Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightEmpresas Inovadoraskeyboard_arrow_rightArtigos

Inovação em Negócios tradicionais

avatar GUSTAVO SCHNECK MOREIRA
Gustavo Schneck Moreirafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Inovação em Negócios tradicionais
Criado em 19 FEV. 2021
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Inovação é a exploração com sucesso de novas ideias, aumentando assim a competitividade dos pequenos negócios, criando vantagens competitivas e implementando melhorias em processos operacionais, produtos/serviços, novos mercados e modelos de negócio.

Umas das grandes inverdades que são faladas por alguns empresários é que inovação não é para o seu segmento de mercado, que ele está consolidado e não tem espaço para mudanças.

Independente do seu setor de atuação e por mais tradicional que ele possa parecer, sempre há espaço para desenvolvimento de novas ideias, novos formatos de negócio e propostas de valor. Logo na sequência darei algumas possibilidades legais para quem passou a entender inovação como algo necessário e querem dar o primeiro passo.

Metodologias existem aos montes no mercado, indo desde o entendimento de um problema que se busca resolver na empresa ou de mercado, aprender a transformá-lo em oportunidade de negócio, estruturar uma solução adequada e conectada com necessidade e executá-la e acompanhar os seus resultados.

Trazendo um exemplo prático, particularmente gosto bastante do conceito de Design de Serviços, que faz uma abordagem que busca aperfeiçoar a experiência dos clientes e a qualidade dos serviços prestados por uma empresa. Ela potencializa com que os empreendimentos podem repensar os diferentes aspectos e pontos de contato com os clientes, tendo como resultados:

  • aumento da competitividade de mercado;
  • otimização de processos;
  • maior engajamento de funcionários;
  • aumento da receita;
  • atração e fidelização de clientes.

Ferramentas também não são um problema de serem encontradas, e aí podemos citar Café Mundo, Canvas do Modelo de Negócio, Canvas da Proposta de Valor, Mapa de Empatia, Brainstorming, etc etc etc. Importante é conhecê-las e analisar qual melhor se adapta a sua ideia de negócio, sua necessidade.

Dois livros que possuem diversas ferramentas e que uso muito no meu dia a dia, tanto nas minhas aulas de pós graduação como projetos profissionais, são Gamestorming Jogos Corporativos para Mudar, Inovar e Quebrar Regras (https://www.amazon.com.br/Gamestorming-corporativos-inovar-quebrar-regras/dp/8576086093) e Sprint O método usado pelo Google para testar e aplicar novas ideias em apenas 05 dias (https://www.estantevirtual.com.br/livrariasilverio/jake-knapp-com-john-zeratsky-e-braden-kowitz-sprint-o-metodo-usado-no-google-para-testar-e-aplicar-novas-ideias--2687709814?show_suggestion=0). Ambos são práticos, objetivos, criativos e visuais (diria até divertido), auxiliando muito na criação de novas ideias, engajamento da equipe e análise de problemas, explorando novas possibilidades de negócio.

Finalizo estimulando que, independente do seu segmento de atuação, crie constantemente metodologias de trabalho, faça uma comunicação de forma criativa com seu(s) cliente(s), crie novas formas de monetizar o seu negócio, utilize de ferramentas digitais, ouça o cliente, suas ideias e dicas, sempre busque parcerias (Open Innovation), pense inovação de forma sistêmica na sua empresa, invista em capacitação e estimule o intraempreendedorismo, você certamente não vai se arrepender dos resultados obtidos.

Abração e até mais!

avatar GUSTAVO SCHNECK MOREIRA
Gustavo Schneck Moreira
favorite_outline Seguir Perfil
capa Empresas Inovadoras
Empresas Inovadoras
people 1556 participantes
Esse grupo busca apresentar, por meio da inovação, assuntos ligados ao crescimento das micro e pequenas empresas. Fortalecendo assim os ecossistemas de inovação do Brasil. Participe com a gente!
fixo
Em alta
Aumente sua produtividade em cerca de 30% com o uso da Inteligência Artificial. Pergunte-me como!
22 nov. 2023Aumente sua produtividade em cerca de 30% com o uso da Inteligência Artificial. Pergunte-me como!
Determine o futuro da sua empresa
27 jan. 2022Determine o futuro da sua empresa
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?