Inovação é uma mudança intencional e significativa na maneira como uma organização opera seus produtos ou serviços.
Embora pareça algo que faça sentido apenas para o universo das startups e dos novos modelos de negócio, a inovação pode e deve, estar presente no cotidiano de todas as empresas. Quando a imaginação é colocada em prática para dar solução a algum problema temos a criatividade em ação. Quando essa criatividade é levada para o mercado, em forma de novos produtos, serviços, processos ou métodos, temos uma inovação.
O contexto atual tem apresentado novas necessidades e um grande potencial de recursos a serem explorados, tanto pela tecnologia disponível, quanto pelo acesso facilitado ao conhecimento e a qualificação pessoal e profissional. Além disso, a volatilidade e as complexidades do mundo atual tornam urgente a criação e aplicação de novas soluções.
Na esteira do desenvolvimento tecnológico, o protagonismo da administração pública no fomento a inovação vêm despertando interesse e popularidade no cenário nacional. Cada vez mais, os gestores públicos têm compreendido a necessidade da criação de um ambiente de negócios que seja favorável à inovação, e por consequência, ao empreendedorismo e ao desenvolvimento econômico.
Esses são aspectos intrinsecamente associados, é fundamental que exista iniciativa empreendedora para que uma região se desenvolva economicamente. No entanto, para que novos negócios se tornem realmente rentáveis e longevos, é necessário que haja boa gestão, capacitação de mão de obra e ambiente favorável. Contudo, regulamentações burocráticas, cultura organizacional e diretrizes orçamentárias podem ser entraves à inserção de práticas inovadoras.
Reconhecendo que a inovação é a chave para o desenvolvimento, muitos municípios têm criado políticas públicas de incentivo a inovação e à pesquisa científica e tecnológica, fornecendo ferramentas necessárias para estimular a constituição e consolidação projetos inovadores em toda sociedade. Ademais, essas politicas públicas objetivam fomentar a transformação de conhecimento científico, em produtos, em processos e em serviços inovadores e desenvolver o capital humano necessário para aumentar os níveis de inovação na economia.
A inovação é a força motriz da economia. Assim, é fundamental que a gestão pública desenvolva politicas favoráveis ao empreendedorismo e motive ações criativas e inovadoras, gerando fortalecimento da economia e geração de emprego e renda.