Dentre os ensinamentos da pandemia, o mais importante foi que devemos Inovar, mas o que muitos perceberam, é que inovar não é apenas uma decisão, mas uma cultura, um hábito, que toda a equipe deve adotar.
As equipes que já vinham trabalhando ações de inovação em sua rotina, com a crise, conseguiram se reestruturar rapidamente, e enfrentaram a crise como uma oportunidade.
Mas quais são os conselhos dessas equipes para quem quer Inovar?
1 - Compartilhe a busca por soluções de problemas
Centralizar a busca de soluções é um dos grandes vilões para inovar, a prática de discutir e aceitar diferentes sugestões para um problema, é sempre o primeiro hábito para quem busca um cenário inovador.
2 - Adote uma equipe multidisciplinar para apoiar na melhoria de seus produtos
Quando buscar melhorar seus produtos, defina diferentes perfis para apoiar na definição de novas características ou funcionalidades, comercial, atendimento, produção...
3 - Reserve recursos e esforço para inovar
No momento de definir a estratégia, reserve iniciativas inovadoras, como, participação em eventos de conhecimento e adoção de novas ferramentas.
4 - Adote eventos com gamificação, alinhando motivação e desafios
5 - Incentive a pesquisa e o investimento em conhecimento
6 - Incentive o empreendedorismo interno e liderança
7 - Adote princípios de gestão de projetos para que as ideias, tenham um escopo de execução planejada
Inovar deve ser uma busca diária e constante no processo interno, com convergência em todos os setores e interesses comuns do negócio.