos mais vendidos que apresentam designs contra a alta moda e o glamour. Essas tendências tomaram conta da Internet e rapidamente redefiniram a forma como as pessoas pensam sobre luxo e alta moda.


A marca mostra à geração Z que não está em conformidade com o antigo padrão da indústria da moda, lançando peças que chocam e geram conversas (buzz). Geralmente, seus lançamentos são relevantes para a moda apenas por algumas semanas antes que a atenção mude para outras peças.


Essa estratégia é o real motivo pelo qual a geração Z parece estar gostando da Balenciaga, pois está constantemente procurando coisas novas para chamar sua atenção. A Balenciaga sabe disso e continua a usá-lo em sua estratégia publicitária para capitalizar essas tendências resultando na adaptação contínua para se manter em destaque, relevante e atraente para o público, gerando burburinhos por semanas.


Qualquer publicidade é boa publicidade



Como mencionamos, embora a Balenciaga seja uma das marcas mais populares e usadas da alta moda, ela conseguiu acertar sua estratégia de marketing viral muitas vezes lançando  itens considerados  bizarros.


A marca levou a sério o velho ditado que diz "qualquer publicidade é boa publicidade". Com a adoção dessa mentalidade, ela deixa que os criadores de memes da imprensa façam metade do seu trabalho.


Após a maioria de seus lançamentos estranhos, redes sociais como Twitter, Instagram e Facebook aparentemente explodem com memes comparando seus produtos a contrapartes engraçadas e, como resultado, o público da marca cresce.


Em resumo, o movimento de diferenciação da Balenciaga mudou as normas na indústria de luxo, aumentando as taxas de engajamento como resultado.


No entanto, a longevidade da estratégia de buzz marketing continua a ser vista. Isso  nos deixa a seguinte pergunta: o sucesso da Balenciaga redefine a alta moda nas mídias sociais ou o hype explosivo (enorme expectativa em torno de algum lançamento) logo se dissipará, forçando a marca a encontrar novas maneiras de permanecer relevante?


E aí, esse conteúdo foi útil para você? Deixe seu comentário!

Participe da Comunidade de MULHERES EMPREENDEDORAS e tenha acesso a mais posts como esse.

avatar ACEA EVGUENI RATCHEVA
Acea Evgueni Ratcheva
Mãe do Arthur | Head da comunidade Mulheres Empreendedoras | Especialista em Marketing Empresarial e Marketing Intelligence | Consultora no Sebrae Paraná | Empresária do segmento infantilfavorite_outline Seguir Perfil
capa Mulheres Empreendedoras
Mulheres Empreendedoras
people 1784 participantes
Somos uma comunidade de mulheres empreendedoras, que lutam diariamente para superar as dificuldades e chegarmos onde queremos! Somos fortes e empoderadas.
fixo
Em alta
Empreender é sobre Crescer e Contribuir
20 out. 2022Empreender é sobre Crescer e Contribuir
Seja a Influenciadora do seu negócio!
10 ago. 2022Seja a Influenciadora do seu negócio!