A Balenciaga é um dos principais impulsionadores do índice de marcas de moda de luxo, demonstrando um crescimento de 28% em relação ao ano de 2021. Em parte, o crescimento deve-se ao lançamento do tênis Triple S, que elevou o buzz (captação da atenção do público) da marca nas redes sociais, aumentando o tráfego para o site. Pertencimento e exclusividade O segredo do crescimento da marca não é apenas pelo conceito de peças destruídas, é também fruto de uma estética reinventada e de uma direção criativa: apelidadas de bizarras e excêntricas, as plataformas sociais da Balenciaga são o oposto do que as pessoas esperam de uma potência da moda. Ao contrário das marcas de luxo tradicionais, a Balenciaga foge do retrato perfeito cuidadosamente selecionado. Enquanto a maioria das empresas deste setor, compartilham imagens dos bastidores com postagens compráveis, apresentando hashtags para mostrar sua nova linha, a Balenciaga não possui essa estratégia orientada para a campanha. Em vez disso, ela apenas compartilha suas coleções nos destaques dos stories, uma estratégia totalmente diferente da concorrência. Buzz marketing com foco na geração Z Como a Balenciaga, muitas marcas estão mudando seu foco no mercado da Geração Z à medida que cresce e impacta a indústria da moda. Essa geração atribui sua importância ao impacto ambiental do que compram. No entanto, a característica sustentável da Balenciaga não é a única razão pela qual a marca é bastante popular entre a Geração Z. Por saberem que essa geração consome tendências nas mídias sociais, a marca usa isso a seu favor, estratégia publicitária que garante a popularidade, superando outras marcas na oferta de memes. A Balenciaga tem uma lista de produtos mais vendidos que apresentam designs contra a alta moda e o glamour. Essas tendências tomaram conta da Internet e rapidamente redefiniram a forma como as pessoas pensam sobre luxo e alta moda. A marca mostra à geração Z que não está em conformidade com o antigo padrão da indústria da moda, lançando peças que chocam e geram conversas (buzz). Geralmente, seus lançamentos são relevantes para a moda apenas por algumas semanas antes que a atenção mude para outras peças. Essa estratégia é o real motivo pelo qual a geração Z parece estar gostando da Balenciaga, pois está constantemente procurando coisas novas para chamar sua atenção. A Balenciaga sabe disso e continua a usá-lo em sua estratégia publicitária para capitalizar essas tendências resultando na adaptação contínua para se manter em destaque, relevante e atraente para o público, gerando burburinhos por semanas. Qualquer publicidade é boa publicidade Como mencionamos, embora a Balenciaga seja uma das marcas mais populares e usadas da alta moda, ela conseguiu acertar sua estratégia de marketing viral muitas vezes lançando itens considerados bizarros. A marca levou a sério o velho ditado que diz "qualquer publicidade é boa publicidade". Com a adoção dessa mentalidade, ela deixa que os criadores de memes da imprensa façam metade do seu trabalho. Após a maioria de seus lançamentos estranhos, redes sociais como Twitter, Instagram e Facebook aparentemente explodem com memes comparando seus produtos a contrapartes engraçadas e, como resultado, o público da marca cresce. Em resumo, o movimento de diferenciação da Balenciaga mudou as normas na indústria de luxo, aumentando as taxas de engajamento como resultado. No entanto, a longevidade da estratégia de buzz marketing continua a ser vista. Isso nos deixa a seguinte pergunta: o sucesso da Balenciaga redefine a alta moda nas mídias sociais ou o hype explosivo (enorme expectativa em torno de algum lançamento) logo se dissipará, forçando a marca a encontrar novas maneiras de permanecer relevante? E aí, esse conteúdo foi útil para você? Deixe seu comentário! Participe da Comunidade de MULHERES EMPREENDEDORAS e tenha acesso a mais posts como esse.