Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightNovos Negócioskeyboard_arrow_rightArtigos

Investir tempo em planejamento é um bom investimento?

avatar LUIZ AUGUSTO BUREI
Luiz Augusto Bureifavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Investir tempo em planejamento é um bom investimento?
Criado em 19 AGO. 2020
text_decreaseformat_color_texttext_increase

O planejamento e o plano de ação constituídos de maneira formal, na maioria das vezes, não estão inseridos dentre as principais tarefas da vida empresarial. Planejar é um verbo que, por vezes, assume caráter informal, ficando no plano e na projeção mental.

Realizar um planejamento de vida, assume uma dimensão ainda mais distante quando a perspectiva é pessoal. 

Frases como: tudo que planejei até hoje, não deu certo; Para que planejar, sempre precisa fazer ajustes... São alguns dos motivos apontados pela ausência de planejamento formal.

Ocorre que, por vezes, falta motivação para fazer o planejamento de vida e empresarial. Destina-se mais tempo na execução de atividades diárias, no trabalho, pois este possibilita a materialidade e o retorno das ações num espaço de tempo menor, do que o do planejamento. 

Essa necessidade da materialidade nas ações, acaba por impulsionar o indivíduo indo direto para a execução sem antes refletir sobre o processo em sua totalidade. Acredita-se que a necessidade de geração ou ampliação de receita são os principais impulsionadores do imediatismo, subestimando a importância de uma ação planejada adequadamente. 

O planejamento informal faz parte do dia a dia da grande maioria das pessoas. Planejar a execução das atividades geralmente obedece a ordem de prioridade temporal e da materialidade das ações no curto prazo. Ocorre pois, que, a ação pautada no imediatismo, fica deficiente de uma reflexão mais aprofundada, da quantidade de energia dispensada, da análise de alternativas de forma adequada. Existe a percepção de que planejar as ações se constitui em perda de tempo. Mas, será que isso é verdade?

Um planejamento constituído a partir da percepção do que é coerente, verificando opções mais convenientes e adequadas, potencializa as chances de resultados positivos. Isso ocorre porque as ações a serem empreendidas são resultantes da análise e reflexão de dados e fatos reais. O caminho a ser percorrido apresentará mais clareza e segurança pois seu processo construtivo está embasado no real e contempla os objetivos empresariais.

A percepção da importância de um planejamento de vida ou estratégico, estar conectada com a construção de um modelo mental ou mindset vencedor, pautado no desenvolvimento da inteligência comportamental e emocional. O artigo Conhece-te a ti mesmo?? Frase ultrapassada ou utópica? Imaginária ou real? traz subsídios importantes para um processo de reflexão, fomentando este tema que está em alta nos dias atuais. Conectando com a importância do planejar, neste mesmo artigo, citamos que: Segundo a publicação do Sebrae Causa Mortis - O sucesso e o fracasso das empresas nos primeiros anos de vida, os principais fatores do fechamento de empresas, são em função da ausência de Planejamento Prévio; Gestão Empresarial; Comportamento Empreendedor (SEBRAE-SP, 2014). Ressaltando a dimensão do assunto ora tratado.

A partir desses apontamentos, observa-se que a realização do planejamento é um passo fundamental para a alavancagem do sucesso pessoal e empresarial. Com base neste, têm-se subsídios para a tomada de decisões mais assertivas. É importante considerar neste processo que o planejamento é a base direcionadora, podendo ser revisto e alinhado conforme as atividades vão se desencadeando. Talvez, esse seja um grande fator agregador do planejamento: sua função de promover um processo de análise e sua versatilidade de adaptar-se frente às novidades que podem emergir com o passar do tempo.

O processo de reflexão desencadeado nessa construção, apresenta inúmeros efeitos indo muito além dos mensurados e materializados no papel.  A construção deste, contempla alguns resgates históricos positivos ou não, ações, projeções, remetendo a um processo de reflexão contínua, muitos desses de forma não consciente

No processo que fomenta a reflexão e construção de um modelo mental vencedor, no artigo tal, sugere-se um caminho a ser percorrido. Parte deste caminho, foi descrito em artigos anteriores.

Um  aspecto importante durante o processo de construção de um plano de vida e do planejamento estratégico, é estar no presente, no aqui e agora.  Isso eleva o nível de consciência e potencializa as possibilidades de realizar escolhas mais assertivas. O único tempo possível de agir é no tempo presente. Para o tempo futuro, projetam-se as ações.

Mas, o que é necessário fazer para aumentar a consciência do aqui e agora e tomar decisões mais assertivas, conectadas com a minha missão de vida?

Primeiramente, faz-se necessário olhar para seu lado interior, sua individualidade. Neste olhar interno, busque refletir sobre em que você é realmente bom, suas qualidades, virtudes e competências: Como elas contribuíram para você chegar até aqui? Liste pelo menos 3 de cada, considere as principais. O que lhe torna único? 

Nessa construção, faz-se necessário refletir e pontuar também, sobre os pontos a melhorar, aqueles que precisam ser aperfeiçoados ou adquiridos. O que tem limitado o seu sucesso? Quais são as desculpas que conta para si mesmo? Quais são as crenças limitantes? Quais são os sabotadores do dia a dia, aqueles que carinhosamente denominam-se bengalas? Tenho usado o discurso de ser vítima da vida, das circunstâncias, das pessoas, do mundo?

Além do olhar interno, busque refletir sobre seu corpo físico, sua aparência e saúde. Como tem cuidado dele? Você já agradeceu hoje pela sua condição física? Como seu corpo contribui na sua evolução? Você tem investido para ter um corpo saudável?

O processo de reflexão gerado para conhecer/identificar a missão de vida , mostra-se como subsídio fomentador e de apoio na construção do planejamento de vida e estratégico. Assim, posso fazer uma leitura tanto interna quanto do ambiente a que pertenço, do mundo, de maneira mais real. Isso permite uma visão mais abrangente e completa, que possibilita conectar de maneira instantânea os fatos a soluções e encaminhamentos possíveis. Essa postura permite maior conhecimento e domínio, fomentando a proatividade. O que te motiva para a ação?

Planejar o futuro parte da capacidade de identificar os desejos e sonhos, o mundo que deseja construir e pertencer. O ser humano que deseja se tornar no futuro, quais qualidades e virtudes deseja potencializar, as competências que deseja desenvolver. A relação familiar que deseja constituir e, no campo profissional, como deseja estar. Imagine-se nesse processo e responda: Onde estarei? Com quem? Fazendo o quê? Quem serei? Importante destacar, a necessidade de conquistar também,  o equilíbrio entre o corpo, a mente e o espírito.

Um ponto primordial na identificação e na realização dos desejos para o futuro, é considerar a conexão destes que com a sua missão de vida.  Para identificar essa conexão, é necessário seguir de forma metódica a análise das seguintes perguntas: O que eu quero fazer, é coerente? É adequado? Me convém fazer? Pontuar e analisar os prós e os contras fornecerá subsídios para o processo decisório e a construção do planejamento de vida e estratégico.  

Uma frase já muito conhecida e usada de Lewis Carroll, cabe perfeitamente neste contexto abordado: Se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve. 

A história de sua vida não pode ser construída de maneira imatura e impensada.

Seja o diretor e o ator principal de sua vida! 

 

Planeje e construa a sua vida na melhor versão.

Sinta, reflita e construa!

Seja feliz!

 

Luiz Augusto Burei | Rosecleia Burei Presa

Equipe Agroburei Agribusiness

avatar LUIZ AUGUSTO BUREI
Luiz Augusto Burei
favorite_outline Seguir Perfil
capa Novos Negócios
Novos Negócios
people 5310 participantes
Um espaço aberto para trocas de experiências sobre novos negócios. Se você já tem uma ideia de negócio, ou ainda não sabe por onde começar, este é o lugar certo! Aqui, você encontra conteúdos para te ajudar a ter sucesso nesta jornada empreendedora ¿¿
fixo
Em alta
Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
16 ago. 2022Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
Sebrae em Dados - Salões de Beleza
15 out. 2022Sebrae em Dados - Salões de Beleza
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?