Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightEmpresas Inovadoraskeyboard_arrow_rightArtigos

Inovações em logística e distribuição

avatar LUCAS FERREIRA LIMA
Lucas Ferreira Limafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Inovações em logística e distribuição
Criado em 15 JAN. 2021
text_decreaseformat_color_texttext_increase

As tendências do setor de logística dependem de mudanças significativas que são fomentadas pela implementação de inovações impulsionadas pela tecnologia nos processos de negócios. 

As soluções de gerenciamento de logística estão se movendo no sentido de tornar as cadeias de suprimentos globais mais sustentáveis e centradas no cliente. A automação nos processos logísticos traz um aumento significativo na produtividade e eficiência no fluxo de trabalho. A melhoria da transparência e rastreabilidade da cadeia de abastecimento é vital para manter uma relação ágil e dinâmica entre as várias partes interessadas.

 

Transformação digital

A logística está passando por diversas mudanças, muitas delas são decorrentes da transformação digital e da recessão econômica. Com este cenário, o segmento está se reinventando e novos processos estão ganhando espaço.

Como nada é estático, você precisa estar por dentro das novidades para não ficar atrás da concorrência. Por isso, separamos  as principais tendências da indústria de logística que impactarão as empresas nos próximos anos.

 

IoT em logística

A Internet das Coisas (IoT) em logística aumenta a visibilidade em cada etapa da cadeia de suprimentos e melhora a eficiência do gerenciamento de estoque. 

A integração da tecnologia IoT nas indústrias de logística e cadeia de suprimentos melhora e permite eficiência, transparência, visibilidade de mercadorias em tempo real, monitoramento de condições e gerenciamento de frota.

A IoT desempenha um papel importante no setor, desde o estabelecimento de depósitos automatizados até o rastreamento de mensageiros e pacotes. 

Essa inovação desempenha, assim, um papel importante no setor, desde o estabelecimento de depósitos automatizados até o rastreamento de mensageiros e pacotes. 

Proatividade e liderança

Plataformas e soluções habilitadas para Inteligência Artificial (IA) aprendem continuamente vários processos logísticos a fim de começar a automatizar tarefas tradicionalmente manuais.

Os algoritmos de IA combinados com o aprendizado de máquina (machine learning) apoiam as empresas para serem proativas ao lidar com flutuações de demanda. Por exemplo, as soluções de previsão baseadas em IA permitem que os gerentes planejem os processos da cadeia de suprimentos e encontrem maneiras de reduzir os custos operacionais. 

A IA autônoma e as tecnologias de estradas inteligentes estão trazendo mudanças positivas em direção à automação do serviço de entrega. Além disso, a tecnologia de automação cognitiva baseada em IA traz inteligência para automatizar tarefas administrativas e acelerar as operações com uso intensivo de informações.

 

Velocidade e precisão nos processos de cadeia de suprimentos

Integrar a robótica à logística aumenta a velocidade e a precisão dos processos da cadeia de suprimentos e reduz  possíveis erros humanos. Os robôs oferecem mais tempo de atividade e aumentam a produtividade quando comparados aos trabalhadores humanos.

Os robôs podem trabalhar em colaboração com as pessoas para aumentar a eficiência. Robôs colaborativos (co-bots) e robôs móveis autônomos (AMR), são usados para coletar e transportar mercadorias em depósitos e instalações de armazenamento. 

Por exemplo, os cobots trabalham em colaboração com trabalhadores humanos, oferecem assistência e aumentam a produtividade nas operações de logística. Esses robôs escolhem, posicionam e embalam mercadorias em um curto período de tempo, eliminando erros humanos em potencial. Além disso, esses robôs  podem auxiliar os trabalhadores humanos nas operações de separação e colocação, paletização e embalagem.

Já os robôs de software realizam tarefas repetitivas, resultando em mais tempo para os trabalhadores humanos focarem em outras atividades.

A automação do armazém também é outra novidade que aumenta a eficiência, velocidade e produtividade, reduzindo as intervenções humanas. Tecnologias de coleta e colocação, como veículos guiados automatizados (AGVs), coleta automatizada, armazenamento e recuperação automatizados (ASRS)  reduzem as taxas de erro e aumentam a produtividade do armazém.  É importante frisar que os armazéns requerem uma combinação de tecnologias de automação eficientes para controlar seus custos logísticos operacionais.

 

Etapa final de entrega

A última etapa da cadeia de suprimentos, do armazém ou centro de distribuição até o cliente, geralmente contém falhas e também compreende uma parte importante do custo total para movimentar as mercadorias.

Esta fase final de entrega é a etapa principal da logística, pois está diretamente relacionada à satisfação do cliente. No entanto, esse processo enfrenta vários problemas, incluindo atrasos devido ao congestionamento do tráfego, regulamentação governamental, densidade de entrega etc.

Assim, a entrega de mercadorias por drones é uma inovação que resolve o problema de congestionamento de tráfego. Eles têm a capacidade de atingir áreas remotas, reduzindo o tempo de entrega e o custo. 

A flexibilização das regulamentações em torno dos drones e seu uso devem impulsionar não apenas a entrega rápida, mas também os aplicativos robóticos para a indústria como um todo.

Gerenciamento dos processos

O blockchain oferece segurança por meio de um sistema de contabilidade descentralizado irrefutável e aborda a rastreabilidade urgente e os desafios relacionados. Isso traz transparência nas transações para todo o processo logístico. 

Além disso, os contratos inteligentes baseados na tecnologia blockchain permitem uma aprovação e liberação mais rápida, reduzindo o tempo de processamento nos pontos de verificação.

Já a análise de dados por meio do Big Data fornece insights acionáveis para a melhoria da produtividade, gerenciamento de desempenho e utilização ideal de recursos logísticos.

Os dados obtidos a partir do monitoramento da posição e do clima, juntamente com as programações da frota, ajudam a otimizar as rotas e o planejamento de entrega. 

A análise de dados de mercado suporta a otimização adicional de preços de fornecedores, níveis de estoque e geração de relatórios de gerenciamento de risco. Além disso, análises avançadas fornecem insights que ajudam a identificar anomalias e oferecem soluções de manutenção preditiva.

Em resumo, as inovações estão impactando significativamente as empresas de logística de uma forma ou de outra. Identificar novas oportunidades e tecnologias emergentes para implementar em seus negócios desde o início ajuda muito a obter uma vantagem competitiva e se tornar um líder do setor.

avatar LUCAS FERREIRA LIMA
Lucas Ferreira Lima
favorite_outline Seguir Perfil
capa Empresas Inovadoras
Empresas Inovadoras
people 1500 participantes
Esse grupo busca apresentar, por meio da inovação, assuntos ligados ao crescimento das micro e pequenas empresas. Fortalecendo assim os ecossistemas de inovação do Brasil. Participe com a gente!
fixo
Em alta
Aumente sua produtividade em cerca de 30% com o uso da Inteligência Artificial. Pergunte-me como!
22 nov. 2023Aumente sua produtividade em cerca de 30% com o uso da Inteligência Artificial. Pergunte-me como!
Determine o futuro da sua empresa
27 jan. 2022Determine o futuro da sua empresa
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?