Já parou para analisar que inovação não é Rocket Science? Ou que você não precisa ser PhD em tecnologia para implementar inovações disruptivas na sua empresa?
Muitas vezes, nos assustamos com novos conceitos e inovação é exatamente o novo, coloco aspas porque nem sempre a inovação é algo criado agora, fresco, brand new, mas algo que já foi criado antes, modificado, incrementado, usado de outra maneira e etc...
Há muitos casos de inovação em produtos disruptivos, aqueles que quando chegam ao mercado impactam fortemente a todos e até quebram os concorrentes que não se atualizam. Mas há também os casos de inovação em processos operacionais internos, modelos de negócios, gestão de pessoas e tantos outros.
Vou falar de alguns tipos mais comuns de inovação para você entender melhor:
Inovação em produto
Lançamento de um novo produto ou implementação de melhorias significativas nos que já comercializa, como alteração de elementos, transformação de design, embalagem, etc. O objetivo deste tipo de inovação é agregar mais valor, atender e superar as expectativas dos clientes e suprir suas necessidades com maior assertividade.
Inovação em serviços
A inovação de serviços está diretamente relacionada à oferta de um novo serviço, ou à implementação de melhorias nos serviços que a empresa já oferece. O objetivo é, assim como na inovação em produtos, é agregar mais valor, atender e superar expectativas dos clientes e suprir as necessidades com maior assertividade.
Inovação em modelo de negócio
Forma de condução do negócio, no modo de gerar receita e também de operar no mercado.
Inovação de processo
Maneiras de aceleração da produtividade com a implementação de métodos aos processos operacionais.
Inovação organizacional
Novos métodos de recrutamento, de desenvolvimento de colaboradores e também na gestão de qualidade e comunicação interna.
Inovação incremental
Falamos que na inovação de produtos o foco é o lançamento de um novo produto ou implementação de melhorias significativas aos que já comercializa. Já na incremental o objetivo é realizar pequenas melhorias de forma contínua, que são praticamente imperceptíveis aos consumidores, que nem sempre é expressiva, mas incrementa maior qualidade continuamente.
Inovação em marketing
Aplicação de novos designs do produto, reposicionamento no mercado, segmentação de clientes e estratégias de comunicação, por exemplo.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre os tipos de inovação, qual ou quais você vai implementar na sua empresa?
Obs: Meu objetivo neste texto não é esgotar o tema. Sabendo que há um grande universo de possibilidades de discussões, pesquisas, análises e reflexões sobre inovação, pretendi aqui plantar uma sementinha para que você pense em inovação de uma forma orgânica e diária.