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Introdução a gestão estratégica para novos negócios

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Introdução a gestão estratégica para novos negócios
Criado em 29 JUL. 2024
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Por Adm. Alexandre Dantas Silva


O sonho de muitos Brasileiros é ser o próprio chefe, comandar a própria empresa, conquistar um lugar de destaque na sociedade executiva e empreendedora. Sim, tudo pode acontecer, objetivos podem ser alcançados, desde que haja “Business Plan”, ou plano de negócios, e o que vou comentar em poucas palavras neste breve conteúdo é que empreender é possível, ter sucesso também, porém o que vai chancelar uma vida de conquista empresarial não é chegar lá, é permanecer.


A grande ideia e o planejamento estratégico


Iniciamos com uma ideia de negócio, depois uma boa pesquisa de mercado e aceitação, chamamos de “Market Share”, ou a quota de mercado. O que você irá comercializar? Qual é a porcentagem da participação de sua entrega no segmento em que deseja atuar?


Cada detalhe de sua pesquisa lhe revelará um norte e precisamos catalogar itens como: Logística, qual nicho e como é regionalizado, mão de obra especializada, a aceitação da entrada de uma empresa comercializando o mesmo segmento de outras empresas já em estado de maturidade.


Lembramos que um novo negócio inicia como um embrião e até sua chegada no estado de maturidade ou expansão, as fases são de extrema importância e respeitar o processo é mais que necessário, é crucial.


Estratégias para um excelente atendimento


Quem não quer ser bem atendido, ter sua necessidade suprida com qualidade? Vivemos em uma época na qual ser bem atendido é motivo de medo e desconfiança, pois a cultura de muitos lugares não tem como objetivo principal um bom atendimento.


Por que muitas empresas, palestrantes e cursos de atendimento citam a Disney como o exemplo sênior de atendimento no Mundo? Existe um ditado popular que diz “a fama corre” e de fato, a fama de um lugar no qual se é “proibido chorar” pois o lugar tem como o principal business "a alegria corre por todo lado", não é por acaso que planos de ação são levados tão a sério pelos colaboradores do lugar, pois, quanto custa para o “mundo da felicidade” o choro de uma criança? Chora porque está insatisfeita com alguma coisa, e para um Branding de tamanho valor, um choro vai na contramão do que é vendido, ou seja, a preocupação com detalhes, como colaboradores treinados pra alegrar uma criança triste que resultará na alegria dos pais que vivem a magia de estar em um lugar no qual sentem-se seguros e encantados.


Sua empresa poderá também viver essa “fama”, ter um bom atendimento, vender com preço justo, ter qualidade, entrega sempre no prazo, busca inovar sempre, se atualiza para atender melhor, detalhes que fazem uma diferença notória aos olhos de quem investe na sua ideia.


Ferramentas de gestão


São ofertadas excelentes ferramentas para um bom planejamento, não consigo detalhar a singularidade de cada item aqui por espaço, porém é importante o aprofundamento em fluxo de caixa, balanço patrimonial a DRE, cálculo de markup ou precificação, o mapeamento de um investimento, que chamamos de payback simples ou descontado, entender de fato qual é o valuation de seu negócio, NOI (Receita Operacional Líquida) desejado e a rotina de planejamento financeiro de custos (opex e capex).


Touchpoints, e o comportamento do consumidor


Os primeiros pontos de contato entre seu cliente e sua empresa, deverão julgar alguns indicadores da personalidade de entrega e até mesmo solvência do seu negócio.


Imagine seu cliente em deslocamento para uma reunião de negócios com executivos de sua empresa, no qual deverão participar, CEO e CFO, e quando seu potencial investidor chega exatamente no horário combinado, porém, os executivos estão atrasados, a assistente desconhece a reunião e deixa o investidor aguardando em uma recepção sem a oferta de um atendimento exclusivo.


Ou seja, uma grande negociação se inicia no trajeto, na recepção, na pontualidade, na exclusividade, apertar as mãos e assinar o “cheque” será uma mera formalidade, pois a ideia de se investir em uma empresa com valorização de detalhes é o que todo investidor procura.


Suprir necessidades e estudar o comportamento do consumidor. Muito já se ouviu falar em entender o que o consumidor deseja, ou se colocar no lugar do cliente, pois o sentido natural de uma negociação é a estratificação das necessidades e desejos, oferecer o que se espera, bem no exato momento em que se procura, sim, oferta e demanda como salientamos nas matérias de administração. Então entender como se comporta nosso cliente, quando ele compra mais, quais são suas influências, como impactar de forma satisfatória, se preparar para a sazonalidade, ou seja, estudar fases, necessidades, interpretações, atitudes, fazem parte do conjunto de ações de uma boa estrutura de marketing.


Respeite o processo, respeite o prazo, venda mais


Não está difícil se destacar no mercado hoje em dia, a receita é simples, tenha um bom produto, atenda bem, respeite o prazo e pronto, você já saiu na frente de muitas ideias de negócio.


Chegar lá não é tão difícil, permanecer sim, vai depender de suas ações como estrategista empresarial. O produto ofertado, quando está em fase embrionária de mercado precisa conquistar um espaço, porém, respeitando as fases do processo, certamente o terá.


Quando você se preocupa com a formação de um bom atendimento, busca estratégias de valorização, adubada com um bom CRM, “Customer Relationship Management”, gestão de relacionamento com cliente, cumpre os prazos, comunica bem, entrega o que de fato foi vendido, realiza um pós venda de qualidade, supre todas as necessidades, certamente as chances desse cliente trocar você por outra empresa será remota. Veja que não falei ainda sobre preço, pois antes do valor agregado, existe uma gama de oportunidades para fidelizar seu cliente, e certamente pagará para ser exclusivo, pois as pessoas são e querem exclusividade, querem valor, e nossa missão é entregar ao cliente o que é desejado.


Adm. Alexandre Dantas Silva

CRA-SP nº 153515

Bacharel em Administração

MBA em Gestão estratégica de negócios pela USP

Pós-graduado em Gestão de Projetos

Pós-graduado em Gestão de Pessoas e Recursos Humanos.

Graduado em gestão

Perito Judicial Trabalhista

Líder que inspira, certificado em 2021 pelo Great Place to Work.

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Alexandre Dantas Silva
Bacharel em Administração; MBA em Gestão estratégica de negócios pela USP; Pós-graduado em Gestão de Projetos; Pós-graduado em Gestão de Pessoas e Recursos Humanos; Perito Judicial; Gerente operacional, Security/Parking; Líder que inspira, certificado em 2021 pelo Great Place to Work favorite_outline Seguir Perfil
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