Conceitualmente, Modelo de Negócios é a forma como uma empresa cria, entrega e adquire valor para seu público, ou seja, trata-se de explicar como funciona seu negócio. Ele deve ser fácil e rápido de entender.
Mas por onde começar? Modelo de Negócios está diretamente ligado ao cliente, à forma como esse negócio cria valor para os seus principais públicos, de maneira a suprir suas necessidades. Também abrange os processos e recursos necessários para cumprir com essa proposta de valor.
E por que é tão importante investir tempo escolhendo seu Modelo de Negócios?
Empresas com modelos de negócio sólidos e bem definidos tem maior chance de sucesso. Boas ideias de solução não conseguem avançar por conta de um modelo de negócio criado de qualquer jeito. Não basta só copiar o modelo do Uber, Airbnb, é necessário fazer as devidas adaptações a realidade do seu mercado e do seu cliente.
Modelos de negócios tradicionais são cada vez menos procurados, enquanto negócios inovadores estão ganhando espaço no mercado, até porque as necessidades e desejos dos consumidores vão mudando com o tempo.
E aqui peço um espaço para falar sobre inovação, termo tão vulgarizado atualmente, onde muitos dizem que são, mas poucos aplicam na prática.
Inovação é um fator determinante para o sucesso dos empreendimentos.
Não está somente ligada ao produto e vai além de ter uma ideia brilhante. É a criação de uma oferta nova e viável e não apenas com tecnologia envolvida, podendo ser organizacional, marketing e com certeza no modelo de negócios.
Inovar é falhar, que faça rápido e barato e deve ser pensada de forma aberta, conectando com clientes, parceiros, fornecedores etc. - na sequência vou escrever artigo sobre isto.
Abaixo vão algumas dicas de dimensões para inovar no seu Modelo de Negócios:
- Pense e repense os processos: pergunte-se como os processos atuais podem ser melhorados. Como podem agregar mais valor ao que entregam hoje ao mercado. Como podem fazer melhor, em menos tempo, com um investimento melhor
- Avalie e reavalie a oferta de produtos / serviços: tenha um novo olhar sobre as ofertas levadas ao mercado. Isso está ligado à identificação de oportunidades. Pergunte-se como seus produtos / serviços podem ser melhorados? Podem entregá-los com mais qualidade? Mais agilidade?
- Conheça realmente seu nicho de mercado: inovar em seu modelo de negócio é conhecer seus atuais e potenciais clientes. É identificar quando é preciso adaptar suas ofertas, seu atendimento ou até mesmo sua comunicação. Seria interessante começar a buscar outros segmentos de mercado? O relacionamento entre a empresa e consumidor está inteligente e criativo?
- Estabeleça uma cultura de inovação: criar ambiente onde as pessoas tragam novas ideias, com troca de conhecimento, deixando claro o quanto a inovação é importante para o futuro da empresa. Cultura de inovação é um trabalho diário.
Fica como dicas principais usar as tecnologias disponíveis, apostar na colaboração, experimentação constante, bagunçar o status e, sempre, mapear a jornada do seu usuário.
Boa modelagem para vocês!!