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Instagram é a rede que mais promove vendas; saiba como empreender pelo app

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Instagram é a rede que mais promove vendas; saiba como empreender pelo app
Criado em 02 AGO. 2021
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O Instagram é atualmente a rede social com o maior número de conversões de acessos para vendas, passando na frente de Facebook e WhatsApp, de acordo com levantamentos da consultoria Kantar. A rede recebe esse destaque por conta de outra característica marcante de seus usuários: o engajamento, que, além também ser o mais alto entre as redes sociais, cresceu em 7,29% no primeiro ano de pandemia, em contrapartida do Facebook, que apresentou queda no número de interações, segundo pesquisas realizadas pela mLabs.


A rede focada em fotos e vídeos se mostra vantajosa para os negócios, e diversas pesquisas apontam para essa competência. Um exemplo são os dados do Ipos, que mostram que 85% das pessoas utilizam o Instagram como forma de pesquisa para encontrar novas marcas e produtos 83% desse mesmo grupo também afirma já ter comprado itens de e-commerces que utilizam a rede social.


Mais um indicativo de que o Instagram para empresas pode ser o local ideal para quem está começando ou tem o foco em expandir o alcance é que as pequenas empresas são as mais favorecidas dentro do app. Ainda de acordo com a mLabs, os perfis profissionais que mais cresceram em engajamento isto é, em número de número de curtidas, compartilhamentos, comentários e cliques foram os perfis menores, aqueles com até dez mil seguidores. O aumento médio na taxa de engajamento nesses perfis foi de 10,79% em 2020.


Dicas para começar a empreender na rede

O primeiro passo é abrir uma conta comercial, já que, diferentemente dos perfis comuns, a versão do Instagram para empresas permite visualizar dados essenciais para analisar se as publicações estão atingindo os consumidores como esperado ou não. Basta apenas escolher a segmentação do e-commerce nas configurações para se tornar uma conta comercial e ter acesso a dados de crescimento de número de seguidores, dias e horários de maior alcance das publicações, entre outras informações.


Uso da rede como vitrine virtual

Além dos dados, os perfis de e-commerces podem colocar indicativos de preços diretamente nas imagens dos produtos. Essas etiquetas virtuais oferecem mais informações sobre o que está sendo vendido e levam o cliente até a loja virtual para efetuar a compra um outro caminho além do link da loja, que pode ser colocado no campo de biografia da página. 


Entretenimento e conteúdo relevante

Apesar da disponibilização de preços ser um recurso importante, o Instagram ainda é uma rede social de entretenimento; portanto, para ser lembrado pelos seguidores, é necessário postar conteúdos interessantes que vão além da simples foto do produto. A estratégia pode abranger fotos artísticas e mais bem produzidas que exponham o produto, vídeos que seguem tendências da rede ou conteúdos relevantes com informações ligadas ao que está sendo vendido vale tudo que chame a atenção positivamente do público.


Relacionamento com o público-alvo

Uma das grandes vantagens que as redes sociais oferecem aos e-commerces é a sensação de proximidade e interatividade passada ao consumidor. Mas, para que esse aspecto exista, é necessário que ele seja desenvolvido, através do atendimento ao cliente naquela rede.


Diferentemente de outros meios mais formais, essa importante etapa de venda e pós-venda no Instagram pode ser feita através de diversos recursos, tanto responder comentários em postagens e mensagens enviadas por direct, que são as duas formas principais, quanto através de caixas de perguntas, onde os seguidores podem deixar dúvidas, e lives contando com a participação dos clientes online.


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